quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comprou um GPS? Nem sonhe em jogar fora os mapas!

As novidades, o progresso, os avanços em todas as áreas vão chegando até nós e vamos assimilando ou não, naturalmente. De repente, sem que a gente perceba, estamos usando um monte de coisas que jamais fizeram parte da nossa vida e que jamais pensaríamos em viver com.

Essa lorota toda é pra fazer uma perguntinha : Você, como eu, de um minuto pra outro, percebe que uma novidade é realmente uma novidade em sua vida? Você sente quando aquilo surgiu e começou a usar? Explico melhor. O GPS, por exemplo.


Vou transcrever um texto que me foi enviado semana passada. Sobrinha atenta me mandou.

"Virgem de "Lourde" não faz milagres para peregrinos que usam GPS

A Virgem de "Lourde", exibida sobre uma rocha de onde sai uma fonte, nunca fez milagres, mas os fiéis, traídos pela ortografia e pelo GPS, continuam a vir até ela em vez de irem a Lourdes, onde foram registradas as aparições de Nossa Senhora para Bernadette.

Entre Lourde - pequena localidade de 93 moradores - e Lourdes - a famosa cidade dos Pireneus (sudoeste da França) - o "s" final pode ser fatal para o peregrino que esquece de cortar a letra da tela de seu GPS. São cerca de 90 km a mais a percorrer para se chegar ao verdadeiro destino.

"Nesta estação, período das grandes peregrinações a Lourdes, a cada dois dias, vemos um carro com pessoas que se enganam", afirma o prefeito da pequena comuna, Robert Amblard.

O mais curioso é que as duas localidades têm uma estátua da Virgem, ambas colocadas num nicho esculpido na rocha de onde jorra uma fonte. Aqueles que erram o caminho podem então encontrar a escultura feita em bronze de Notre-Dame du Floraire (200 quilos por 1,53 m), esculpida em 1892 em Lourde por ocasião "de uma cura feita na família de Eleonore Dagieu", em homenagem à Virgem dos Santuários de Lourdes. No entanto, o milagre em Lourde jamais foi comprovado pela Igreja.

Alain Brugeilles, cuja casa fica perto do local, disse que a confusão não é nova. "Muitas pessoas se perderam", disse. Por causa disso, seu pai comprou vários mapas da região e folhetos de Lourdes para oferecer aos peregrinos perdidos para que tomem o caminho certo. "Mas com o GPS, os erros se multiplicaram", disse.

Espanhóis, tchecos, poloneses, cingaleses e até franceses, se perdem nas pequenas ruas do local.

"Há três anos, um grande trailer parou à noite diante da rocha. Eles acenderam seis ou sete pequenas velas", acrescentou.

Todo ano, milhões de peregrinos visitam Lourdes, local das aparições da Virgem à camponesa Bernadette Soubirous."

Então, querido leitor, que já tá com seu GPS a bordo, todo crente e achando que nunca mais vai se perder na vida, é bom ter também um mapinha dentro do carro, pra dar aquela certificada, principalmente quando estiver em um país com uma língua que não seja a nossa. A falta ou excesso de uma letra, pode te fazer atravessar rios e mares em vão. Bom consultar a escrita certa.

Em se tratando de França, vou contar um pequeno causu pra você ter uma idéia da chatice do povo; quando ele quer ser muito chato, é mesmo. E o quanto uma letrinha faz a diferença.
Quando meu francês era piorzim do que é hoje, liguei um dia pra uma central pedindo um táxi. Assim que  dei o endereço,  Rue Notre de Dame de Nazareth, começou a canseira. Disse Nazaré, sem o th final. A moça me fez repetir umas três vezes, dizendo que não tava entendendo. Quando percebi a chatice, disse : "olha, te dei o nome da rua, o bairro, referência do local, não tenho obrigação nenhuma de falar sua língua corretamente, você entendeu muito bem e tô esperando meu táxi".

Ele chegou em poucos minutos. Tenha dó! Vai ser chato assim noutra freguesia!

Já com o GPS é diferente. Ele até te pede desculpas, mas, você dar uma bronca nele, de nada vai adiantar.

Quanto a Lourdes, já visitei e recomendo. É um cantinho lindo, calmo (fora de temporada, data de aparição, estas coisas) e você não vai precisar de mais do que algumas horas pra conhecer, rezar, comprar alguma lembrancinha e zarpar de lá. O legal é incluir o passeio numa tarde em que esteja passando pela região.

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...