sábado, 24 de novembro de 2012

Colheita do arroz - Alimento base

 Pra todo lado que eu olho, vejo pessoas agachadas cuidando da lavoura. Ou estão limpando, plantando ou colhendo. Sempre de cócoras e o trabalho rola numa rapidez que me assusta.
E eu vou só aprendendo.
O terreno que o arroz foi plantado, e inundado na época das monções (chuvas) agora racha seco na hora de colher. E essa terra, que me parece argilosa, vai ser molhada e, com os pés,  e as mulheres fazem uma espécie de terreiro de cimentado pra bater o arroz. 
Batem as ramagens até não ficar um grão nelas.
O som do arrozal é tão lindo quando ele tá verde, com o vento batendo, e também quando está seco e o vento continua batendo, ou mesmo agora sendo cortado com a foice.
Foi preciso ter muito vivido, muito trabalhado, pra poder se aposentar e ter tempo agora pra apreciar tanta coisa interessante que a natureza e o ser humano podem fazer juntos.
Tô amando!
Ontem ensaiei de cortar arroz,  mas de cócoras, que não é nosso costume, é muito difícil. Fora a banha que atrapalha!
Não sei como faria se precisasse realmente fazer isso. Teria que estudar uma fórmula.

 Esta senhora linda é a mãe do idealizador e diretor da PREMA METTA ESCOLA E PREMA METTA HOSPITAL.
Deve ter uns 70 anos e trabalha com uma alegria e uma disposição de garota. Tem um senso de humor incrível! Consigo me comunicar com ela como se estivéssemos falando a mesma língua. São os milagres da empatia e da amizade imediata feita pelos nossos Anjos da Guarda!
Amigas de infância!

 Olhe que beleza de colheita!

 E haja arroz pra indiano comer!

 E pontinhos agachadinhos  trabalhando pra toda parte que olho

 Família trabalhando junta. Está é a nora, outra pessoa que me acolheu com o coração

Foi ela que doou o espaço onde foi construída a escola.



Pra poder fazer um espaço pra criançada brincar (projeto pro futuro) pensamos que, quando a gente puder pagar, mensalmente, o que seria a produção de um pequeno espaço desta plantação, do lado da escola, vamos alugar.  Vai ficar muito legal.
A estradinha que passa em frente da escola, é movimentada e a gente tem muito medo de que alguma criança seja atropelada. Brincando do lado, ficarão protegidas.

Quer nos ajudar em nossos projetos?
Deposite o quanto você puder em minha conta do
HSBC
BANCO 399
AGENCIA 1561
CONTA 031621 sem dígito tudo junto
CPF 156643506 44

Obrigada de coração!

2 comentários:

Anônimo disse...

ô meu bem, que imagens mais lindas, que videos mais lindos, mas que vida dura hein ? Pelo menos pra gente que nunca pensou em ficar agachada tanto tempo. Agora sabemos porque elas são tão magras, tem que ser, né ? beijinhos, mar

Ieda Dias disse...

Bota dura nisso...nosso povo não fica atras ne amiga?...As plantações são lindas...e ficar agachada é o habito...se eu colocar ela sentada teclando num computador por meia hora, ela vai pedir pra morrer...quinem eu agachada...rsssss

bjins meu bem

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...