domingo, 1 de agosto de 2010

Festival de Montreux - Este ano não dá mais, mas se prepare pro ano que vem.

O Golf Hotel Rene Capt, onde fiquei em Montreux






A Suíça sempre se prepara muito bem para o verão, em termos de cultura e diversão.

Um dos destaques da temporada, sempre foi o Festival Tradicional de Jazz de Montreux, fundado em 1967 por Claude Nobs e, desde então, já participaram dele : Miles Davis, Prince, David Bowie, Herbie Hancock, Caetano Veloso, Carlos Santana, Hermeto Pascal e mil outras feras. Foi lá que, os Paralamas, gravaram seu primeiro disco ao vivo. Freddie Mercury gravou "Made in Heaven" no Mountain Studios e até uma estátua foi erguida em homenagem a ele. E a grande Elis, também, arrebentou por lá. Linda!

Normalmente, começa no início de julho e dura duas semanas. Este ano, foi de 2 a 17 de Julho, a 44ª edição, com uma grande variedade de estilos, desde jazz, blues & soul e bossa-nova até pop inglês e francês com estrelas internacionais como Phil Collins, Vanessa Paradis ( patroa do Johnny Deep ), Paco de Lucia, Charlotte Gainsbourg ( filha do famoso Serge ), Air, Norah Jones, Mark Knopler, Quincy Jones, Herbie Hancock e outros.

Desde que me mudei pra Genebra, em 2006, frequento este festival e procuro assistir shows diversificados e nunca me decepcionei com as escolhas. Este ano, queria ver o retorno de Phil Collins na abertura, em estréia mundial, onde ele ia divulgar seu novo álbum, mas os bilhetes foram vendidos num fechar de olhos e claro que dancei. Segunda opção : Mark Knopler? Tudo vendido também. Tristeza geral ! Depois de olhar, todos os dias da programação, vi que ainda tinha bilhetes para o show do Quincy Jones e Herbie Hancock para o dia 16/7 no Auditorium Stravinsk. Eles estariam se apresentando numa mesma noite. Fantástico ! 2 grandes artistas que não se vê com frequência em anúncios para shows na Europa. "Tô dentro"- pensei. E fui.

Os bilhetes são divididos em algumas categorias: CHF 90 - em pé, CHF 200 - sentado na frente, 240 CHF - sentado na parte de cima do Auditorium e por aí vai. Se quiser pagar mais, tem também na área VIP.

Moeda da Suíça - CHF Suiço Franco que equivale a R$ 1,66 reais.

Herbie Hancock se apresentou junto com o grupo The Imagine Project e Quincy Jones com 'Global Gumbo All-Stars'. Este grupo é formado por músicos de Montreux. Teve também, como convidada do Quincy, a grande sensação Nikki Yanofsky - cantora Canadense de música pop-jazz, com uma voz maravilhosa e com uma dimensão de muitos anos de prática e - pasmem - a moça só tem 16 anos. Fiquei sabendo, depois, que ela gravou uma das músicas do musical High School Music e cantou este ano na abertura das Olimpíadas de Inverno no Canadá. Vivendo e aprendendo!

Montreux fica à beira do Lago Léman (o mesmo de Genebra) e oferece dezenas de hotéis, lojas e, durante o festival, tem barracas vendendo de tudo, comida, bebidas, roupas, sapatos, bolsas e quinquilharias da modernidade.

Fica lá, também, uma grande atração, conhecida mundialmente, que é o Château de Chillon, antiga fortaleza medieval dos Duques de Savóia, que tem uma vista linda, seja vista do passeio de barco ou de carro pela estrada.

Esta dica foi da TT, grande amiga.

sábado, 31 de julho de 2010

Podexá, que eu te aviso... Fico de olho!

Quando morei na França, fui apresentada à uma revista muito legal que se chama Que Choisir ( o que escolher ) que informa sobre, não importa o quê, e, se aquele produto, é uma boa escolha/compra; desde helicópteros, cremes pro rosto, alimentos em geral, bicicletas e computadores, até pneus de carros. Tudo! Fazem pesquisa, analisam e passam o resultado pro cliente, dizendo qual é o melhor produto e qual o melhor preço. Evidente que não tem anunciantes e a revista se sustenta com a grana das assinaturas. Pensei em assinar, quando voltei pro Brasil, mas, não ia fazer muito sentido, porque, apesar da aldeia global que virou este mundo, muita coisa não temos aqui ou, se temos, são feitas de uma forma diferente; adaptados pra nosso país.
Então, fui procurar se não existia alguma coisa parecida na terra brasilis. E não é que tem? Tal e qual e fazem um trabalho com muita seriedade. A revista se chama ProTeste.
Nem vou repetir o que fazem porque, a idéia inicial, é a mesma da revista francesa. Aliás, não sei quem nasceu primeiro, nesse caso, ainda não investiguei se foi o ovo ou a galinha.
Então, querido amigo leitor, a partir de agora, tive a idéia de passar, pra você, o assunto ou assuntos, que mais me interessarem em cada revista que receber.
E vou começar falando sobre o Guaraná Antárctica-Açaí.
Transcrevo da revista.
"De acordo com a sua rotulagem, essa bebida tem as mesmas características do guaraná tradicional. O guaraná com açaí, lançado recentemente pela Antárctica, em muito pouco difere da versão original. Analisamos a rotulagem dessa bebida e concluímos que ela não é mais saudável que o guaraná comum. Suas características são de um refrigerante como qualquer outro: cheio de açúcar e sem nutriente algum."
Outra dica:
Eu adoro Cottage! Como muito! Misturo com salsinha, cebola ralada, pimenta-do-reino, azeite - invento moda - ou como natural também. E, no último número da Proteste, eles alertam sobre as diferenças significativas no teor de gordura entre os queijos cottage testados. Se você faz dieta, fique de olho! Não vou transcrever a reportagem toda, claro, mas vou passar o resultado final, que é sobre a escolha certa. Se alguém quiser saber mais, é só me pedir e, lá embaixo, vai o link sa revista.
" Melhor, em qualidade e preço, pela ordem: Boa Nata - Damatta - Balkis - Taeq Ligth - Tirolez - Cristina - Quatá - Carrefour Viver Ligth."

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Saudades do Paulinho Pedra Azul.

JURO

Se for mentira
o que sinto por você,
pergunte ao mundo.
Coloque nos jornais,
nas rádios e nas TVs.
Só assim você verá,
que esse amor, eu sinto.
Não minto.
Coloque faixas nas ruas.
Ande num carro de som.
Ponha a boca no trombone.
Me chame em qualquer tom.
Se for mentira o que sinto,
Chame a Polícia Federal.
Solte os cachorros.
Suba nos morros.
Pergunte ao sabiá.
Passe por qualquer lugar,
que o meu amor, lá estará.

Do livro - Dois Mundos, de Paulinho Pedra Azul.

NATAL 2025 DE NOSSA PREMAMETTASCHOOL

Como estou sem computador, as postagens nao ficam boas.  Postei com celular mesmo, só pra dividir com todos minha alegria e o grande resulta...