quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eu só queria entender.

Hôpital des Enfants Malades
Desde que eu conheci o Hôpital des Enfants Malades em Paris, fiquei indignada com o nome. E sempre perguntava e ninguem sabia responder minha pergunta.

Porque Hospital das Crianças Doentes? Já viu algum hospital pra criança sadia?
O interessante é que só eu achava esquisito. Eles não achavam e também não sabiam explicar.
Até que um dia eu descobri. Achei um nativo que me explicou.
Já nem sei quem me esclareceu o mistério.

Seguinte: a palavra Hospital não teve esse significado sempre. Só na segunda metado do século XIX ela passou a significar lugar onde são recebidas pessoas doentes para serem tratadas.

Antes, muito antes, existiam hospedarias onde eram recebidas pessoas doentes, desabrigados, vagabundos, prostitutas, crianças doentes, tudo misturado. Hôpital é sinônimo de Hospedaria.
Na Segunda Guerra Mundial, quando começaram a chegar em Paris muitos feridos, órfãos, mulheres, velhos, todos eram recebidos em um mesmo lugar. Hôpital. A medida que foi aumentando muito o número de pessoas comecaram a separar porque o problema só aumentava. Doentes junto com não doentes, adultos estuprando adolescentes. Aquela peleja. Comecaram por separar os adultos doentes das crianças doentes. Separar crianças doentes de órfãos sadios. E separa daqui separa dali, a casa onde estavam as crianças doentes passou a se chamar Hôpital des Enfants Malades. Hospital de Crianças Doentes.
E a casa de crianças sadias somente Hôpital.

E quem quiser que conte outra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

COLARES - CADA UM MAIS LINDO PRA MAMÃE OU PRA VOCÊ - DIA DAS MÃES 2024

PREÇOS DOS COLARES 31 - 30,00 14 - 40,00 27 - 35,00 33 - 30,00 89 - 75,00 116 - 65,00 75 - 75,00 79 - 65,00 111 - 65,00 110 - 80,00 81 - 75,...