quarta-feira, 31 de março de 2010

Comigo não violão...nem vem que não tem.


Dica pra não desistir e não cair em qualquer prosa.

A história é a seguinte: uma amiga francesa já estava de passagem comprada pra ir pro Brasil, pra minha casa, em fevereiro deste ano de 2010, quando surgiu a necessidade de eu vir pra cá pra Franca.

Falei com ela que disse "Tudo bem!" Liguei pra cia. aérea pra saber o que precisava fazer e me foi informado e certificado, que o bilhete tinha um ano de validade e que, assim que o passageiro tivesse uma nova data, era só ir até a agência onde tinha comprado o bilhete e remarcar. Pra isso, tem uma taxa x e, se o preço da passagem não fosse o mesmo, pagaria a diferença. Tudo bem ! Tudo confirmado! Ficamos tranquilas.

Semana passada, antes de eu vir pra Paris, ela ligou pra agência e foi informada que o bilhete não valia mais. Não viajou, dançou! Perdeu e compre outro. Ela falou ok e desligou. Já que não tinha jeito.... me deu essa boa nova e me senti na obrigação de tentar resolver esse caso.

Como o bilhete tinha sido comprado pela internet, liguei ontem e a moça me deu a mesma notícia. Eu disse: "Tá bem! Vocês têm algum lugar onde eu possa falar pessoalmente com alguém?" Aquela vozinha que dá vontade de ir lá e dar só uma matadinha, disse: "Temos senhora, mas o que a senhora ouviu de mim ouvirá ao vivo."Tá bom, santa, mas me passe o endereço por favor."

Passou e fui lá hoje. Passei a tarde na agência.

Enquanto esperava uma fila quilométrica, só ficava com um mantra na minha cabeça: "Calma, muita calma, não perca a calma, não tente colocar fogo na agência, calma."

Chegou minha vez, a moça toda gentil, contei o caso, pegou o número do dossiê e clap clap clap clap no teclado. Toda feliz, depois de uns minutos me disse: "Encontrei uma ótima opção de passagem na cia. Y por X euros. "Eu, garrada no mantra, disse: "Eu não quero comprar outra passagem, quero usar esta e só remarcar a data como já te disse." "Mas isso não é possível senhora, porque...." e falou a mesma coisa da canseira do telefone.

Eu disse: "Falei hoje pela manhã com a cia. aérea e eles me disseram pra vir aqui, falar com vocês, vocês ligam pra eles e eles darão o ok autorizando a mudança." Ela já me olhou meio de banda, porque viu que eu não era quitanda, não era nenhuma idiota que vai saindo e dizendo "Merci madame, bonjour e au revoir".
Pegou o telefone e ligou pra cia aérea. Patati patatá, falou por uns bons 5 minutos, toda gentil e vi que a coisa não tava boa pro meu lado. Percebi muito risinho irônico na conversa, meio cúmplice.
Desligou e me disse: "A cia. informa que o preço que a senhora vai pagar pra fazer a remarcação vai ficar mais alto do que comprar um outro bilhete".
Eu disse: "Ok, então veja o que você acha mais próximo do que foi pago. Pode alterar pra frente ou pra trás as datas que te passei " (já adiantando, pra ela não vir dizer que não tinha preço bom pros dias que eu queria).
Clap clap clap clap de novo, agora por uns bons dez minutos. E eu nem tium.... sereeena, só no mantra.
Depois de muito clap clap, ela me disse: "Consegui a mesma tarifa que a senhora pagou" e com a maior cara-de-pau do planeta, como se tivesse acabando de ter uma idéia luminosa, continuou... "e pensei que, talvez, se a senhora pedisse o reembolso da passagem e comprasse outra, só cobraríamos o "preço do serviço" se posso assim dizer."
Me deu vontade de bater nela, mas o mantra não deixou.
Disse calmamente : "O que preciso fazer agora pra pedir o reembolso e como faço pra já comprar o novo bilhete?" Ela, vendo que eu tava disposta a fazer esse negócio, disse o que precisava fazer.
Já estou com o novo bilhete em mãos, o pedido já autorizado da cia aérea pra reembolsar o bilhete anterior e vão reembolsar, inclusive, a taxa de aeroporto e taxa de embarque. E os 50 Euros pelo serviço prestado, vão ser descontados do reembolso, que será depositado na conta do cartão de crédito.
Por que as pessoas já não são mais diretas e honestas e dizem logo : "Olha, minha nega, pra ninguém sair perdendo e nós não perdermos o cliente, compre outro bilhete que a cia. aérea te reembolsa o antigo e ficamos conversados. Vai sair elas por elas, já que fica mais complicado remarcar a data. Topa?"
Mas não! Antes querem ganhar tudo. Depois (esqueci de dizer) que eu disse, também, que não queria que eles saíssem no prejuízo, mas que, também, gostaria de não sair, a coisa foi mudando de figura.
Então, queridos amigos viajantes, sempre se informem muito sobre tudo e adquiram o máximo de munição possível, porque o adversário vem com tudo. Você só não pode é entregar o jogo no primeiro tempo.
Darei nomes aos bois, se necessário for, cia aérea e agência de viagem.

8 comentários:

Elder Moreira disse...

Iéda rs... Será que esse mantra no meu caso resolveria?

Bjus. Saudades

Anônimo disse...

Precisa de muito mantra mesmo, eu já esqueci quase todos, então só entro numa dessas tomando calmante, e nem assim, razão por que também evito demais entrar em banco, qualquer banco.
E os nomes, vai dizer? É serviço de utilidade pública, ieda.
abraço,
clara

JC disse...

Chérie, boa tarde. Mais uma lição de como lidar com essas empresas.
Você deve postar os nomes sem medo, para que possamos nos "aprecatar" desse povim.
E se você não dominasse a língua, como seria.
E fico matutando em qual é a miserável da diferença entre renovar sua data de partida ou ter de comprar outra passagem pelo mesmo valor?
Puta-que-os-pariu!!!!!!!!!!
Desculpe o desabafo, mas fico pensando em quantos e quais tipos de mantras eu teria de cantar, declamar, gritar para não meter o pé na porta.
Repito o que já citei: você é a pessoa certa no lugar certo.
Boa viagem de volta.

Anônimo disse...

Meu bem, além do mantra funcionar acho q a idade avançada ajuda também....rrsssss
bjins

Anônimo disse...

Pois eu acho Clara que meto nessas confusoes, porque eu gosto...rssssss... adoro caçar uma briga. No bom sentido de briga.
bjins

Anônimo disse...

JC, ja cheguei a ascender fosforo e ameaçar de tacar fogo em um lugar. Quando eu enfezo, viro o cao chupando manga atras da porta, mas hj eu prefiro vencer a vitima pela canseira...rs
bjins

José Luiz Foureaux de Souza Júnior disse...

Querida, sei não... mas vão ser tantos "nomes" para tantos "bois" que a lista pode chegar ao infinito...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

Ieda Dias disse...

Vero Junissimo...
bjos

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