sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dica de comilança feliz na França - minhas paixões


Madeleines....hummmm....no café da manhã, no lanche da tarde, ou aquela boquinha antes de dormir. Nada melhor.



                                                          Meu iogurte preferido. Natural, sem açúcar


Já falei sobre este pão aqui. Pode ser fresquinho saindo do forno, ou duro depois de uma semana, pra mim é a mesma delícia. Adoooro!


Rhubarbe é um legume, que tanto na compota, como refogadinho com azeite e alho, é uma delícia.



Sou capaz de  beber meio litro deste leite de uma só vez. Gulosa? Talvez! Mas, se você gosta de leite, vai ter problemas em beber outro, depois que provar este aí.
Como eu.

 Alô alô Supermercados de Belo Horizonte! Quebrem o meu galho e importem as geléias de sabores diferentes daqueles mais do que conhecidos no Brasil, tipo, morango, framboesa, uva. Esta de myrtilles é de comer de joelhos.

 Quem resiste a uma brioche quentinha com manteiga? Já deu pra perceber, que minha praia se chama café da manhã?



Este aí, sempre que volto pro Brasil levo uma meia dúzia e escondo de mim mesma no fundo do armário. Quando bate aquela saudade, vou lá e recupero o tesouro. Aqui se chama marron, aí, castanha portuguesa.
O conhecido camembert. Odiado por alguns e amado por muitos. Eu amo. Posso comer um inteirim de uma sentada. Gosto dele quase novo.


Este é o pão com nozes e ameixa. Bom dimais da conta, sô! Não precisa de nada pra acompanhar. Nada.

Dei só uma pequena amostra do que gosto, e quando você for a um supermercado aqui já vai identificando e comprando pra experimentar. Felizmente já temos muitos destes produtos no Brasil. Só falta ficarem mais acessíveis ao meu bolso. O pessoal empurra no preço. Nem se tiver morrendo de vontade, pago vinte e tantos reais por um Camembert, que custa aqui 1,89 euro. Como dizem os franceses:
- Vous exagérez quand même!

Se alguem quiser saber o preço de algum destes produtos ou qualquer outro, é só me perguntar.

12 comentários:

  1. Ontem mesmo vi uma reportagem da sua BH falando do Mercado Central, tem nadinha dessas coisas lá não?
    E os croissants( aqui tem mas n é igual), nem me fale, morro de vontade...A verdade é q essa vontade tá bem relacionada às lembranças boas, claro!
    Fiquei curiosa p saber sobre essas madeleines, n conheci.
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Realmente ai tem bastante coisa. O gosto nem sempre è o mesmo, mas da pra quebrar o galho. Vou passar a receita da madeleine. A dona da casa me passou...hehe
    bjins

    ResponderExcluir
  3. Ieda querida,dp de tanta confusão cá estou em Bsb e só agora colocando em dia os emails,etc. Foi agora que li sobre a morte do NONO.Deus foi mto bom pra Michette e pra êle tb, colocando vc na hora certa ao lado deles. Imagino o qto vc ajudou, amparou,aliviou nessa hora dificil, apesar de esperada.Sinto por êle ter partido, mas já era hora devido a doença, não é mesmo? VC tava na hora certa no lugar certo, como sempre.Bjs saudades.
    Michette,conheço vc pela Ieda, por seus trabalhos,casos,etc e sei que qdo encontrarmos seremos boas amigas.Recba meu carinhoso abraço,com a certeza que td foi feito para amenizar os dias dificeis de Nônô e que agora êle está em paz, sem sofrimento, sem dor,etc.Viva seu luto pq é preciso,faledele, chore,silencie e depois renasça para sua nova vida pois ele é um presente de Deus.Venha pra cá assim que se sentir no ponto de aproveitar bem. Abraços e carinhos solidarios.M.Helena

    ResponderExcluir
  4. Ieda, geléias St Dalfour, francesas,sim,vendidas no Pão de Açucar,imagino que tenha unidades espalhadas em BH.
    As que compro aqui em casa são: Myrtilles, Abricot, Cassis, Quatre Fruits, e claro, vai encontrar também as de sempre, citadas por você.
    Sempre soube que os iogurtes franceses eram excelentes. Experimentei e confirmei, estão muito distantes dos fabricados por aqui.Viciei no de baunilha. Da próxima, vou experimentar o natural da marca que voce indicou.
    Sobre os queijos, não dá pra comparar, seja pela diversidade de sabores e dos baixos preços, perdição total!
    Abr
    Maria Elisa

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é cheio de conteúdos legais! Gostei! leio quase todos os dias agora...
    Bjooos

    demi

    ResponderExcluir
  6. Brigadim demi...some nao
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga, ja repassei o recado pra Michette e ela ficou muito emocionada com suas palavras. To levando ela no mes de abril pro casorio de donana...
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  8. Voce disse bem Maria Elisa, perdiçao total...adoro me perder nestas delicias
    bjins

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro as comidas que eles fazem. O pão, então....Ainda bem que nossa viagem tá chegando. Bj

    ResponderExcluir
  10. Beto, vamos fazer um revezamento...saio eu entram vocês...
    bjos bjos meu bem

    ResponderExcluir
  11. Hummm ! Madeleine... brioches...esses sim me agradaram .Tabém concordo com vc de que a melhor refeição é o café da manhã. È tudo de bom com um cafezinho quente. ralo e doce.
    Beijos, Patyy.

    ResponderExcluir
  12. Quem não te conhece te compra , né dona Patricia....rs
    bjos bjos

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...