sexta-feira, 29 de julho de 2011

Não confie na sabedoria e boa vontade do próximo. Informe-se antes de viajar



Viajando e aprendendo. Sempre.

Um casal de amigos viajou há pouco tempo pra Paris. Compraram o bilhete a partir de Belo Horizonte, tudo no mesmo pacote : BH-Rio-Paris-Rio-BH.
No dia da viagem, se atrasaram e  perderam o voo BH-Rio. Perder o vôo não é problema da empresa : perdeu e não avisou tem que comprar outro bilhete. Ok. Foram até o balcão da Gol mas, como o próximo voo era bem mais tarde e acharam o preço da Gol muito caro, pra não perder a conexão no Rio, compraram  uma passagem em outra cia. MAS não voltaram pra avisar a Gol que tinham resolvido o problema e revalidar o bilhete. Eles não sabiam, e a Gol também não avisou que, quando você perde um dos voos de um bilhete, TODO o bilhete é automaticamente cancelado.
Quando chegaram ao Rio, só Deus sabe porquê, o check-in da Air France não notou que eles não tinham usado a primeira parte do bilhete - ou fingiu que não notou ( no show ) - e eles embarcaram normalmente. Nenhuma anotação ou alteração foi feita. Dois erros consecutivos : primeiro da Gol, que não avisou no aeroporto de BH que, se eles não fossem usar o primeiro trecho do bilhete, precisariam revalidar o bilhete todo, e, segundo erro, da Air France no Rio, que não viu - ou fingiu que não viu - que o primeiro trecho da viagem não tinha sido usado.
Parece óbvio e sem problema que, se não uso uma parte do bilhete, tudo bem, deixa pra lá, perdi ! Mas não é assim que funciona. Você pode não usar um trecho, mas tem que revalidar o bilhete todo, porque os trechos restantes são automaticamente cancelados e isso vale pra qualquer cia aérea.
O casal passou o tempo de férias previsto em Paris, tudo muito bom, tudo muito bem, e quando ligaram pra cia pra confirmar o voo de volta, foram informados que não podiam viajar.
- Como assim, não podemos ? Qual o problema?
- Vocês perderam o direito de usar o bilhete.
- Como assim? Perdemos por que?
- Porque vocês não usaram o primeiro trecho e, assim, o resto da reserva cai automaticamente .
Não adiantou espernear, ir a uma agência da Air France, balcão do aeroporto, falar com o agente que tinha comprado o bilhete em BH ( muito tarde) . Nada. Tiveram que comprar outro bilhete pra voltar pra casa.
Então, preste atenção quando for viajar ! Não pense que o atendente sabe tudo ou que seja super atencioso e dê a atenção que o cliente precisa. Viaje sabendo dos seus direitos e deveres.
E mais : deu algum problema em qualquer ponto da viagem, alguma dúvida, se não tem certeza, não faça nada por sua conta. Ligue pro seu agente de viagem.
Quem mais pode ajudá-lo neste momento, é ele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você pode não acreditar, mas já aconteceu comigo. Pecar por ignorância dá muita raiva....rs.
beijo
Beth

Ieda Dias disse...

rrsss...dá mesmo. E confiar muito na capacidade e no profissionalismo do próximo tb.
bjins meu bem

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...