segunda-feira, 9 de maio de 2011

A terra vista do céu...planeta cheio de beleza.

A primeira vez que vi uma exposição das fotos doYann Arthus Bertrand foi no Jardim de Luxemburgo em Paris. Fotos enormes penduradas nas grades dos Jardins. Uma beleza. E o mais legal, é que as pessoas conversavam entre elas. Os europreus tão contidos, discretos, entravam na conversa dos outros, era um tal de " você viu aquela foto assim, ou aquela assado," e a gente ficava num indo e vindo que não tinha fim. Cada detalhe que eu não tinha visto em uma foto e escutava alguem dizer era motivo pra voltar lá atrás pra não perder nada.
Muito difícil selecionar as fotos da Terra vista do Céu. O  bacana também, se você for ver uma exposição dele um dia, é ver os filmes do Yann fazendo as fotos. Muito legal.

 O Mato Grosso é uma das regiões agrícolas mais ricas do Brasil.  O boiadeiro conduzindo sua boiada. Imagem linda!

Mulheres, crianças, homens fazendo fila na Costa do Marfim pra pegar água. As bacias guardando lugar na fila, formaram uma fila colorida e linda. Vida difícil!

Adoro esta foto que o Yann fez em Burkina Faso. Enquanto a mamãe trabalha, o filhote descansa no fofinho do algodão. De um colinho pro outro.

Na capital do México, o mercado de frutas e legumes protegido pelas barracas coloridas. Minha paixão pelas cores me dá vontade de conhecer a terra da Frida Kahlo.

Vulcões e a erosão de anos e anos deram origem a esta paisagem linda na Capadócia, centro da Turquia.

No centro do seco e árido Afeganistão, a população tenta viver da agricultura. O que sobrou de uma floresta que praticamente sumiu por conta da venda da sua madeira, provoca erosão e dificulta ainda mais a vida de quem insiste em plantar. Os animais selvagens que existiam na região, como o leopardo, o cabrito selvagem, estão em via de extinção.  São vendidas suas peles, chifres e carne.

O Qatar tem investido muito no turismo, aproveitando pra mostrar ao mundo estas maravilhosas dunas. O degradê de cores é maravilhoso. Lugarzim chic pra fazer esquibunda. Precisamos levar o norrau pra eles.
Estas montanhas rochosas são conhecidas minhas. Já escalei pra visitar as fantásticas construções dos mosteiros no alto de cada uma. Visão e arquitetura de deixar qualquer um de boca aberta. Já postei aqui sobre Meteora, na Grécia. Cinco mosteiros ainda são habitados e expostos a visitação pública. Aproveite e vá visitar antes que acabe.

Estas maravilhas na Mongolia, parecem aqueles trabalhos feitos pelos nossos nordestinos em garrafas. Vi montanhas parecidas na Jordânia. Só vendo mesmo pra acreditar que isso não é um efeito fotográfico. Lindo demais! Tenho muita vontade de conhecer a Mongólia. Haja tempo de vida pra fazer e ver ainda tudo que sonho!
Estas montanhas são o habitat de excepcional riqueza da flora e da fauna. As plantas medicinais são abundantes. Cinqüenta e duas espécies de mamíferos encontram refúgio aqui, incluindo oito dos doze listada na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas na Mongólia, como argali, leopardo ou ibex Sibéria. Podemos também encontrar 240 aves diferentes. Hoje, a principal ameaça a este eco sistema frágil estaria operando a partir da cave do Gobi, pródigo de carvão, tungstênio, cobre, ferro, ouro, fluorita, molibdênio, antracite e pedras semi-preciosas. Altamente cobiçado, essa riqueza pode causar futuros conflitos com a China e a Rússia, os dois grandes vizinhos da Mongólia.


Jaipur, na Índia, é um importante centro de produção têxtil, e o Rajasthan é conhecido há séculos por sua arte de tinturaria e estamparia em algodão e seda. Este trabalho é extremamente popular entre os turistas estrangeiros é executado por mulheres. Esta turista que vos escreve comprou dois destes tapetes lindos.
Banhada pelo Mar Tirreno, a Toscana, na Itália central, é uma das regiões mais bonitas da península, e deve a sua fama as suas colinas. Coberta de vinhas, olivais, campos de cevada e milho, semeada de aldeias medievais, que deu sua carne para construir as cidades da região, fornecendo a argila com característica de pigmento vermelho ocre é chamado Sienna. Lugar pra ser colocado na lista de prioridade das visitas.

2 comentários:

Kátia Flávia disse...

Ieda, lembra que em 2000 esta exposição de fotos estava naquele parque que vc nos levou em Paris?

Ieda Dias disse...

Foi exatamente desta vez que tava falando dona Katia. Linda demais, né?
bjins

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...