segunda-feira, 12 de julho de 2010

Que praça é essa? Por que tem esse nome?

Passeando pelas ruas, praças e jardins de Paris, acontece de, nem sempre, sabermos a história daquele lugar, então, eu, que adoro saber causus e origem das coisas, passo pra você o que aprendi.

Place Vendôme

Ela fica no 1º arrondissement ( corresponde a bairro nº 1 ) pertinho da Ópera de Paris. Foi o Luiz XIV que mandou fazer, em 1685, ao norte da região do Louvre, uma praça idêntica à Place des Vosges, no Marais. Resolveu fazer casas de luxo e instituições. O Arquiteto foi o Jules Hardouin Mansart e, as obras, foram iniciadas no terreno que pertencia ao Duque de Vendôme, que era filho de Henrique IV. Houve muita confusão de compra e venda do terreno mas, enfim, o rei entrou no meio, acabou com o disse-me-disse e comprou o que tinha que comprar e o seu Jules pode terminar o seu trabalho.
A praça teve vários nomes : Place des Conquêtes (das Conquistas), Place Louis le Grand, nome que ficou até a revolução e já teve, temporariamente, o nome de Praça des Piques. Em 1792, a estátua de Louis XIV, que ficava no meio da praça, foi destruída e, em 1810, Napoleão I mandou colocar uma coluna pra homenagear seus companheiros de batalha. Esta coluna foi feita com o ferro fundido de canhões austríacos. Em 1871, derrubaram esta coluna que foi reerguida logo em seguida. Atualmente, a praça é o lugar onde ficam as joalherias mais chics de Paris e, também, o Hotel Ritz, onde se hospedava a Lady Diana.
Aqui na nossa terrinha, as coisas também são assim : nome de rua, avenida e aeroporto, duram enquanto não morre alguém mais famoso e, este, então, passa a ocupar o lugar do famoso anterior.

Place du Palais Royal

Foi o Cardeal Richelieu que mandou construir, em 1633, o palácio atual, onde fica a Praça do Palais Royal que, na época, recebeu o nome de Palais Cardinal, nome que durou até 1643
quando foi deixado como herança pro rei. Durante a revolução, o Palais Royal foi o quartel-general da prostituição e do jogo e é lá que, hoje, fica a cadeira do Conselho de Estado, do Conselho Constitucional e do Ministério da Cultura, além de várias lojas com antiquários, miniaturas e raridades em matéria de roupas, sapatos, jóias e tranqueiras em geral. Tudo antigo. Tá procurando um vestido Chanel de 1900 e antigamente ou um soldadinho de chumbo do exército de sei lá quem, de sei lá qual época? Lá tem ! Com cavalo e tudo.

Place des Vosges

Quando o Henrique II bateu as botas, a Dona Catherine de Médicis mandou destruir o Palacete Tournelles e construir a praça (isso em 1563). É a praça mais antiga e mais imponente de Paris. Em 1800, ela se chamava Place Royale, durante a revolução chamou, provisoriamente - só Deus sabe porquê muitas ruas e praças tiveram um nome temporário durante a revolução -
Place l'Indivisibilité. Só depois da revolução que ela passou a se chamar Place des Vosges, em homenagem ao primeiro departamento francês que pagou impostos.
Atualmente, ela é composta de 36 pavilhões, entre eles, o Pavilhão do Rei, o Palacete de Chaulnes e a Casa de Victor Hugo, que foi transformada em museu.
O Hôtel Carnavalet virou em 1880 o Museu Histórico da Cidade de Paris.
Na praça chiquérrima, tem, também, apartamentos, pessoas simplesinhas como Caroline de Mônaco, Sofia Loren e o Chico Buarque (pelo menos tinha, não sei se ainda tem, um apartamento lá pirtim).

Se a Prefeitura de Paris tiver loção que ando traduzindo, do meu jeito, o livrinho sobre ruas, praças e afins, de Paris, é capaz de mandar me prender. Mas, se eu traduzir tal e qual tá escrito, vocês vão dormir na segunda linha...rs.

domingo, 11 de julho de 2010

Festival de Cannes - filme premiado

Adoro filmes de propaganda e publicidade e, todo ano, acompanho o Festival em Cannes, onde o nosso Brasil, abiscoita prêmios sempre. O mais interessante é que já vi propagandas lindíssimas, que ganharam prêmio, mas não passaram aqui; não sei porquê.
Esse filme, que coloquei pra você ver, é um barato e ganhou prêmio este ano.

sábado, 10 de julho de 2010

O inverno em Belo Horizonte-MG

Me lembro, como se fosse hoje, o dia que começou a guerra entre o Irã e o Iraque. Estávamos olhando a lua cheia, linda, naquele céu transbordando de estrelas que é o céu do Iraque, e pensei: "se esse povo se desse ao trabalho de olhar pro céu agora, não começariam com esta estupidez que acabaram de inventar".
E, olhando pra minha cidade e meu estado, nesse inverno, voltei a ter o mesmo pensamento. Se as pessoas olhassem mais pra maravilha que está a natureza, não teriam tempo pra fazer metade da merda que andam fazendo. Pode ser no sítio, na cidade, na beira da estrada, nos jardins, nas praças, não tem erro, pra onde quer que eu olhe, nesta época do ano, eles estão lá, lindos, imponentes, coloridos : os ipês.Durante todo o ano, esse país é abençoado por Deus, em matéria de flores. Os pássaros não podem reclamar; enchem suas pancinhas, se fartam, onde quer que estejam. Se andamos pelas estradas ou pela cidade, a beleza é constante. Aqui, nas Minas Gerais pelo menos é assim (não posso falar pelo Brasil a fora).
Eu fico tonta; não sei se olho pra cima ou pro chão; não sei onde a beleza é maior.


Eu olho pra uma árvore e penso : "essa é a mais linda" mas, andando poucos metros mais pra frente, tem outra mais linda ainda.
A natureza não erra nunca. Ainda bem que o Ipê não tem perfume, porque senão a gente iria se asfixiar no inverno e a turma da alergia teria que se mudar de estado.



Essa é a estação do Ipê. A cidade fica linda ! Céu azul limpinho e, quando tem nuvens, são aqueles flocos de algodão branquinhos! Uma maravilha!
Suas flores duram de maio a agosto, e dão em cachos, buquês recortados em formato de sino. Lindos !


Todos são uma maravilha : o branco, o rosa, o amarelo, o roxo.


Fiz uma mistura de fotos que tirei aqui perto da minha casa, com outras que encontrei no google. Deu vontade de postar todas, mas ia encher páginas e páginas. Essa amostra dá pra sentir a beleza da planta e estendo o convite pra você vir passear por estas bandas e aproveitar ao vivo esta beleza.

" há almas que têm
espaços vazios
amores vadios
restos de emoção
há almas que têm
a mais louca alegria
que é quase agonia
quase profissão."
Alma- Sueli Costa/Abel Silva

NATAL 2025 DE NOSSA PREMAMETTASCHOOL

Como estou sem computador, as postagens nao ficam boas.  Postei com celular mesmo, só pra dividir com todos minha alegria e o grande resulta...