domingo, 16 de janeiro de 2022

NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA JÁ DIZIA LAVOISIER

 Assistindo ao programa da Ana Maria Braga esta semana me lembrei de um causu que meu pai contava.

A Ana dava dica pros pais desesperados com filhos em casa de férias, chuvarada, falta de grana e que não sabiam mais o que fazer pra entreter os tiukus e terem paz.

E foi legal. Uma das  ideias que ela deu, foi de jogar no chão várias tampas de plástico com seus respectivos potes e colocar os pequenos pra encaixar a tampa certa no pote certo.

Um exercício muito legal.

Me lembro do papai contar que quando ele e os irmãos tavam esquentando muito a ideia da vovó ou do vovô, meu vô pegava uma peneira grande, enorme, colocava no chão no terreiro, misturava 1 litro ( a medida era uma lata de 1 litro de qualquer coisa) de milho com 1 litro de feijão, (hoje só mudou o material, os exercícios são os mesmos)  mandava a negada sentar ao lado um do outro e separar. E quem tava brigando sentada do lado do inimigo. Muito legal.

E aproveitem pra catar o feijão porque é o que vocês vão comer no jantar, dizia ele.

Imagino que meus avós tinham aí pelo menos 1 hora de paz...rsrs...



E tem uma outra história que me lembrei e que não tem graça nenhuma, mas vou contar.

Alguem aí se lembra da Flávia Schilling?

https://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/flavia-ines-schilling/


Eu me lembro muito bem. Vivi esta época dura da ditadura militar.

E me lembro do dia em que ela foi libertada. Foi televisionado e eu estava trabalhando no Iraque, no fim do mundo numa época que não existia celular, internet, nada online...rs... e eu agoniada tentando imaginar a cena da libertação.

Me lembro que uma querida amiga fotografou e gravou a transmissão pela tv e me mandou. Chorei demais de alegria escutando pela primeira vez a voz da Flávia, em liberdade.

Mas o causu é do tempo em que ela estava presa.

Tinha um "exercício", que era o seguinte. 

As prisioneiras preparavam um terreno pra plantar uma horta. Faziam tudo. Preparavam os canteiros, adubavam, plantavam as mudinhas, regavam diariamente, arrancavam os matos, e quando a horta tava linda,  pronta pra ser colhida vinha um filha da puta em um trator e passava por cima destruindo tudo. E no dia seguinte era tempo de recomeçar o trabalho.

Me lembrei dessa história agora nestes dias de chuva e muita destruição.

E os dois exercícios o do meu vô e o do exército do Uruguai, são completamente ajustados aos dias de hoje. Só mudaram os materias. O objetivo é o mesmo.

Quando conheci o Uruguai na década de 80, fiz questão de conhecer mesmo de longe a prisão onde a Flávia ficou. 

Chorei tudo de novo.

O dia em que ela foi libertada

Termino aqui com uma frase da Flávia que é muito boa pra gente refletir e colocar em prática.

  • “Convivíamos com muitos “ex”: ex-presidente, ex-governador, ex-ministro, ex-reitor da UnB. Isso marca, indelevelmente, minha relação com ‘o’ poder. Nunca mais me fascinei, temi, encarei com temor ou reverência quem – de forma sempre tão precária e instável – ocupa lugares de poder. Isso é muito bom”


PREMA METTA SCHOOL

Se você puder nos ajude

Pense em nós

pra fazer sua doação

BRADESCO

Ieda Dias

AG 1658

C/C 450890-4

CPF - 156643506 44 ( PIX )


e continuamos com o
paypal

2 comentários:

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

COLARES - CADA UM MAIS LINDO PRA MAMÃE OU PRA VOCÊ - DIA DAS MÃES 2024

PREÇOS DOS COLARES 31 - 30,00 14 - 40,00 - VENDIDO 27 - 35,00 33 - 30,00 89 - 75,00 116 - 65,00 75 - 75,00 79 - 65,00 111 - 65,00 110 - 80,0...