segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Antiga estação de trem que virou um museu maravilhoso !













































































O prédio onde fica atualmente o Museu d'Orsay, foi construído no final de 1800 e inaugurado em 1898.

De lá pra cá, foi usado na Exposição Universal de 1900, foi estação de trem, cenário de vários filmes, depósito de pacotes pra serem enviados pros soldados em época de guerra, centro de triagem de soldados. Pau pra toda obra.

Em 1973 foi que surgiu a idéia de se criar um museu. Aí, mudou o rumo do prédio, que foi todo restaurado e virou uma maravilha.

Ele foi inaugurado como Museu d'Orsay em 1986.

Logo quando você chega, na entrada principal, um largo enorme, você vai ver do lado direito de quem entra, seis estátuas lindas, imponentes, de mulheres. Elas representam os 5 continentes e as Américas. Foram encontradas no leito do Sena depois da Segunda Guerra Mundial.

Ainda deve ter coisa no leito do rio, lugar que foi muito usado por grandes artistas pra esconder suas obras em tempos de guerra, pra que não fossem destruidas ou confiscadas pelo país invasor.

O museu fica às margens do Rio Sena e, do lado de lá, fica o Louvre. Um duelo de cachorro grande. Amo os dois, mas o d'Orsay acho mais acolhedor e o prédio mais lindo. Difícil comparar, porque são construções distintas, mas prefiro o d'Orsay.

Tenho um amigo que trabalha lá e é muito engraçado. Sempre que a fila tá enorme e, consequentemente, muito trabalho pra ele, ele sobe lá no último andar, onde fica o restaurante (maravilhoso) e fica gritando: " Vão pro Louvre geeeente !!!! Lá tá cheio de novidade!!!" De farra, claro, porque naquele borburinho não vai ser ouvido nunca.

Indo a Paris, não deixe de conhecê-lo. Tem obras lindíssimas e consagradas de Rodin, Cézanne, Degas, Delacroix, Van Gogh, Manet, Matisse, Monet, Sisley, Renoir e muito mais.

Esculturas de apreciar de joelhos.

Prestem atenção em uma escultura em mármore de uma mulher com os longos cabelos molhados, de cabeça baixa, jogando os cabelos pra trás. Me impressiona sempre que vejo. Fica no primeiro andar, em uma sala com outras obras maravilhosas.

4 comentários:

  1. Vc sabe Ieda, eu prefiro o Musée d'Orsay ao Louvre. Gosto muito da coleção dos impressionistas. Lá vi os maravilhosos Manet, Monte e Gauguin.
    Um museu grande, com bom acervo e ótimas exposições temporárias.
    Sempre indico aos amigos.
    Quando vejo a Estação Leopoldina aqui no Rio, penso que nossos governantes estão perdendo um ótimo espaço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Ieda, pela materia, voce me conveceu a conhece-lo, estive em paris em 2000, e ja queria te-lo visitado, dessa vez vou com certeza.
    obrigado pelas excelentes dicas que esta me mandando.

    1 abração

    orlando

    ResponderExcluir
  4. Pois é amigos, eu acho o d"Orsay mais aconchegante, apesar da grandiosidade do prédio. Só a construção já é um presente, Sabe Jorge, aqui em Bh o governo tá fazendo uma obra legal..Predios art-nouveau que eram secretarias e palácio do governo estão sendo transformados em centros culturais. Vai ficar muito lindo. Uma praça cheia deles. Convido a todos a virem visitar. Aviso quando ficarem prontos. Povo do Mato Grosso compris, dac Mr. Orlando?
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...