sábado, 25 de setembro de 2010

Einbrecher, ladrón, voleur, thief, ladro, ladrão. Só muda a escrita, mas sua bagagem se foi.

A cada dia, mais e mais pessoas tem vindo falar comigo ou mandam imeios ou telefonam me contando sobre roubo de bagagens nos aeroportos do Brasil e do mundo. Não pensem que é privilégio nosso.

Uma amiga esteve no Marrocos há 1 mês, mais ou menos e chegou em Paris sem as malas. Até hoje, nada. Dois amigos, separadamente, indo pros EUA, chegaram sem malas e só acharam depois de alguns dias.
Uma família de 7 pessoas teve as malas abertas entre Paris e Rio de Janeiro. Prestem atenção em uma boa dica:
Eles saíram de Paris e colocaram aquele plástico em todas as malas. Chegando no Rio, as malas apareceram com os plásticos, mas uma das pessoas quando pegou na mala, sentiu que ela estava muito leve. Conferiu o peso na etiqueta de identificação da mala,  pesou a danada e viu que não batia. Não abriu a mala dela, nem deixou ninguém tocar nas malas até que fossem vistas  pelo  responsável por bagagens no aeroporto.

Sabe o que fizeram, os filhos de uma que ronca e fuça? Rasgaram o plástico, aliviaram a mala, roubaram tudo que tinha valor e era novo e plastificaram de novo. Pode uma coisa dessas?
A primeira coisa que disse pra minha amiga foi:
- Acione a cia. que plastificou, porque eles pagam 2.500 euros por mala extraviada ou arrombada e roubada. Felizmente já tinham feito e agora estão aguardando a solução.
Mas, o phoda é que vão receber a grana, mas, e tudo que foram garimpando pelo caminho? São pessoas que viajavam pela primeira vez e compraram até passarinho voando. Isso não tem retorno.

Outra dica: o plástico tem cor diferente em cada aeroporto. Se você saiu de um lugar com o plástico verde e ele chegar azul, aí tem...


Nesta foto tem um ótimo exemplo do que NÃO  se deve fazer, que é pesar bagagens juntas. Essa etiqueta é igual para todos os volumes. No caso, foram 5 pesadas junto. Não há um código identificando cada volume. Se 1 volume se extraviou, por exemplo, a cia. sabe a quantidade extraviada (pois restaram apenas quatro) mas não sabe mais nada sobre o volume extraviado. Entenderam?

Fica aquela briga da sua palavra contra a palavra da cia.

Eu já disse aqui e volto a repetir : nos aeroportos, se informe com sua cia. aérea, pra qual  número você pode ligar,  pra acompanhar sua bagagem. Eles te dão um número de telefone e você pode monitorar se ela já foi colocada  no avião que você está pegando. Não é uma solução, mas ajuda.

E, prestem atenção ao peso da mala. Quando pegarem na esteira, vejam se está pesando o que está escrito na etiqueta.
Outra coisa:  se for ficar trançando pra lá e pra cá, sempre que chegar a um destino, e, que tiver tudo certinho, corte e jogue fora a etiqueta, para não ter confusão com a identificação  do próximo vôo.


Nota do blog.: Esta foto de etiqueta encontrei em um blog que já está desativado, porque o dono dele só criou o blog, porque imagino,  teve muito transtorno e passou muita raiva.

4 comentários:

  1. Vc já viu no youtube?Como abrir a mala no aeroporto? Abrem com um grampo( clipse), "Fácim". Portanto nenhuma mala é segura, nem a mais cara,rssss. Veja isto e me fale:
    http://www.youtube.com/watch?v=b-ygxprNm7Y roubam sem a gente perceber?A dica de pesar é boa e tem q conferir. Acho mto errado n ter ninguém p vigiar a esteira, qq um q chega primeiro pega logo o q quer.

    ResponderExcluir
  2. Maga, escrevi dia 16/04 no post "Estamos lidando com profissionais"...e agora tô reforçando, pq eles estão abusando nos roubos. Temos que gritar pra ver se espanta um pouco o povo...rs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Pois então Iêda, o q vi foi post seu mesmo,n sabia onde tinha visto.
    Nem plástico inibe mais.Já tive uma mala c cadeado arrombado( de Paris p o Rio). Portanto foi aberta.Abri no aeroporto mesmo p conferir,tudo estava em perfeita ordem.Nada foi tirado,acho q as minhas compras n interessaram p eles, heheheheh
    bom fds

    ResponderExcluir
  4. A vantagem do plástico é que o seguro pago é alto...agora, se continuar assim, quem plastifica vai tomar providências, pq senão vai falir...rs
    bjos

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...