domingo, 5 de junho de 2011

Saudades do século XX...segunda parte

"Olha que delÍcia, quase todos os artesãos usavam as mãos e os dedos e nada era digital. Assim foi até o século XX." Millôr

                                                                         Continuando...
Tenho colheres, racleteiras, pás e outras tralhas em silicone, que são muito práticas pras panelas de tefal, mas não dispenso minhas colheres de pau que adoro. Pra servir saladas, não tem mais lindas.

Redes de pescadores. Ainda se vê muito nas praias os pescadores costurando redes, remendando buracos. Muito legal.

Sapateiro. Vi outro dia no GNT uma reportagem muito interessante mostrando uma fábrica de mocassins na europa. Todo o trabalho completamente artesanal. Imagino que deve custar uma pequena fortuna um sapato feito assim nos dias de hoje. Mas, que é muito bacana, lá isso é!
Alguem aí assistiu Sommersby, com a delícia do Richard Gere e Jodie Foster? Na cidadezinha deles tinha um sapateiro com as formas dos pés de todos os moradores. Muito legal, né não?

Olhe que legal! Consertador de bicicletas. Me lembro de levar bicicleta pra encher pneu, consertar a campainha. Hoje tenho medo de andar na rua de bicicleta. Pena!

Costureira. Felizmente este trabalho eu resgatei de minha mãe e de meu pai. Os dois sabiam costurar muito bem. Não chego nem aos pés deles, mas faço minhas coisinhas...rs.

Fiar...acho que este trabalho, desta forma, não vamos encontrar mais não.

Fazer crochê e tricô ainda temos felizmente muita gente que faz.

Ceramista. Mais que uma profissão legal, hoje virou uma forma de passar o tempo, desestreassar, uma terapia.

Mulher rendeira.Ver estas mãos trabalhando me faz sentir uma verdadeira idiota, sem coordenação motora e incapaz...rs.  Elas trabalham com tanta rapidez, que parece impossível imaginar que eu possa aprender a fazer isso algum dia. Nunca tentei.

Este tipo de cobertura de telhado, hoje é exótico, uma forma diferenciada de decorar ambientes.

Olhe só a balança, que maravilha! E o queijo então! Amo!

Pão feito artesanalmente. Outra profissão que tá cada vez mais voltando. Já mostrei aqui padarias maravilhosas. Esta rosca de trança...hummm...posso comer uma inteira, sozinha, de uma sentada.

E os armazéns antigos... este aí me parece uma casa de chá. Delícia!


Copiei daqui:
http://p.download.uol.com.br/millor/aberto/nota10/images/324.pps

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...