quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Diga onde dormes e te direi quem és!


Recebi esta dica de site de um amigo e repasso pra você. Se ainda não viu, vai se surpreender como eu. Acho.
Muito legal o trabalho feito pelo James Mollison, este fotógrafo que nasceu no Quênia em 1973 e cresceu na Inglaterra. Depois de estudar Arte e Design na Universidade de Oxford Brookes University, e mais tarde cinema e fotografia em Newport School of Art e Design , ele se mudou para a Itália para trabalhar no laboratório criativo da Benetton, Fabrica .  Fico pensando se não são dele as famosas fotos da Benetton, que tanto repercurtiram dando o que falar no mundo todo. Vou me informar. Mollison vive em Veneza com sua esposa.
É muito interessante ver o quanto as crianças são a cara do ambiente em que vivem. Uma grande sacada dele. Trabalho de uma pessoa muito observadora.
Neste garoto africano lindo, eu sinto a força e a liberdade de quem vive nas savanas do continente africano. 

A diferença que existe entre uma criança pobre e que já pega no batente, trabalha pesado, de uma que vive nas mesmas condições, mas que a vida fez tomar um outro caminho. Indira, 7 anos, vive com seus pais, irmão e irmã, perto de Kathmandu, no Nepal. 

O indio brasileiro. Vida livre da floresta mas já com um toque da pobresa do branco.

Uma feição de adulto que vive em um lugar que mais parece uma cela, um beco. Vejo neste olhar uma altivez misturada com indignação, questionamento.

Foto mais triste. Esta é daqui do Brasil e a gente conhece bem este olhar.

A casa para este garoto e sua família é um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. Vieram da Romênia de ônibus, a família não tem documentação e nenhum deles frequentou a escola.

A palestina parece estar pronta pronta pro combate. Ou prum sentimento forte a qualquer momento. Douha, 10 anos, vive com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron, na Cisjordânia.

A japonesinha vestida com traje típico é o retrato da quase assepsia do quarto

O pequeno trabalhador com o estritamente necessário. Conforto e aconchego, zero. Lamine, 12 anos, vive no Senegal.

A japonesinha tem uma imagem totalmente poluida e cheia de informação como seu quarto. Kaya, 4 anos, mora com os pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão.


Sem comentários pro pequeno americano

Vale a pena entrar no site e conhecer mais um pouco do trabalho do fotógrafo.
                                    http://www.jamesmollison.com/wherechildrensleep.php

2 comentários:

Anônimo disse...

Uau!!!
Beth

Ieda Dias disse...

Grande sacada né Beth?
bjins

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...