terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vamo de novo : mim vendedor, você cliente. Tá bem?

Já falei sobre este assunto aqui, mas foi meio por alto. Aprofundemos pois um pouco, porque, o que incomoda, a gente precisa colocar pra fora, porque, se sair pelo buraco errado, tamos fritos. Raiva não pode ser acumulada. Quantas vezes você já não passou raiva em alguma loja, restaurante ou onde quer que tenha sido atendido por uma pessoa ruim de jogo e péssima profissional ? Várias, né? E o quê você fez nessas situações? Ficou puto? Se controlou? Tentou conversar? Chamou o gerente ou virou e foi embora com o sapo atravessado na garganta e nunca mais voltou naquele lugar?
Eu já tive todas estas reações, mas, a que mais faz sucesso, a que não falha nunca, vou contar pra você.
Em primeiro lugar, precisa estar calmo, tranquilo. Difícil? É. Que é, é, mas vale a pena.
Vamos a uma situação que se passou comigo.
Eu inventei de fazer um caderno, tipo colecionador, classeur. Pro que eu queria, não achei nada pronto. Seria um caderno, ou mesmo folhas avulsas, que seriam divididas em seções por cores, folhas plásticas, folha plástica com bolsa pra cartões, quer dizer, um caderno super particular. Mas, como tudo existia, só teria eu o trabalho de organizar num fichário, ou mesmo naquelas argolas plásticas que não sei como se chama.
Bom. Procurei uma papelaria super boa, daquelas que tem de tudo e mais um tico. Cheia de idéias e de amor pra dar, entrei e:
- Oi, bom dia, tudo bem?
- ?
- Oi, bom dia.
- Grunhido... hrumm.
Disse o que estava procurando, ainda super calma e esperançosa de achar o que queria.
- Assim não tem não.
- Nem nada parecido?
- Não.
Na maior calma, disse:
- Vamos tentar de novo. Preste atenção em mim !
Saí da loja, fui até o passeio e voltei. Só que, ao invés de ficar do lado de fora, passei pro lado dela. E fui respondendo às perguntas imaginárias.
- Bom dia, tudo bem e vc?
- Chic.
- Olha, como você tá querendo, nós não temos não, mas acho que, se você for me dizendo qual é a sua idéia, a gente pode montar juntas. Tá bom assim?
- Tá ótimo. Vamo lá !
- Você trabalha com o quê? Tá querendo este fichário pra colocar o quê? Seriam muitas páginas? Muitas cores? Este aqui fica legal? Ótimo ! E este plástico é grosso suficiente? Legal !
Fui falando e ela começou a me mostrar o que tinha. Depois de uma meia hora, tava com o meu fichário completinho, lindo, como havia imaginado. À essa altura do campeonato, já tava do meu lado certo da loja : fora do balcão. Aí, disse pra ela:
- Agora, se você quiser, pode me vender, canetas coloridas, fosforescentes, lápis de cor, borracha, o caralho, porque já sacou que sou louca com papelaria, né não?
Ela riu e foi me mostrando o que mais tinha e sua imaginação, felizmente, começou a funcionar.
Paguei, peguei tudo,  agradeci e saí da loja, como uma cliente normal; como se nada de esquisito tivesse acontecido.
Preciso dar uma passada por lá, qualquer hora desta, pra ver se a moça ainda tá lá, se melhorou, se continua igual, se saiu e montou uma papelaria pra ela, ou se foi pro raio que a partiu, porque, se de nada adiantou, voltou pro lugar de onde nunca deveria ter saído.

Este tipo de "brincadeira", faço sempre que tô numa boa. Tranquila ! Entrar em táxi, dizer bom dia e não ouvir resposta. Brinco e digo:
-Enquanto o senhor não me disser bom dia não digo pra onde quero ir...rindo, claro. Se for séria, periga do taxista me colocar pra fora.
Abro ou fecho a porta, pra alguém no elevador, e a pessoa passa como se eu fosse invisível, esta vai na hora:
- Foi um enorme prazer abrir a porta pra você. Às ordens !
Já aconteceu de uma moça falar : "Por favor, me desculpe, juro que não prestei atenção. Tava com a cabeça tão longe".
Sem problema, ainda dá tempo de dizer obrigada...rs.

E vou tocando meu bondinho neste planeta, cheio de pessoas pouco gentis. É melhor tocar assim. Pro nosso próprio bem. Ficar com ódio, envelhece e engorda.....heheheheeeeeee...

8 comentários:

  1. Levantamento do Congresso em Foco sobre as certidões judiciais dos presidenciáveis mostra que o tucano José Serra é quem mais responde a processos. De acordo com as certidões que ele mesmo apresentou, são 17 processos declarados à Justiça Eleitoral. Ao todo, foram analisadas as 222 certidões entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos nove postulantes à Presidência da República e respectivos vices. Michel Temer (PMDB), vice da candidata petista Dilma Rousseff, aparece com três ações judiciais. José Maria Eymael, candidato a presidente pelo PSDC, tem duas certidões positivas. Os demais candidatos à Presidência apresentaram certidões negativas, ou seja, que informam não haver processos contra eles.

    ResponderExcluir
  2. E eu percebi que não te agradeci pelas suas dicas... Obrigadaaaaa! Vou te informando quando tiver uma resposta do hotel... beijos

    ResponderExcluir
  3. É mesmo, Henrique? Que coisa, hein?Isto precisa ser apurado...um horror! Espero que você esteja cuidando bem do caso.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Chic, Gigi, você vai conseguir nesta lista Hotel legal.
    bjins

    ResponderExcluir
  5. Tb quero 1 caderno igual. Se fosse + concensiosa já teria feito 1 pra mim pois já sabe como é ....bj

    ResponderExcluir
  6. Com amigos assim, pra que inimigos?hhheeeeeeeee
    bjins meu bem

    ResponderExcluir
  7. Titia! Que belza de post. Tks! Adorei as dicas. E vi que sobrinha de peixe, peixinha é. Tereza é igualinha.. só um cadinho mais impaciente. rs Bjos

    ResponderExcluir
  8. hhheeeeeeee,deixa ela saber disso, Livia....rs
    bjos bjos

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...