quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Passeando pelas ruas de Paris...coisa boa!

























Hoje vou falar de uma rua que adoro: Rua Mouffetard. É uma antiga rua romana do Século XIII. O nome veio de "mofettes", que é o cheiro que exala de tinturas. A rua conserva sua característica medieval, com suas casas simples e é uma região célebre com seus mercados e feiras a céu aberto - feira de rua como a gente chama aqui no Brasil.

Como chegar na rua? Eu acho que o caminho mais simpático é chegando pelo princípio dela. Se você for de metrô, vai pegar a linha 7, que liga Fort D'Aubervilliers a Mairy D'Ivry. Vai descer na estação de Censier-Daubenton e já sai quase na rua. Só subir um pokim.

Esse é um passeio gostoso de se fazer em dia de sol ou mesmo nublado, mas, se chover, vou passar depois, mais pra frente, lugares pra serem visitados em dias de chuva ou sem luz de sol.

Agora e só curtir! Os armazéns, balcões com frutas, legumes, verduras, grãos, azeites. Tem também lojinhas lindas, boutiques, joalherias. De um tudo! Vão comprando alguma fruta, provando coisas que não conhecem, perguntando. Atenção quando forem comprar! O vendedor vai escolher pra você. Você pode indicar o que quer, mostrar, mas não deve tocar nas frutas, em nada. Ele não vai te entregar maçã estragada, tomate mole. São escolhidos. O fato de todos apertarem e tocarem os produtos é que faz estragar. Pode confiar no vendedor.

Mais acima, do lado esquerdo, você vai ver um cinema super antigo, onde conheci há mil anos, o cinema indiano, japonês, iraniano. É o Epée de Bois. Este cinema é super vanguarda. Se quiserem dar uma entrada e conhecer, vão ser muito bem recebidos. E vão ver nas paredes, cartazes de filmes novos e antigos. Muito legal! Fiz amigos lá.

Continuem subindo e provem sanduíches maravilhosos com todas as combinações possíveis, até chegar bem lá em cima, onde vai encontrar uma pracinha simpática e poder se sentar pra beber alguma coisa e descansar, e ver as compras, e rir, e rir, e conversar fiado, que é a melhor coisa de uma viagem.

Eu falei da rua durante o dia, porque não sou da noite, mas se você é da noite, faça sua produção como quiser e vá conhecer bares e restaurantes super charmosos e cheios de música, calor e alegria. O programa é completamente diferente, mas tão bom quanto.

Aproveitem !!

2 comentários:

  1. Imagina se essa moda pega aqui no Brasil? Os sacolões,mercados e feiras vão falir! Já é costume (prá não dizer outra coisa) pegar, cheirar e até sustigar as frutas e legumes rsrsrs e nós pagamo$$$$$$ caro por isso né?
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  2. Por isso mesmo que a gente paga tão caro e por produtos de má qualidade....fora o desperdício......toneladas e toneladas de tudo jogadas for todo santo dia.
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...