domingo, 1 de agosto de 2010

Festival de Montreux - Este ano não dá mais, mas se prepare pro ano que vem.

O Golf Hotel Rene Capt, onde fiquei em Montreux






A Suíça sempre se prepara muito bem para o verão, em termos de cultura e diversão.

Um dos destaques da temporada, sempre foi o Festival Tradicional de Jazz de Montreux, fundado em 1967 por Claude Nobs e, desde então, já participaram dele : Miles Davis, Prince, David Bowie, Herbie Hancock, Caetano Veloso, Carlos Santana, Hermeto Pascal e mil outras feras. Foi lá que, os Paralamas, gravaram seu primeiro disco ao vivo. Freddie Mercury gravou "Made in Heaven" no Mountain Studios e até uma estátua foi erguida em homenagem a ele. E a grande Elis, também, arrebentou por lá. Linda!

Normalmente, começa no início de julho e dura duas semanas. Este ano, foi de 2 a 17 de Julho, a 44ª edição, com uma grande variedade de estilos, desde jazz, blues & soul e bossa-nova até pop inglês e francês com estrelas internacionais como Phil Collins, Vanessa Paradis ( patroa do Johnny Deep ), Paco de Lucia, Charlotte Gainsbourg ( filha do famoso Serge ), Air, Norah Jones, Mark Knopler, Quincy Jones, Herbie Hancock e outros.

Desde que me mudei pra Genebra, em 2006, frequento este festival e procuro assistir shows diversificados e nunca me decepcionei com as escolhas. Este ano, queria ver o retorno de Phil Collins na abertura, em estréia mundial, onde ele ia divulgar seu novo álbum, mas os bilhetes foram vendidos num fechar de olhos e claro que dancei. Segunda opção : Mark Knopler? Tudo vendido também. Tristeza geral ! Depois de olhar, todos os dias da programação, vi que ainda tinha bilhetes para o show do Quincy Jones e Herbie Hancock para o dia 16/7 no Auditorium Stravinsk. Eles estariam se apresentando numa mesma noite. Fantástico ! 2 grandes artistas que não se vê com frequência em anúncios para shows na Europa. "Tô dentro"- pensei. E fui.

Os bilhetes são divididos em algumas categorias: CHF 90 - em pé, CHF 200 - sentado na frente, 240 CHF - sentado na parte de cima do Auditorium e por aí vai. Se quiser pagar mais, tem também na área VIP.

Moeda da Suíça - CHF Suiço Franco que equivale a R$ 1,66 reais.

Herbie Hancock se apresentou junto com o grupo The Imagine Project e Quincy Jones com 'Global Gumbo All-Stars'. Este grupo é formado por músicos de Montreux. Teve também, como convidada do Quincy, a grande sensação Nikki Yanofsky - cantora Canadense de música pop-jazz, com uma voz maravilhosa e com uma dimensão de muitos anos de prática e - pasmem - a moça só tem 16 anos. Fiquei sabendo, depois, que ela gravou uma das músicas do musical High School Music e cantou este ano na abertura das Olimpíadas de Inverno no Canadá. Vivendo e aprendendo!

Montreux fica à beira do Lago Léman (o mesmo de Genebra) e oferece dezenas de hotéis, lojas e, durante o festival, tem barracas vendendo de tudo, comida, bebidas, roupas, sapatos, bolsas e quinquilharias da modernidade.

Fica lá, também, uma grande atração, conhecida mundialmente, que é o Château de Chillon, antiga fortaleza medieval dos Duques de Savóia, que tem uma vista linda, seja vista do passeio de barco ou de carro pela estrada.

Esta dica foi da TT, grande amiga.

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...