sexta-feira, 16 de setembro de 2016

TIRANDO OS SAPATOS ANTES DE MORRER...


Só consegui fazer esta foto de longe, de dentro do ônibus.
O memorial "Sapatos sobre a margem do Danúbio", recorda os judeus de Budapeste, vítimas do terror do movimento fascista húngaro, que foram assassinados a tiro e caiam diretamente no rio, entre 1944 e 1945. Antes de serem assassinados eles retiravam os sapatos. Também quero descobrir o porque. Tendo sido inaugurado em 2005, este memorial é constituído de sessenta pares de sapatos de ferro a partir dos  modelos dos anos 40. 



Eu fiz o que pude mas não consegui voltar às margens do rio Danúbio pra visitar este monumento, render minha homenagem e fotografar.
Quero muito saber porque os judeus tiraram os sapatos antes de serem assassinados a tiros e os corpos serem jogados no rio.
Budapeste é uma cidade que tem muitos encantos e muita história. Não é pra ser visitada só uma vez. 
Voltarei.


Faça uma doação de qualquer valor para a

Premamettaschool


Nossas contas


PAYPAL   

   ou  

IEDA MARIA RIBEIRO DIAS
HSBC 
BANCO 399
AGENCIA 1561
CONTA 0831621
CPF 156643506 44

ou

IEDA MARIA RIBEIRO DIAS

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
BANCO 104
CONTA POUPANÇA 013
AGENCIA 2381
CONTA 000186058
CPF 156643506 44
(em qualquer casa lotérica )

OU

IEDA MARIA RIBEIRO DIAS
BANCO DO BRASIL
BANCO 001
CONTA POUPANÇA 15405-9
AGENCIA 4352-4
VARIAÇÃO NÚMERO 51
CPF 156643506 44
ou nas agências dos correios

10 comentários:

  1. É um monumento que impressiona...
    []s
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    Deve ser porque os judeus são enterrados sem roupas e sapatos, apenas enrolados em um pano branco. Quem pode nos ajudar é nossa amiga Regina.
    Saudades demais...
    Beijo enorme

    Clarice

    ResponderExcluir
  3. Iêda amaaaada!
    Venho acompanhando sua viagem em silêncio...é que tenho me emocionado muito e assim fogem as palavras. Essa região que está então, nem se fala! Ainda não sei responder a sua pergunta,mas já telefonei para ambos os rabinos que com certeza saberão nos informar. Não creio que seja pelo que Clarice supõe...Se pensar no livro de Nilton Bonder "Tirando os sapatos" onde ele diz que embora úteis, os sapatos são uma superfície artificial que nos isola do solo vivo,talvez seja para nos aproximarmos de nossa essência. Conjecturas amada...então aguarde que volto com a resposta. Enquanto isso deixo essa sugestão - bárbara - de leitura!
    Beijuuss, sôdades, n.a.

    ResponderExcluir
  4. É uma dura divisão donclarice...saudades daí, já com saudades daqui...mas é assim mesmo...vamo q vamo! E por falar em vamos, vamos fazer juntas o caminho do seu povo...quero voltar à Polonia, Hungria, tudo...foi pouco.
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  5. Donregina, demorou a falar, mas quando falou, disse pouco e bonito...muitos causus pra contar...

    bjos bjos amiga

    ResponderExcluir
  6. Voltei! Ambos os rabis (reformista e ortodoxo) foram categóricos: não eram os judeus que os tiravam e sim os alemães para aproveitar, usar. O ortodoxo inclusive já esteve nesse memorial, escutou toda a história contada pelo guia e disse-me ele, ainda, que as águas do Danúbio ficam vermelhas do sangue por muito tempo! Ai que horror...ai que dor...ai que m... E eu aqui ainda aprendendo sobre essa mancha na história! Que fique claro pra seus leitores.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  7. Oi Iêda ! Fotos...fatos ...e momentos que mexem com nossa essência.Com certeza vc voltará outra pessoa.
    Um beijo. Patyy.

    ResponderExcluir
  8. Patyy tô aprendendo que primeiro vem as viagens pra rir, divertir, conhecer o outro lado, depois vem aquelas pra gente se conhecer e aprender...tô aprendendo muito
    bjos bjos meu bem

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Estive em Budapeste por 3 meses a trabalho e fiz amizade com pessoas que conhecem a história local.
    O que me disseram é que, antes de atirarem nos judeus acoados as margens do Danúbio, os nazihungaros os obrigavam a tirar os sapatos em alusão ao fato de que Moisés teve que tirar as sandálias no monte Sinai, por se tratar de "solo santo".. daí o motivo de obriga-los a tirar os sapatos, para mostrar aos Judeus que a Hungria tambem era "solo santo"... É isso, tenho fotos interessantes de lá, se quiser, podemos compartilhar fotos, experiencias, curiosidades, etc... Abcs

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

PRESTIGIE SEUS AMIGOS - COMPRE O QUE VOCÊ GOSTA E QUE ELES FAZEM

N ós compramos todos santo dia de um tudo e ajudamos a enriquecer empresas, lojas, o que seja, de pessoas que não temos ideia de quem são.  ...