terça-feira, 1 de novembro de 2011

A primeira ópera a gente nunca esquece!


Nunca, até a semana passada tinha assistido a um espetáculo de Ópera! Ok. Eu também acho um absurdo. Sempre empurrei com a pança porque achava que não ia gostar. E além do mais tinha um sonho.
Na minha cabeça iria acontecer o que aconteceu com a Júlia Roberts em Uma linda mulher (meu filme de cabeceira). Nele,  nem iria acompanhada da  delícia do Richard Gere, porque nem em sonho a libriana aqui tira os pés da terra, mas, iria acontecer o mesmo que aconteceu com ela. Eu ia me debulhar em lágrimas, e,  emocionada, perceberia  que havia descoberto a pólvora. E me perguntaria indignada:   
- Porque deixei pra tão tarde!
Então uma amiga me convidou pra assistir La Bohème no Palácio das Artes. Minha chance, pensei!  E ainda por cima de grátis. Juro que fui com a melhor das boas vontades de voltar apaixonada.
Qual o que! Não vou dizer que joguei a toalha, mas só voltarei se for pra ver alguma coisa mais animada tipo Carmen, Barbeiro de Sevilha. Porque esta seu Puccini me desculpe, é muito chata!  Deus me defenda!
E fiquei arrumando desculpa pra mim mesma por não ter gostado. Desculpa pra minha ignorância. Porque quem não gosta deste tipo de cultura é taxado como tal.
O seu Puccini escreveu o espectáculo em 1.800 e pouco. Naquela época o programa era legal, porque não tinha esta montanha de atrativos que a gente tem hoje, que nem precisa sair de casa pra se divertir. Ficar em um teatro durante 3 horas vendo uma peça em 4 atos, com 20 minutos de intervalo entre eles, deveria ser o máximo da diversão. Uma maneira de sair, exibir as indumentarias novas, ver gente, exibir jóias e afins, ir até a cafeteria. E se aculturar, claro! O povo tinha paciência de ficar esperando a figura cantar ao invés de falar.
Bão sem muito estender, lá vão minhas considerações finais.
A montagem é muito legal, cenários, figurinos, orquestra, os cantores devem ser ótimos (isso não tenho ideia nem posso julgar) . E tem, como você pode ver na foto do palco, acima, uma tela com a  legenda. Ainda bem, porque percebi que o povo não usa microfone. Mesmo quem entende italiano, não deve ter entendido nada. O som da orquestra é muito mais alto do que a voz deles. Em vários momentos não ouvi a voz de ninguém,  principalmente quando a orquestra se entusiasmava.
Voltarei?
Talvez.

A música é muito bonita. Pro meu parco e pobre gosto, não precisaria da cantoria

As pessoas chegando

Lá em cima a legenda que salva a pátria

As fotos não estão boas, mas dá pra se ter uma idéia.

8 comentários:

  1. Impressão minha ou a senhorita assistiu de camarote?

    ResponderExcluir
  2. Estava darling no camarote do prefeito, que por sinal não é o melhor lugar do teatro...acho q ele fica lá no puleiro só pra não se misturar com a plebe...
    bjis bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Iêda ! Vc relatou muito bem a sua primeira vez em uma ópera. Concordo com o que vc disse , e pra mim, se não fosse o letreiro... teria sido um tédio, pois teríamos que ficar fazendo suposições sobre os diálogos cantados.Pesando os pros e os contras até que valeu a pena ter ido.Mas não seria programa pra todo final de semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. E a soneira ia bater feio né darling/rrsss. Mas valeu! Brigadim de novo
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  5. Ô minha amaaada...que peninha! Talvez a escolha pra 1ª vez não tenha sido a melhor, mas tb a gente não escolhe o 1º beijo e se dependesse da falta de jeito o povo num beijava era mais nunca!rsrs Os hómi (tenores, baixos)eram de fato fraquim messsmo. Penso que deve dar uma 2ª chance procê...ou ficaria o resto da vida sem "beijar"???!!!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  6. Regis, lendo seu blog descobri q fostes no mesmo dia. Não viu a gente no puleiro não? Não comentei pq tava escrevendo o post e pensei em mandar proce direto. Mas, não desisti...Vou dar uma segunda chance pra si própria. Sem correr muito atrás, mas vou..
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  7. Nao me esperou...kkkkk.....na proxima vamos juntas para avaliar melhor. beijos. Clarice

    ResponderExcluir
  8. Amiga, vc devia me agradecer. Te salvei de uma roubada...rs
    bjos

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

PRESTIGIE SEUS AMIGOS - COMPRE O QUE VOCÊ GOSTA E QUE ELES FAZEM

N ós compramos todos santo dia de um tudo e ajudamos a enriquecer empresas, lojas, o que seja, de pessoas que não temos ideia de quem são.  ...