quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Morta de fome, inventei moda na cozinha. E deu certo!

Eu sou a rainha do congelado. Quem mora sozinho sabe porque. Quando dá fome, a gente não tem paciência nem tempo de ir pra cozinha fazer a comida. Já tem que estar pronto, porque senão acaba comendo porcaria ou se a preguiça for muito grande,  tomando um copo d'água pra fome passar.
E ainda tem mais. "Casa de família"...rs, é que tem legumes e verduras fresquinhas todo dia. Casa de solteiro não tem. Ir comprar, fora de cogitação. Por isso o dia que vou pra cozinha fazer meus congelados, rola uma arrependimento no meio da confusão. Uma trabalheira danada. Faço coisas pra comer um mês.
Adoro fazer arroz e congelar. Amo arroz de qualquer forma. O mais gostoso é o integral. Faço arroz integral misturado com sete grãos e com 7 cereais integrais.  Compro o Raris. Bem bom. Fica uma delícia!
Outra coisa que gosto é shitaki desidratado. Quebra o mó galho. Faço com macarrão, coloco na salada. De qualquer forma fica bacana.
Hoje me deu vontade de comer o shitaki. Resolvi fazer com arroz ( que já tava pronto no freezer).
Ficou tão bom, que lá vai a receita pra quem tiver afim de experimentar.

Shitaki ao suco de laranja com arroz integral

Vai precisar de :
8 a 10 shitakes
200 gr de arroz pronto congelado, ou fresco
meia cebola cortada em tiras
suco de 1 laranja ácida (começei a comer a laranja, tava muito azeda, daí me veio a idéia)
pimenta do reino
sal
manteiga
azeite

Como fazer:

Enquanto o arroz descongela um pouco, coloque o shitaki pra hidratar na água. Quando tiver macio, corte em tiras, esprema o excesso de água. Misture com o suco da laranja,  um pouco de sal e pimenta do reino.
Coloque numa frigideira uma colher de manteiga, um pouco de azeite, deixe esquentar e refogue a cebola.
Jogue o shitake e refogue um pouco. Quando começar a secar, ponha uma meia xicara de água e tampe. Rapidim, uns 10 minutos. Coloque o arroz por cima  pra aquecer. Tampe de novo. Alguns minutos depois, dê uma boa mexida, prove o sal e tá pronto.
Nem pensei, porque tava com muita fome, mas, deve ficar ótimo colocar uma cebolinha e salsinha ( que também tenho já picados numa vasilha no freezer ).
Fim.

 Eu só comi isso,  mas, se você tiver em casa, deve ficar bom com uma salada de alface e tomate, ou mesmo com uma carne.

Este shitaki é carinho, mas dura muito tempo o pacote grande. A gente não come isso todo dia. Então sai em conta.


Tenho várias vasilhinhas assim com arroz, feijão, grão de bico. Tudo que faço, congelo. Pra mim, pra visita de surpresa, e pra amigos e sobrinhas levarem pra comer em casa.

Se eu não tivesse tão esfomeada, poderia ter colocado uma cebolinha, ou um raminho verde pra enfeitar. Só me lembrei depois que a barriguinha tava cheia.
Isso é que dá almoçar às 3 da tarde...rs.

6 comentários:

Anônimo disse...

Adoro shitake...vou fazer. Depois te digo se gostei.
Beth

Anônimo disse...

Ieda onde você compra este shitake da foto?
Cecília

Ieda Dias disse...

Chic Beth
bjins

Ieda Dias disse...

Cecília, compro no Verdemar. Tem pacote pq e grande.
bjos

Ana disse...

EU QUERO NA PRÓXIMA VISITA!

anaperazza disse...

Faremos todos............
bjos bjos

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...