segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Me envolvendo e me deixando acariciar pelos Lençóis Maranhenses

É muito difícil de entender como pode um estado que possui uma beleza desta,  um presente da natureza seja tão pobre, tão miserável, tão sem recursos! Só o que o turismo organizado e bem administrado traria de grana pro Maranhão, daria um empurrão sem tamanho ao estado, a região. Só não podem  contar pra familia Sarney.
Os Lençois Maranhenses ficam a uns 160 km de São Luis, a capital. É pertinho, infelizmente ainda não conheço, mas passo informações de amigos que lá estiveram. O caminho é duro na queda, viagem cansativa, estrada ruim. O que ninguem nunca disse, é que se decepcionou quando lá chegou. Todos caem apaixonados pelos Lençóis desde o primeiro minuto. Outro dia ouvindo a Camila Morgado falar sobre o que ela sentiu quando viu aquela riqueza, me fez lembrar a primeira vez que vi as Cataratas do Iguaçu. A gente sente a presença de um Deus, o Deus de cada um. De uma força maior. Enorme!

"Lençóis é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho."



Deve ser bom demais entrar nessas águas limpas, tranparentes, e deitar depois na areia




Cada lagoa é mais linda que a outra. Aliás, as fotos nem precisam de legenda
Imagino, que a sensação de conhecer um lugar assim, é como se eu fosse a descobridora, a primeira pessoa a pisar nestas areias, me banhar nestas águas.


E, como no deserto, a cada dia a paisagem tá sempre se modificando. O  vento leva e trás as areias formando dunas diferentes em diferentes lugares.
A região tem hoteis vários, mas, como não tenho indicação de nenhum, não posso passar pra você.

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...