quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Descobrindo o Marais, suas casas, jardins, ruelas e culinária

Hoje vou sugerir uma caminhada super legal pra você fazer em Paris.
Você vai sair do Halles, ao lado do Centro Georges Pompidou, na direção da estação de metrô Rambuteau, vai atravessar a rua Renard e pegar a rua du Rambuteau, em frente.
Se gostar, já compre umas frutinhas pra ir comendo pelo caminho. Tem bancas com frutas novinhas nos passeios. Uma delícia !
Quando você atravessar a rua des Archives, a Rambuteau muda de nome e vira rua des Francs Bourgeois. À esquerda você já vê o prédio com os lindos jardins do Arquivo Nacional. Vale dar uma voltinha lá dentro.
Andando mais um pouco, à esquerda, se quiser você vai ao Museu Picasso, mas não é o objetivo do passeio de hoje. Não seja rebelde e continue em frente.
Hoje você vai ficar bisbilhotando os jardins, fachadas, portas e portões de prédios antigos, lindos, contruídos em cima de uma região pantanosa,  que originou o  nome do bairro - Marais ou marrecagem, brejo.
Os jardins do Museu Carnavalet também são lindos e fica neste caminho.
A partir do número 21, começam as lojinhas e os pequenos restaurantes - cada uma mais bonita que a outra - e a rua é estreitinha, que dá pra ficar pulando de um lado pro outro. Entrando na l'Occitane,  Mac, Camper, onde compro sapatos que amo, Body Shop e logo você chega na rua de
Turenne.
Neste cruzamento de ruas, já dá pra ver no próximo quarteirão, os prédios da Place des Vosges.
A vista é uma beleza ! A amplidão da praça, com suas colunas e arcos e os vários cafés e restaurantes que circundam a praça, enchem os olhos. Faça um contorno na praça. Vale a pena ! Continuando reto, à esquerda vai ver, no primeiro andar, uma placa dizendo que alí morou Victor Hugo.
Observe quantas ruelas saem na praça bem no meio dos arcos.
Vale também entrar nos jardins da praça, ver as fontes, sentar um pouco e observar um dia na vida do francês : lendo sentadinho num banco, levando as crianças pra brincar ou só descansando.
Viu bem a praça ? Gostou? Agora é hora de comer um falafel - delícia judaica - na rua des Rosiers. Você vai voltar pela Francs-Bourgeois e virar à esquerda na  Rue Malher, logo a direita já é a rua Rosiers.
Você está  no coração do Marais, bairro antigo que já foi tradicional, virou bairro boêmio, conheceu um período de decadência e voltou à moda com força total, sendo hoje um dos bairros mais valorizados e democráticos de Paris. Várias tribos se misturam e convivem em harmonia por lá.
A partir daí, escontrará padarias deliciosas, restaurantes e os famosos sanduíches feitos pelos judeus do bairro.




Sente-se, como os nativos,  em qualquer lugar, pra degustar as delícias da culinária do bairro.


Todas as fotos são de casas que existem. Vai ser fácil identificar cada uma. Adoro as fachadas em madeira, pintadas com cores fortes. O bairro é lindo!

8 comentários:

Maga. disse...

Acabei de fazer o passeio c vc, mt pitoresco o Marais,mas n conheci o falafel.Por acaso é esse da ultima foto?
Sabe o q é mto interessante tb é ficar sentado num café por ex. e reparar as pessoas , algumas exóticas,outras estranhas c seus cães, tb esquisitos,tirar foto discretamente, é claro, etc só na futilidade mesmo.
As ruelas d marais são um charme!
bjim

regina disse...

Adoro o Marais. É muito bom "flanar" por lá e descobrir seus encantos
bjs

Elvira disse...

Adorei seu relato.
Conheci cada catinho lendo seu texto. As fotos são maravilhosas.

Ah! Que vontade ...

Bjs.
Elvira

Ieda Dias disse...

Este mesmo, Maga. E eu tb. amo ficar vendo o povo passar...só ave rara...rs
bjos

Ieda Dias disse...

Regina, toda vez que passo por lá, descubro um cantinho novo. Que não tinha reparado. E fico triste quando fecham alguma loja q amo.
bjins

Ieda Dias disse...

Elvira, programe-se e vá. Se quiser te ajudo...pense e marque uma data.
bjos

Anônimo disse...

Cheguei aqui pelo Conexao, as fotos estão lindas!

Ieda Dias disse...

Que bom... some não..
bjins

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...