quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como me organizo pra viajar tranquilamente.


Comecei com minha contagem regressiva de horários, pois viajo sexta-feira dessa semana. E o passo-a-passo começa alguns dias antes da partida.

Esse tipo de organização não me deixa louca na hora de viajar, não me faz sair de casa com a sensação de que tô esquecendo coisas importantíssimas, nem ficar suando frio se houver engarrafamento de trânsito e por aí vai.

Passo pra vocês umas boas dicas de pré-viagem.

Primeiro passo - Coloco a mala em um lugar onde ela possa ficar estacionada sem me atrapalhar. Penso no tempo que vou ficar e começo a colocar o que vou levar, aos poucos, no mínimo uns 5 dias antes. Vou colocando com calma. Em outro lugar, numa mesinha por exemplo, vou colocando tudo à medida que vou me lembrando. Passaporte, grana, miudezas. Coisas que provavelmente irão na bagagem de mão. Lembro de 1 coisa, coloco lá : medicamento, um mapa... não importa. Posso colocar muita coisa e, de repente, faço uma triagem na hora de colocar na bagagem de mão.

Ao lado disso aí, uma folha de papel já com tudo escrito do que preciso fazer em casa antes de saltar fora. Escrevo tudo e vou ticando : pagar contas, faxina, comprar produtos pra faxina, não esquecer janelas abertas, luzes acesas e vou ticando à medida que vou cumprindo as tarefas. Lembrei de dizer que moro sozinha, então o batido do tambor é diferente de quem mora em bando, mas muito da organização serve pra todo mundo.

Já fiz meu check-in online, marquei o lugar que gosto de sentar e minha comidinha vegetariana já foi solicitada.
Que mais?

Se tô tomando café, por exemplo, e me lembro de alguma coisa, já me levanto, pego e coloco na mesinha. Nada de pegar assim que terminar meu café porque, depois não vou me lembrar mais o que era.

Li outro dia uma crônica da Danuza Leão falando sobre esse mesmo assunto, e ri, porque uma cena que acontece com ela acontece também comigo. Alguém me liga 1 dia antes da viagem, ou mesmo no dia, e pergunta: "Então, já tá ficando doida? Ainda falta muita coisa pra fazer?" Se não prestar atenção à pergunta, periga deu responder: "Por que? Como assim?" Porque, nessa hora, já tô quiném a foto que coloquei pra ilustrar o post.

De pernas pro ar, esperando o bonde.

Meu voo sai às 19:45h, então tenho mania de ir voltando o relógio e vou anotando no papel que tá em cima da mesinha.
Se vou voar às 19:45h, tenho que estar no aeroporto 3 horas antes. OK ! 16:45h.
Uma hora de ônibus até o aeroporto, então tenho que sair às 15:45h.
Vou pegar ônibus de 15:30h
Saio de casa às 15:00h.

Simples assim !
Última dica. Dar um limpa na bolsa. Nada de CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Cartão de Débito. Nada disso preciso lá fora. Isso falando de viagem internacional.

" Andando, andando. Pois quero ouvir cada grão da areia que vou pisando." Juan Ramón Jiménez

12 comentários:

  1. Ieda.
    Eis o motivos -ou os motivos- da minha sugestão de uma visita à Dinamarca:
    ''O país possui o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo. De 2006 a 2008, pesquisas classificaram a Dinamarca como "o lugar mais feliz do mundo", com base em normas de saúde, assistência social, e educação. O Índice Global da Paz de 2009 classificou a Dinamarca como o segundo país mais pacífico do mundo, depois da Nova Zelândia. A Dinamarca também foi classificada como o país menos corrupto do mundo em 2008, pelo Índice de Percepção de Corrupção, compartilhando o primeiro lugar com a Suécia e a Nova Zelândia.''

    Merece uma visita, não é?
    E, pelo coeficiente de GINI (0,21)''Que afere a distribuição de rendas'' a Dinamarca está próximo da perfeição neste quisito.
    A renda per cápita da Dinamarca US$38.000 é maior do que dos EUA.

    O item, o menos corrupto do mundo, por si só, já é um bom motivo para uma visita.
    Um abração e, boa viagem...

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz, eu já passei por Copenhage algumas vêzes, passeei um pouco pela cidade, nunca mais que dois dias. Mas achei a idéia boa e tenho amigo morando lá.Vou pedir ajuda a ele. Vi uma reportagem há pouco tempo, acho que no GNT e foi muito boa. Impressão melhor impossível. Postarei.
    bjins

    ResponderExcluir
  3. Luiz, mande endereço do seu blog. Quero passear lá.
    bjins

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!! E vê se não demora muito por lá... que a saudade bate aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Birosca, a saudade que bate aqui, também bate lá. Por isso tô sempre voltando.
    bjins

    ResponderExcluir
  6. Ô minha cara, obrigado pela deferêmcia. Será um prazer recebe-la no meu blog. É pouco visitado porque sou politicamente muito estranho; pobre e considerado de direita. É, fui operário (por coincidência; torneiro mecânico) por muitos anos e, jamais fui a uma assembléia de sindicato e, acredito que sindicatos deveriam, antes de lutarem por melhores salários, lutarem para que seus filiados deixem de ser empregados.
    O blog é: www.luizcarlosovelho.blogspot.com/

    O meu interesse pela Dinamarca se deve ao fato de ter trabalhado 8 anos numa grande empresa de lá: ''Christini Nielsen engenheiros e construtores''. Aprendi muito com eles.
    Um abração e, mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Ah Ieda,como é bom passar por aqui voce é 10. Sabe que hoje conversando com minha mae que estava meio jururu,disse a ela: vou te te passar um blog (o seu) e quando voce estiver assim jururu,passa la, tenho certeza de que saira bem.Aqui rola maior astral, bom papo,prosa divertida, bem humorada e informaçoes.
    beijo querida, vai la viajar e volta cheia de novidades pra contar aqui.

    ResponderExcluir
  8. Oi Susi, acabei de passar pelo seu blog e vi o quartinho lindo rosa. Pena que aqui no Brasil as crianças não estão muito nessa. Neste romantismo. Que bom que aconselhou meu blog. Obrigada. Realmente o astral alto é o forte aqui. Não deixar a peteca cair. E tô indo pra perto de você. Haute-Savoi no alpes franceses. Mas vou estar ligada aqui. O blog continua normal. Quem sabe a gente não se vê?
    bjins

    ResponderExcluir
  9. É Amada...cê vai e nóis fica...fazer o quê? Carregadora de malas cê dispensa...então só me resta te acompanhar aqui! Lembra dos 4Vs, quando a gente empresta algo? VAI, VOLTA,VOANDO, VIU? É só um emprestimo rapidim prá aquele povo! BOA VIAGEM!!!!
    Beijuuss n.c.
    Regina
    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vou e volto rapidim. Brigada darling e o blog vai continuar firme e forte. Sem interrupçãn...rs..
    bjins

    ResponderExcluir
  11. Gostei de seu blog, também estou planejando viajar em junho para Paris e suas dicas de fazer malas (minha grande aflição) são preciosas :)
    um abraço, boa viagem,
    clara lopez

    ResponderExcluir
  12. Que bom Clara, seja benvinda. Continue olhando porque vou postar normalmente de lá. Precisando de alguma dica pode pedir.
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...