quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mostra de todos os filmes do Almodóvar no Rio. Imperdível!

Foi em dezembro de 1.990, que fiquei conhecendo o trabalho de Pedro Almodóvar Caballero. Estava em Paris e assisti durante 1 semana em um cinema alternativo, uma mostra de tudo que ele já tinha feito. Uma verdadeira overdose, que me deixou drogada de paixão por ele até hoje. Foi quando vi o Antonio Banderas atuando pela primeira vez, novinho, lindo, ainda desconhecido  ( pra mim pelo menos ) foi quando me apaixonei pela Carmem Maura, Mariza Paredes, pela feiura charmosa da Rossy de Palma, Victoria Abril e mais tarde pelo Gael García Bernal, Javier Bardem, Penélope Cruz.

Alguns dos filmes da mostra pra você. 

1980 Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón Pepi, Luci -  Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão


1982 Laberinto de Pasiones - Labirinto de Paixões
O filho homossexual do imperador do Tirã, Riza Niro (Arias), decide mudar-se para Madri em busca de diversão. Ele tem um rápido envolvimento com Sadec (Bandeiras), um terrorista gay que planeja raptá-lo. Sadec não reconhece Riza, que usa um disfarce; apaixona-se perdidamente e passa a procurá-lo pela cidade. Enquanto isso, Riza conhece Sexília (Cecília Roth), uma cantora ninfomaníaca. Em uma reviravolta do destino, eles se descobrem ligados pelo mais puro dos sentimentos: o primeiro amor, aquele que fica impresso para sempre na alma dos apaixonados.
Mais Almodóvar impossível...o Banderas faz quase uma ponta. E desponta.




1983 Entre tinieblas - Maus Hábitos
Matilde (Ximena Ayala) é uma jovem freira que inicia um jejum místico para impedir uma inundação, que acredita estar por vir. Elena (Elenia de Haro) é uma mulher linda e magra, que tem vergonha do peso de sua filha, Linda (Elisa Vicedo), e pretende fazer de tudo para que ela emagreça até sua 1ª comunhão. Ao mesmo tempo o pai de Linda, Gustavo (Marco Antonio Treviño), redescobre o amor nos braços de uma estudante chamada Gordinha (Milagros Vidal), que também é apaixonada por comida.



1984 ¿Qué he hecho yo para merecer esto? -  Que Fiz para Merecer Isto?
Gloria (Carmen Maura) é uma dona de casa infeliz, que é casada com Antônio (Ángel de Andrés López), um motorista de táxi grosseiro e infiel. Gloria é obrigada a trabalhar incessantemente para sustentar a família, que é ainda composta por um filho traficante, uma sogra exploradora e outro adolescente, que ela decide vender ao seu dentista. Para completar Gloria, que é viciada em remédios para dormir, entra numa fase de abstinência e passar a perder o controle.
Adoreeeeeiii! Até hoje uso esta expressão e adoro: Que qui eu fiz pra merecer isso?

 


1986 Matador -  Matador
Um ex-toureiro, agora professor de touradas, ajuda um aluno tímido que estupra a noiva dele tentando provar que é macho. Preso, é defendido por uma advogada que se diverte matando os parceiros de sexo e que irá se envolver com o "matador" numa simbiose perfeita.
Bom demais, né não?


1987 La ley del deseo -  A Lei do Desejo
Pablo Quintero (Eusebio Poncela) é um diretor de teatro homossexual. Ele é apaixonado por Juan Bermúdez (Miguel Molina), mas sua paixão não é correspondida. Tina (Carmen Maura) é sua irmã, tendo realizado uma operação de mudança de sexo anos antes para manter uma relação incestuosa com o pai. Ela é atriz e estrela o monólogo "A Voz Humana", de Jean Cocteau. Pablo está escrevendo o roteiro de um filme, que será estrelado pela irmã. Enquanto isso ela decide adotar Ada (Manuela Velasco), cuja mãe (Bibiana Fernández) viajou. Há ainda Antonio Benitez (Antonio Banderas), jovem de classe média alta que tem dificuldades em assumir sua homossexualidade e sempre está em torno de Pablo.
Bons tempos de cabeça muito doida do Almodóvar.


1988 Mujeres al borde de un ataque de nervios -  Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Em Madri Pepa Marcos (Carmen Maura), uma atriz que está grávida mas ninguém sabe, é abandonada por Ivan (Fernando Guillén), seu amante, e se desespera tentando encontrá-lo, pois deseja que ele lhe explique por qual motivo a deixou. Enquanto tenta falar com ele recebe a visita Candela (María Barranco), uma amiga que se apaixonou por um desconhecido e agora que descobriu que ele é um terrorista xiita teme ser presa. Mais tarde chega ao apartamento Carlos (Antonio Banderas), o filho de Ivan. Ele está acompanhado de Marisa (Rossy de Palma), sua noiva, pois os dois estão procurando um imóvel para alugar. Marisa sem saber bebe um gaspacho cheio de soníferos, que Pepa tinha preparado para Ivan, mas uma confusão realmente acontece quando fica claro que Ivan vai para Estocolmo com Paulina Morales (Kiti Manver) e Lucia (Julieta Serrano), a mulher de Ivan, planeja matá-lo. Apesar de ter sido preterida, Pepa quer fazer de tudo para salvar a vida de Ivan.
Me lembro como se fosse hoje de quando assisti este filme. Amei!


1990 ¡Átame! Ata-me!
Ricky (Antonio Banderas) sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror "B" que está sendo dirigido por Maximo Espejo (Francisco Rabal), um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas. Após o término das filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina e lhe diz que quer ser seu marido e o pais dos seus filhos. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos.
Imperdível!

 


1991 Tacones lejanos - De Salto Alto
Rebeca é uma jovem mulher cuja mãe é estrela pop, que mais se interessa pela mídia que pela família. Ela espera a mãe num aeroporto, após 15 anos sem vê-la, e alguns flashbacks aguçam a memória da jovem.




1993 Kika -  Kika
Kika é uma maquilhadora com o desejo de conseguir resolver todas as catástrofes da sua vida.


Ela vivem com Ramon, um homem particularmente misterioso, fotógrafo profissional e artista plástico. Kika e Ramon amam-se mas não se compreendem. Como a maioria dos homens, Ramon fala muito pouco. Ainda traumatizado pelo suicídio da sua mãe, para quem reservou um espaço em casa onde guarda todas as suas lembranças. Existe também Juana, a mulher do empresário de Kika que tem um irmão, Pablo, que é actor de filmes pornográficos. Neste mundo diminuto em que Kika se envolve, está presente também um americano Nicholas Pierce, o charmoso pai de Ramon, escritor e boémio. Entre todo este círculo de pessoas, existe uma inimiga, Andréa Balafrée, apresentadora de um programa televisivo muito particular - "O Pior do Dia".
Muito bom pra rir. Só o título do programa de tv já vale o filme.


1995 La flor de mi secreto - A Flor do Meu Segredo
Leo Macias (Marisa Paredes) é uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco (Imanol Arias), seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Porém algumas surpresas estão reservadas para ela.



1997 Carne trémula -  Carne Trêmula
Madri, janeiro de 1970. Uma prostituta tem um filho em um ônibus, quando tentava chegar à maternidade, e ali mesmo lhe dá o nome de Victor. Após vinte anos, Victor (Liberto Rabal) um homem que está começando a vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), uma desconhecida com quem, uma semana antes, teve relações sexuais dentro de um banheiro. Quando telefona, ela não tem idéia de quem ele é, mesmo ele dizendo e ela pede que ele não ligue mais. Apesar deste corte, ele não desanima e consegue ir até o prédio dela. Pensando ser outra pessoa, ela abre a porta através do porteiro eletrônico, mas quando o vê fica bastante irritada, pois para ela foi apenas uma transa quando estava "doida", mas para Victor foi a primeira vez. Ela decide expulsá-lo, ameaçando-o com uma arma. Os dois brigam e acontece um tiro acidental que não fere ninguém, mas chama a atenção de uma vizinha, que alerta a polícia e para lá são mandados os policiais David (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho). Ao ver os dois policiais, Victor se apavora e chega a ameaçar Elena, colocando o revólver em sua cabeça. Enquanto David tenta acalmar a situação, Sancho está exaltado e faz ameaças. Quando Victor solta Helena, parece que tudo vai se acalmar, mas Sancho pula em cima dele, os dois começam a brigar e novamente a arma dispara, mas desta vez a bala atinge David, que fica paralítico. Ele é condenado a seis anos, David e Elena se casam e Sancho e Clara (Ángela Molina), sua esposa, tem um casamento infeliz. Quando Victor é posto em liberdade, ele herda 150 mil pesetas da mãe, que morreu de câncer. Ao ir visitar seu túmulo, repara que o pai de Elena está sendo enterrado. Ele se aproxima como se fosse um amigo da família e, ao dar os pêsames, fala discretamente para Elena que gosta muito dela. Quando todos tinham ido embora e só Victor ficara no local, chega Clara, que se perdera. Os dois começam a conversar e em pouco tempo se tornam amantes. Este o primeiro passo para que o caminho de todos os cinco se cruzem.



1999 Todo sobre mi madre - Tudo Sobre Minha Mãe
No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.



2002 Hable con ella Fala - Fale com Ela
Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir. Após quatro anos, o quadro dela está inalterado e a dedicação que Benigno sente por ela também. Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez (Rosario Flores), uma conhecida toureira que teve o nome nos tablóides ao ter um tempestuoso romance com "El Nino de Valência" , um toureiro. Inicialmente ela foi ríspida, mas após ele ter matado uma cobra que estava na casa dela se tornou mais amável. Logo os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.
A exibição deste filme deveria ser obrigatória  em escolas, clubes, comunidades, em toda parte. Se você ainda não assistiu, assista, e vai com certeza incluir no seu "favoritos".



2004 La mala educación -  Má Educação
Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.
Outra obra prima do gênio.



2006 Volver Volver - Volver
Raimunda (Penélope Cruz) é uma jovem mãe, trabalhadora e atraente, que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. Como a família enfrenta problemas financeiros, Raimunda acumula vários empregos. Sole (Lola Dueñas), sua irmã mais velha, possui um salão de beleza ilegal e vive sozinha desde que o marido a abandonou para fugir com uma de suas clientes. Um dia Sole liga para Raimunda para lhe contar que Paula (Yohana Cobo), tia delas, havia falecido. Raimunda adorava a tia, mas não pode comparecer ao enterro pois pouco antes do telefonema da irmã encontrou o marido morto na cozinha, com uma faca enterrada no peito. A filha de Raimunda confessa que matou o pai, que estava bêbado e queria abusar dela sexualmente. A partir de então Raimunda busca meios de salvar a filha, enquanto que Sole viaja sozinha até uma aldeia para o funeral da tia.
Adorei o filme todo, mas os primeiros 15 minutos são de matar.

 




http://www.clubcultura.com/clubcine/clubcineastas/almodovar/fr/frhome.htm

El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar
Caixa Cultural – Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro
De 7 a 19 de junho, de terça a domingo
Ingressos a R$ 4 (R$ 2 meia-entrada)

2 comentários:

Lelo disse...

Tiêda! Vc é a maoir viagem !
Parabéns minha querida !!!!!!!!
Felicidade !
Bjs !
Aurélio

Ieda Dias disse...

Oi meu bem, que bom te ver aqui...some não. Vamo viajar jun tos
bjos bjos

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...