terça-feira, 13 de outubro de 2009

Bem feito! Quem mandou ser preconceituosa?




Tenho uma grande amiga da Costa do Marfim. Já veio ao Brasil 3 vezes e em duas fui acompanhando pra ela conhecer, São Paulo, Rio, Brasília, Porto Seguro, Ajuda, Salvador, Belo Horizonte, Ouro Preto,Foz do Iguaçu e fomos até Buenos Aires.

Ela é louca por jóias. E compra. Muito. Em todas as cidades e em todos os aeroportos tinha parada certa em joalherias. E ela sempre saia com um conjunto. Gosta de conjunto. Anel, colar e brincos.

Observei que nas cidades mais turísticas e em aeroportos, fomos mais bem recebidas.

Ela não fala uma palavra de portugues e é negra. Uma africana da gema. Lindíssima.

Aí chegamos a um shoping em Belo Horizonte.

Ela é super objetiva e sempre dá uma andada lenta pela vitrine e já entra decidida.Sabendo o que vai comprar.

Vitrine, olhou, escolheu, entramos. Já fomos olhadas meio de banda. Uma com cara de pobre, eu, outra criola e muda.

Bom falei: minha amiga quer ver aquele conjunto X da vitrine. A moça contidamente educada sumiu e voltou com o anel. Minha amiga experimentou e gostou, olhou pra mim e eu disse: ela quer o conjunto. A moça some e volta com os brincos. Gostou ficou. E foi aí que ela abriu a boca pela primeira vez e disse: porque será que ela não trás tudo de uma vez pra eu ver? Eu disse pra moça: ela quer ver o colar. Nisso meu saco já tava chegando na lua. A moça ouvindo ela falar em francês se entusiasmou. Trouxe o colar, ela gostou e perguntou se podia pagar no cartão ou preferiam cash. A tolinha da vendedora vendo que a coisa tava boa pro lado dela, falou pra mim: veja se ela quer ver mais alguma coisa, outros conjuntos, aceita um cafèzinho? refrigerante? e antes que ela continuasse eu disse: fale você com ela. Eu não vou traduzir mais e você acaba de perder uma grande chance de ganhar uma boa comissão se não souber falar francês ou inglês.

Só ficou naquele conjunto porque a vendedora não falava outra língua além do portugues.

Devia ter mostrado tudo antes.

Espero que tenha aprendido a não julgar pessoas pela aparência.

4 comentários:

  1. Oi Ieda não sei se lembra de mim sou a Lilian da Locadora emfrente a banca e o Aluizio me deu seu endereço ADOREI!!!!!vc já fez umas almofadas lindas para mim a "truzentos"anos atrás se lembra? Sabia que vc era cidada do mundo e que BH é pouco. rss vou acompanhar sempre bjos lilian

    ResponderExcluir
  2. Claro que me lembro de você Lílian. Que bom que gostou do Blog. Precisando de alguma coisa tamo aqui.E só pedir.
    Passe pra seus amigos o endereço. quanto mais gente ler melhor pra nós.
    bjins
    ieda

    ResponderExcluir
  3. Amada, pois não é assim messsssmo? Se fosse eu a compradora tinha me levantado ido em outra joalheria, comprado e depois passava balangando a sacolinha da compra no "rostinho" da fôfa rsrsrs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  4. Quiném fez a Júlia Roberts no meu filme de cabeceira: Uma linda Mulher...rss
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

PRESTIGIE SEUS AMIGOS - COMPRE O QUE VOCÊ GOSTA E QUE ELES FAZEM

N ós compramos todos santo dia de um tudo e ajudamos a enriquecer empresas, lojas, o que seja, de pessoas que não temos ideia de quem são.  ...