quinta-feira, 18 de março de 2021

Bombeiros franceses... Haja água pra apagar esse fogaréu!

Publicada em
16/08/2010 00:03

Pra animar as amigas, já começo com a brincadeira de strip-tease, dos bombeiros franceses, no baile de todo 14 de julho. Posso dizer que sou uma sortuda, porque, não só frequentei o baile, como já bailei muito. Ia escrever dancei mas, como a palavra, neste caso, e com a conotação atual, não me seria muito favorável, troquei. Dancei no ótimo sentido da palavra. O baile vai até de madrugada e todo mundo é convidado, em todos os quartéis, em cada bairro. Um paraíso !...rs.
 
Já contei aqui que, em uma das minhas estadas em Paris, morei em Meudon, subúrbio de Paris.
Em frente ao apartamento, tem um parque enorme, onde fica o Observatório de Paris e onde não tem nada além de árvores e um lindo gramado, caminhos, alamedas, banquinhos pra sentar. Como fui, durante anos, a este parque, toooodo santo dia, brincava dizendo que, o quê andei e corri por ele, dava pra ir ao Brasil e voltar umas 3 vezes a pé.
A grande alegria das crianças - dos meninos, principalmente, e minha - era quando adentrava pelo parque um caminhão de bombeiros, cheinho de bombeiros. Calor! Eles vinham pra se exercitar e não sabiam que faziam exercitar muito a minha imaginação. Apontava no portão do parque o caminhão e o meu pequetito já gritava: "les pompiers, allez voir les pompiers!" E corríamos os dois...hehehe. 
 
Bombeiro na França faz um trabalho um pouco diferente do que aqui no Brasil. Apagam fogo sim, mas, pra qualquer problema, todos ligam pros bombeiros. Eles fazem um trabalho de triagem. Atropelamento ou acidente de carro ? Chamam os bombeiros; eles dão os primeiros socorros e encaminham as vítimas pros hospitais. Prédio querendo cair ? Gato subiu em árvore ? Afogamentos ? Tudo é com eles. E, em quase toda casa, tem uma foto de algum dos homens da família, todo pomposo e cheio de orgulho, com o uniforme de bombeiro. Já ouvi criança dizer, toda orgulhosa: "meu pai já foi bombeiro!" 
 
Agora, o quê eles fazem de melhor, é dançar com a gente no Baile Anual dos Bombeiros. 
 
Este ano não dá mais, mas, se está programando ir à França ano que vem e em julho, não deixe de passar por uma das inúmeras casernas da cidade. Vai se divertir muito ! Eu agarantio!

16 comentários:

  1. Jesusssss me abana!!! Começar a semana assim nauumm vale...aff Isso é sacanagem amada! Cê dá a dica e manda o povo esperar um ano interim???? Valha-me D'US! Uma boa excursão procê programar, né não? Vai pensando num roteiro bacana aí, sendo que dia 14 temos que estar apreciando esses moços rsrs. TÔDENTRO!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Regis, o mais doido, é, que o francês é pequeno e não é gato, mas os bombeiros, são catados a dedo o
    não sei onde. A gente precisava saber a fonte...rsssssss... Vamos pensar seriamente sobre a viagem.
    bjins

    ResponderExcluir
  3. E euzinha nauuummm sei? Das poucas vezes que por lá estive, me senti "gigante pela própria natureza"rsrs Haja água meu bem prá apagar...haja!!! Fica postando essas coisas raras, que povim turista como eu não conhecia...fica!!!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. São aquelas coisas que não chegam até os turistas.....só quem mora mesmo. Mas tô eu aqui pra não deixar as colegas no seco.....hhheeeeee
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ieda!
    Queria uma grande ajuda sua... estou precisando de umas dicas maravilhosas de hotéis baratos e de qualidade (limpinho) em Paris. Queria com uma localização boa pros pontos turísticos e fácil transporte. Confio na sua sugestão, porque todos que a minha agencia indicou são péssimos e os comentários pior ainda. Tô te passando meu e-mail: gi_esteves@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gigi, como diria Jack, vamos por partes: quando você vai? quantas pessoas são? quantos dias vão ficar? querem pagar até quanto a diária?
    Isto posto eu vejo e te mando uma lista, ok?
    bjins

    ResponderExcluir
  7. Eita! me esqueci desses detalhes... kkkk. É o desespero! Bem, são duas pessoas (eu e minha mãe). Estamos chegando no dia 23/09 em Paris e saindo dia 27/09 (são 4 noites). Quanto ao preço estamos numa média de 100-115 euros, mas se você conhecer mais barato será ótimo e se for mais, que não extrapole tanto. hehehehe. Estamos viajando por conta própria, só na base do trem, metro, onibus, expresso canelinha... queremos um local aconchegante pra dormir, limpinho, banho gostosinho...

    ResponderExcluir
  8. Lá foi o imeio. Qualquer coisa é só gritar. Pógritar à vontade.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Me esqueci de te perguntar um detalhe: como a gente faz por lá quando não fala NADA de francês?

    ResponderExcluir
  10. hheeeee.....primeiro. Chegando no Hotel pegue um cartão proce e outro pra mami. E combine, se por acaso houver qualquer desencontro volte pro hotel e espere a outra perdida. Aprenda 3 frases: Bonjour, que pode ser dito a qualquer hora do dia ou da noite. Merci, e diga o tempo todo e o principal. S'il vous plait. Com isso, sempre comece as frases assim e depois pode até falar russo q vão dar um jeito de te entender. Jamais fala em ingles logo de cara. Vão te odiar. Assim q tiver o nome do hotel, me passe pra eu te dar outras dicas.OK?
    bjins

    ResponderExcluir
  11. Eu não quero nem imaginar nas situações que me esperam...kkkkkkkkkk! Tem que rir muito pra não chorar. Vou tratar de aprender logo as palavrinhas mágicas. Lóóóóóóógico que vou querer suas dicas valiosíssimas. beijo!

    ResponderExcluir
  12. Meu bem, trate de escrever pra não esquecer tooodosssss os micos. É a melhor parte da viagem....heheheee...e depois mande pra mim pra eu espalhar pra negada...kkkk...
    bjins

    ResponderExcluir
  13. Assim você enfraquece a amizade... espalhar logo no seu blog? kkkkkkkkk. Nem se preocupe que eu já comprei um caderno pra ser o diário de viagem e encher de pérolas turísticas!

    ResponderExcluir
  14. Vamos adorar Gigi...adoro micos...caderninho de 50 folhas tá bom proce....rsss.
    bjins

    ResponderExcluir
  15. rssssssssssss..Ri muito aqui! Adorei teu post e os comentários bem divertidos,rs...Imagino a festa! bjs, chica

    ResponderExcluir
  16. Chica preciso me informar se ainda existe. Era muito bom. Deve existir. Frances adora tradição..bjos meu bem

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...