terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Estações de metrô de Paris e pontos de ônibus em Belzonte

Adoro os nomes da estações de metrô de Paris. Acho tão românticos, sonoros. Vejam só:  Porte des Lilás, Porte de la Chapelle, Mabillon, Ménilmontant, Anvers, Falguière, Filles du Calvaire, Varenne, e muitas outras.
Há anos que sonhava com nome nos pontos de ônibus aqui em Belo Horizonte. Iria ajudar muito. Já que a linha de metro é curta e com  pouca possibilidade de ser longa e cheia de estações, eu ficava colocando nomes nos pontos de ônibus.
É uma dificuldade saber onde descer do ônibus quando a gente dá um endereço pra alguem. Fica assim passar um endereço;  depois que passar a avenida X, você conta duas ruas a direita e dá o sinal. Desce em frente ao super mercado Y. Se o super mercado fechar, lá se foi a referência! E se a pessoa não conhecer a avenida, danou-se! E nem sempre o motorista ou o cobrador sabem os nomes das ruas. 
Tenho visto muito timidamente, alguns pontos de ônibus com nomes. Tipo: Pronto Socorro, Palácio das Artes. Tá melhorando. E também uma informação que eu morria de inveja porque não tínhamos, já andei vendo em alguns ônibus. O mapa do percurso do ônibus, com todas as paradas afixado dentro deles. Muito chic.
O mais engraçado, é que da mesma forma que temos esta dificuldade com os pontos de ônibus aqui, na França, os apartamentos é que não tem número. Uma peleja. Não cabe em qualquer papelzinho anotar o endereço. Endereço no Brasil é simples. Rua das Flores, 450/1.201. Quer dizer que o número da rua é 450, o apartamento é o 1.201 e consequentemente o andar é o 12.
Passando um endereço em Paris; 45, rue des Fleurs, entrada da esquerda, escada à direita no fundo do corredor, quinto andar, terceira porta à direita. Pode? Chegando na porta do apartamenro, tem normalmente o nome dos donos da casa ao lado da campainha.
Mas, até chegar lá...






Procurei fotos de pontos de ônibus em BH e não achei. Vou sair assim que a chuva der uma trégua e fotografar.

6 comentários:

  1. Não sei como é aí, mas na minha cidade( J. Fora) ponto de ônibus é um tumulto só, entra quem chegar primeiro na porta, rssss
    Dia de chuva, nem pensar, salve-se quem puder....
    Morri de inveja em BuAs, qdo vi uma fila enorme pra pegar ônibus, bem organizado.
    Boa idéia, estações com nomes de referencia.
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Aqui não fica atrás Maga. Pros onibus q tem maior numnero de passageiros tem até policial à cavalo pra organizar a fila...um verdadeiro desconforto e humilhação. Por que não fazem uma porra de um corredor e as pessoas entrariam em fila e organizadas...ainda estamos muito longe daquilo q se chama respeito ao ser humano
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  3. Eiiii Iê_ama_da!!!
    Passando hoje pra desejar um 2012 do jeitim que cê ama: muiiitas viagens! Claro que abençoadas com saúde, alegrias e paz!
    Beijuuss, estalados de novos, n.a.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada quérida, pra vc tb. e filhotes, um 2012 cheio de alegria e saude...e já tô preparando as malas...este ano promete muita alegria na estrada
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  5. olá, moça!!!

    Eu sou de BH e tô indo em Julho pra Europa, pela primeira vez. XD
    Mas é daquelas viagens d gente dura mesmo, vou mais pra ver do q pra comprar ehueheu enfim, na busca de economizar, achei uns pacotes de trem. Penso em comprar o Eurail Select Pass, pra 4 países. já ouviu falar? paga uma quantia e pode cruzar os paises escolhidos a vontade, pelos trens e dentro dos países. Será q compensa? isso q vc citou, é o metrô, né? não o trem... quanto é a passagem de metrô mais ou menos?

    obrigada! XD

    ResponderExcluir
  6. Me mande seu tel por imeio q te ligo pra saber mais o q vc tá afim de fazer.
    chezsalope@hotmail.com
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

IDEIAS DE PRESENTE PARA O DIA DAS MÃES 2024

OU PRA QUALQUER DIA.  PRESENTE É SEMPRE BEM-VINDO VALORES DOS COLARES DESTE VÍDEO 114 - 65,00 98 - 65,00 99 - 75,00 65 - 75,00 36  - 40,00 5...