quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Só se tiver sol...muito sol, muita luz !!!






Aí você vai conhecer uma das maravilhas de Paris que é a Sainte-Chapelle.


Um pouco da história dela.


Esse complexo gótico foi construído por São Luis pra guardar as relíquias da Paixão de Cristo. Era uma época de competição e ele queria que Paris se tornasse a segunda cidade mais importante do mundo cristão. Alô vaidade!!!


O edifício sofreu muito na época da revolução, mas foi restaurado e é lindo. A capela fica no meio de um complexo de 10 edifícios que foram construídos até o Século XVI.


Ao entrar, você vai encontrar uma capela "pelada" no andar de baixo, mas não se assuste nem se decepcione. Aproveite pra conhecer uma pintura da "Anunciação" nas paredes, das mais antigas pinturas do gênero em Paris. Adoro o piso! Amo ver as pedras gastas pelo tempo e pelos milhares de pés que já passaram por lá. Ficam completamente irregulares. Lindo!


Aí você vai pro andar de cima - tem uma escadinha em caracol. Sempre quando levo alguém a essa capela, adoro subir na frente e esperar pra ver a cara da pessoa quando dá de cara com 15 vitrais que vão do teto ao chão, representando 1.113 cenas do Antigo Testamento e da Paixão de Cristo.


Dois terços destes vitrais são originais. É de cair o queixo!! - o que sempre faz quem eu acompanho. E ainda empaca a fila. Aliás, quando chega no último degrau, todo mundo empaca a fila. Não tem jeito de não parár e abrir a boca, completamente maravilhado com o mundo de cores e luz.


Por isso, digo que tem que ser num dia claro, bem claro! Evidente que, se você não vai ficar muito tempo na cidade e não deu sorte de pegar tempo bom, vá assim mesmo. Vai ver uma beleza e imaginar que pode ficar ainda mais brilhante quando tem luz.


As relíquias da Sainte-Chapelle hoje ficam em Notre Dame, que é do lado. Pertim.





2 comentários:

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...