quarta-feira, 27 de abril de 2011

E a Liberdade abriu as asas sobre nós!

E a Praça da Liberdade realmente abre agora os braços e nos acolhe. Primeiro, com seus jardins, bancos, coreto, flores, fontes. Tudo  muito simples, bonito e delicado. Depois que toda a parte administrativa do governo se mudou pro outro lado da cidade ( uma hora dessa vou lá fotografar e mostrar pra você), começou uma verdadeira revolução de construções, reformas, restaurações. E antigos lindos prédios outrora  (essa saiu do fundo do baú)  secretarias de educação, fazenda, finanças, agora se transformaram em museus e centros culturais. E cada um ficou ou tá ficando mais bonito que o outro. Cores fortes, vivas, devolveram à Praça um ar de cidade de interior, que Belo Horizonte vai perdendo a cada dia que passa.
Depois de dar uma volta na Praça, fomos conhecer o Memorial Minas Gerais. Uma homenagem super bem feita aos mineiros, a sua cultura, seus valores, sua história. Muito legal. Vontade de carregar muita coisa aqui pra casa. Partes da história de minha família, amigos, infância.


Não estão lindas as cores dos prédios?

E o velho Carlos Drummond de Andrade foi homenageado com fotos, vídeos, a famosa camisa branca social, terno, poemas, livros. Muito merecido.

De ficar de queixo caido com as pinturas do teto, pilastras e paredes.

Queria ter um altar deste aqui em casa. Tem de tudo um pouco. Lindo demais! E colorido é do jeito que eu gosto.

Não faltou a benzedeira dos interiores das Gerais.

Procissão! O cheiro do incenso, as luzes das velas, a poeira das ruas, o canto melancólico e arrastado das músicas...lembranças de infância.

Beleza de azul e de arquitetura.

Tem uma maquete de cidades do interior de MG do tamanho da sala. E conta o dia a dia das pessoas. Do amanhecer ao anoitecer. Com direito a luzes ao anoitecer nas ruas, postes e casas. Muito bem feito.

Restos de cerâmica encontrados em escavações no interior do estado.

Este tipo de escada devia ser o sucesso do início do século. Casa uma mais linda que a outra, e o mesmo estilo em todos os prédios.

Aqui, já no Museu das Minas e do Metal, a interação é quase total. Podemos tocar vários dos objetos, passear por cima e nos divertir, sempre aprendendo com as obras. Marchamos em cima de cristais, ouro e pedras preciosas. Me senti homenageada pelo meu querido Pixinguiinha: " tu pisavas nos astros distraida, sem saber que a ventura desta vida...!"

Mistura de pinturas, madeiras, cores. Pra todo lugar que se olha tem uma beleza pra ver.

Mais escadas e mais formosura. Me lembrei de tanta gente nesta visita! Conheço muitos que vão se encantar. Adultos e crianças. Vá visitar. Entrada no Memorial é de 6,00 e meia 3,00 reais. No dos Metais, é de grátis.

Memorial Minas Gerais - precisa agendar a visita pelo telefone 3343 7317 de segunda a sexta-feira de 9h às 19h. Fica na Praça da Liberdade.

Museu das Minas e do Metal - http://www.mmm.org.com/

4 comentários:

Maga. disse...

Nem sabia q tinha essas belezas p visitar...
Quem sabe, Iêda leve a amiga francesa p ver a expo do meu professor aí, acho q ela vai gostar, outro tipo de beleza mineira.Infelizmente fiz de tudo p ir,mas tenho uma outra aula justamente na quinta e n posso perder. Minhas colegas de pinturas irão na vernissagem, alugaram uma van,mas, não será desta vez q irei conhecê-las. Uma pena!
De qq modo, um abção p vcs duas

Ieda Dias disse...

Maga tá anotado e vou ver se dá pra gente ir...te conto. E, Belzonte é uma caixinha de surpresas...rrsss
bjos bjos

Anônimo disse...

Oi Iêda ! Ainda não fui ao Memorial, mas todo mundo que vai, sai encantado. É lindo mesmo e me fez lembrar de qdo vestia de anjo nas procissões em Sabará e acompanhava uma procissão que subia o Morro da Cruz às 04:00 hs da manhã. Era bom demais!
Vc tem passeado hein !Isto é que é cicerone de categoria !!
Um bjo, Patyy.

Ieda Dias disse...

Ou Patty a cicerone tá cansadinha, mas tem valido a pena. Nós duas temos aproveitado muito. Saudades de vocês. Deixe baixar a poeira e vamos nos encontrar. Vou pra NY de 12 a 21 de maio. Levar amigas pra comprar. Topas?
bjins

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...