terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CANTIM DO REYNALDO ROCHA - 1

A Morena sempre me pede - Mais um carinho? - para escrever no blog dela que leio diariamente. Sobre temas diversos. OK, Morena, Suporte, então! Não se arrependa do que pediu, Caso seja o caso, bloqueie! BJS.
===============
E eu sou muito corajosa mesmo...corro um sério perigo com essa ajuda. O nível vai subir muito e se começarem as comparações tô fudida!...hhehehe...Pagando pra ver.
Bjos bjos meu querido e seja muito bem vindo!



Um dia a gente acorda e sente que algo mudou. Talvez até para continuar sendo igual. 
Se apegue a este sentimento! Descubra o que mudou! Talvez este seja o segredo oculto da nossa existência no planetinha azul.
Experimente. Tente entender os sinais. Eles estão em cada canto. Procure na natureza. Da qual você a é a parte mais importante.
Para você – como diria Descartes – se penso, existo! E se existo há algo que me faz ter que ser diverso. E valer por existir. O mundo (seu) só existe por que você existe! Faça-o valer a pena!
Alguns habitantes desta aventura chamada VIVER têm bússola e norte. Outros, a imprecisão do navegar. Mas, são todos passageiros desta viagem que temos como única coisa dada na vida!
As outras são conquistadas. Esta graça (a VIDA!) nos é ofertada sem que se cobre a conta... Talvez já a tenhamos pago. O Universo sabe. 
E aí começa um caminho que insistimos em ignorar. Acordar a cada manhã é uma dádiva. Ver uma flor nascer, um milagre. Acompanhar um lobo (os meus amigos eternos, os cães) nas descobertas e lições, uma alegria permanente.
Amparar uma criança, uma doação que ultrapassa nossa transcendência. Por que nos faz maiores do que somos.
A vida é finita. Que se perde a cada dia quando não se vive o que ela nos dá. Quando se tem a certeza – ao fim do dia – de saber-se HUMANO, um dia a mais se passou. Não deixem que seja, um dia a menos...
Seja sempre um revolucionário! Revolução é EVOLUÇÃO com sentido. Saiba o que colocar no lugar do velho. O novo há de nascer... É saber que se propõe colocar o NOVO. E não só destruir o passado, E seja um conservador ETERNO! Valores não dependem de tempo ou espaço. Desde sempre a dignidade foi (e é e continuará sendo) uma alavanca da civilização. Assim como ética, moral ou integridade. Seja conservador nisto. Conserve estes valores. Você não só nasceu com eles. Você os honra em nome de sua antecedência. De um passado que te diz o futuro. Que cada um saiba honrar o que herdou. 
O que somos? De onde viemos? Para onde vamos?
Não sei. E fiz cursos para tentar ter algumas perguntas respondidas. Sempre saí deles com mais dúvidas...
O que tenho como um avanço intenso na minha pouca dimensão. Filosofia? Teologia? 
Agradeço aos mestres da PUCRJ e da Santa Úrsula. Talvez eu seja um caso perdido. Mas, nunca deixarei de ser alguém em busca das respostas. Que são me evidenciadas com AÇÕES. Como as da Ieda, Mara Gabrili e tantas outras que citei. 
Creio no ser humano. E no Universo (ou agora no Multiverso!).
Há um relógio preciso! Haverá um relojoeiro? 
Que esta certeza um dia me seja dada como Graça! É o que busco, procuro e desejo. Como maior vitória de vida. De sentido e da existência.
Sobrevivo graças a estas exposições de algo que não entendo, como a Fé, que se resume (e é maior que tudo! É o que mais desejo) da certeza do que não se vê.
Entre o que posso ter como certezas estão as transcendências e valor de ser o que se é. Simples assim.
Tenho uma filha. Minha vida. Minha razão para esta “passagem” que não sei se será breve ou distante. Mas, será eterna. Por ela. 
Acho que ensinei algo a ela. A vida (mesmo que eu já tenha me ido...) dará as respostas.
Somente posso afirmar que aprendi mais com ela que com meus cursos e doutoramentos que a vida me deu, nas academias e livros.
Aprendi a ser eu. Alguém pode ensinar isto?
Aprendi a observar com olhos emprestados as razões e amores de outros. E passei, assim, a amar a quem só sabia ter como referência. Ieda se encaixa nisto.
Minha vida se chama JOANA. Uma filha. Que me mostra que é maior do que um dia poderia eu pensar ser de mim mesmo.
São 22 anos de aprendizado! E quero mais! Preciso de mais! As lições ainda não acabaram.
Existem muitas iedas, maras, coras, adélias e marthas medeiros que estão prontas – nas joanas, como a minha – para nos resgatar. E nos ensinar a viver.
Esta é a maior prova da existência de uma lógica que vai além, de Descartes, Contè-Sponville ou até Sócrates. Não me interessa mais lógica cartesiana ou os pré-socráticos. 
Vale mais uma canção de um gênio. Das letras e musica.
São mais diretas. E pelo vivi até aqui, vale mais como o que penso e desejo.
Um abraço!

2 comentários:

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...