quinta-feira, 29 de julho de 2010

Nossos pais e os tempos modernos.

Conversando com uma amiga hoje, comentávamos sobre a forma que nossos pais foram se adaptando aos computadores, câmeras, aparelhos em geral. Ela falava com o pai pelo msn e me disse que ele escrevia exatamente como se fala : com todos os pontos, vírgulas, frases inteiras e palavras idem. Fica muito engraçado e, quando ele resolve modenizar, aí é que fica mais engraçado ainda.

- Então, minha filha, como você está indo? Todos bem de saúde? E o marido, vai bem?
- Blz pai
E por aí ia.
- Sua mãe e eu estamos indo muito bem, também; com as ziquiziras e dores de velhos, mas estamos levando.
Isso tudo catando letras. Imaginem o tempo pra escrever uma frase longa dessa !
E não adiantava dizer:
- E aí, pai, chic?
Ele não sacava a segunda intenção da frase dela e respondia tudo dentro dos conformes.


Me lembrei de meu pai, que, infelizmente, ficou na carta, não teve tempo de conviver com computadores. Escrevia cartas lindas ! Escrevia muito bem e todas as cartas sempre começavam assim:
Belo Horizonte, tanto do tanto de 1900 e tanto.
Iêda
Saúde!

E meu irmão - muito gozador - dizia que, sempre que recebia uma carta dele, já abria espirrando, porque o "Saúde!" era certo. Ele era do tempo que, desejar saúde pra uma pessoa, era o melhor desejo que poderia existir. Bons tempos!

Outro pai muito engraçado, muito fôfo, é de um outro amigo. Não sei o que ele achava que era um secreta-eletrônica mas, sempre que ligava pro filho e, a secretária eletrônica (hoje, caixa de mensagem) atendia, ele dizia:
- Olha, fala pra ele que tem muitos dias que ele não vem aqui em casa; que é pra ele passar à noite pra jantar conosco.
E assinava o recado finalizando e dizendo assim:
- Diz pra ele que é o pai dele. Seu pai.

Outro pai de amigo, falava pra secretária-eletrônica, pausadamente, tipo, "vou falar devagar pra dar tempo dela escrever tudo" rsrs e dava seu recado:

- Su-a mãe es-tá com sau-da-des e pe-diu pa-ra di-zer que vo-cê pre-ci-sa pas-sar a-qui em ca-sa.
Esse também assinava o recado.
- Papai.

Já outra mãe, toda vez que ligava pra filha e quem atendia era a secretária eletrônica, ela desligava. Quando dizia pra filha que tinha ligado várias vezes e não conseguiu falar com ela, a filha dizia:
- E por que não deixou recado na secreta?
- Odeio secretária-eletrônica!

14 comentários:

Brenda Tavares disse...

Vi painho na minha frente: ele está tendo dificuldades para acompanhar a evolução dos tempos, falar ao celular é uma guerra pq ele quer q todos a sua volta calem a boca, tvs desligadas, nenhum suspiro, e se contorce todo para falar, comédia total!
Agora aprendeu a mandar sms, e aí enche mainha de torpedinhos romanticos, lindo!!
Meu avô outro dia eu no Brasil, falando pelo msn com meu marido que estava na Italia, voinho de frente pra mim balançava a cabeça fazendo sinais negativos, e eu sem entender.. daí entrou um amigo seu lá em casa e ele disse: oiá fulano, minha neta tadinha, tá ficando doida depois que voltou dos estrageiro, fala sozinha, ri sozinha, manda beijo pra televisão na frente dela, oh meu Deus!
Qdo fui tentar explicar a ele que aquilo era internet, comédia. Mas no final ele conseguiu captar um pouco da mensagem.
Já mainha, futuca tudo, a muié quer evoluir, quer ser moderna, paga mico mas segue em frente kkkk!
Adorei o post, e ri muito imaginando a cara deles enquanto deixavam os recados na secretaria.

Ieda Dias disse...

heheheeeeee...bom demais da conta, né, Brenda! E a turma, que fala com a TV? Dão boa noite ao apresentador do Jornal. Adoro!
bjos meu bem

regina disse...

Muito bom!!!
Meu pai fazia a mesma coisa com a secretária eletrônica. E eu continuo a escrever com todos os sss rrrr beemm certinho no msn.
Abs ( gostou? )

Ieda Dias disse...

hhheeee...Regina, quem aprendeu o portugues fora dos tempos da internet, ficou "viciado" a escrever certinho.....rsssss
bjos

regina disse...

É isso mesmo Ieda.
Continuando, das pessoas que falam com a Tv minha mãe contava que meu avô ( não o conheci, ele faleceu em 1943 )falava com o rádio durante a propaganda: " os colarinhos das casas Cosmos duram anos" e ele, bem pertinho do rádio: Mentira!
Veja que as situações se repetem
bjs

Ieda Dias disse...

Regina, vou convocar os amigos pra contar os micos da família. Quer coisa melhor? Rir de nós mesmos? Adooooro!
bjos

Maga. disse...

De vez em qdo ainda ouço sermão, q tô escrevendo errado, já ouviu o ditado :"Os escritos ficam, as palavras voam"?????rs
Minha mãe é internauta,do tipo q como falaram acima,quer evoluir, ai se a gente demora a responder um email,pega então o telefone, e resolve logo.Mas só entende no computador dela,qdo está em minha casa diz q o meu é totalmente diferente e difícil, rs
Qq dúvida dela só posso tirar no seu pc. PC??? o q é isso?????
bjim

Ieda Dias disse...

heheheee...Maga, vc é muito engraçada...PC é Personal Computer, ou Computador Pessoal...
bjos

Maga. disse...

Sim, isso eu sei Iêda. Mas p eles abreviação é coisa de outro mundo, no caso de outra lingua.rssss.
Se mudar um pouquinho , já n estamos falando a mesma coisa. "Tendeu"? Pra falar a verdade, até eu, claro, qdo uso, fico ainda c a consciencia pesada( coisa de boa filha, rs).Vide entre aspas, hehehheheh

Regina Rozenbaum disse...

E tem povo que ainda me manda convite prá participar de msn, facebook e sei lá mais o quê! Por enquanto, amada, DESESTI viu? Tá cobrando quanto prá aula particular rsrs?
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Ieda Dias disse...

Bons tempos de lingua bonita e bem escrita, que estão indo embora. Tõ a própria velha saudosista, né Maga?....rsssss
bjos

Ieda Dias disse...

Regis, vc é muito besta. Mas, agora que tá na rua da amargura, hommeless e desempregada vai ter tempo de vagabundear pela rede e aprender....hhheeeeeee
bjos

MVitoi disse...

Andu dorando skrever erradio! Tá baum d+ !! Tantos anos de rigor pra tudio.... um horror de acentos e concordancias e auto-policiamentos e tals.....
Qdo vi as mudanças ortográficas recentemente - fikei assustado! Naum ia conseguir dar conta.... e lembrei-me de avós e amigas, q optaram pela e pararam na ortographia de 1932 e se cansaram! Agora digo pra mim mehmo q se tivesse netos eles iam rir do meu português - q certamente permanecerá nas regras até 2009 - huahuahuahuahah

Ieda Dias disse...

Entendi tudia meu amigo........free again de novo...a gente fazemos o que queremos e fodasssss o mundo....dentro do possível, é claro!!!!!.hhheeeeee
bjos

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...