segunda-feira, 29 de julho de 2019

NOSSAS TIUKINHAS E A MENSTRUAÇÃO

A primeira vez que eu menstruei tinha 13 anos, minha mãe já tinha me contado a história toda e o pessoal da J&J já tinha ido na minha escola, passou filmes, fez explicações, ganhamos amostra de Modess. Não me lembro de ficar constrangida. Acho que rolou naturalmente.
Eu morava em uma rua que tinha uma lojinha na esquina. Rua de bairro, meninada na rua, meninos de um lado meninas do outro e era um constrangimento ir todo mês comprar o tal do absorvente. Os meninos ficavam curtindo com a cara da gente. O pior é que o dono da lojinha embrulhava todos em um papel rosado e ficava aquela pilha enorme! Saiu com a caixa rosa era Modess. Me lembro que num ato de esperteza comecei a tirar todos da caixa e assim o embrulho ficava disfarçado.
Me lembro também de um querido amigo, também na mesma faixa de idade, com um monte de irmãs em casa que mandaram ele comprar os absorventes. Não adiantava chiar. Naquele tempo mais velhos mandavam nos mais novos.
Foi à farmácia. Cheia de gente, pediu baixinho e na hora da entrega o seu Romeu dono da farmácia fala na maior altura: de quem é o Modess? Ele só não teve um infarto porque tinha 13, 14 anos. Mas o trauma carregou por muitos anos.
Por que tô contando essas histórias?
Pra dizer, que na Índia que não canso de dizer, nesse quesito estão nos anos 50 brasileiros. Até pior.
Há uns anos atrás comprei pras nossas tiukinhas livros que explicavam tudo sobre menstruação. Não li com elas pra não inibir mas pedi pra elas leram juntas e explicarem daí pra frente pras meninas que estivessem prontas pra menstruar. Foi muito legal.
Comprei pacotões de absorventes e deixei na escola. Elas sabiam onde estava e cada uma pegava todo mês quantos precisasse. Sem precisar passar pelos professores. 
Esse tipo de papo  só quando eu tô lá. A gente tem conversas de meninas. Com o Anup e os professores não rola. É bem capaz de dar uma merda se for abordado na escola. Vai que comentam em casa e os pais não vão entender. Comigo não tem problema.
Não vejo a hora de chegar novembro e ver como todos estão indo.Ver se a caixa de medicamentos tá em dia, se tem comprado os absorventes e outras modas que inventei.
Se você quiser me ajudar com algum dimdim pra comprar os absorventes vou ficar muito feliz.
Sem eles elas vão usar trapos, pedaços velhos de saris (sintéticos) ou então nem sair de casa. Já vi mulheres com o sari manchado de sangue, se escondendo e correndo pra casa pra se lavarem.
Constrangedor e triste. Muito triste.

Fazendo absorventes em de uma forma bem artesanal


Este indiano com muitas filhas pesquisou e começou a fabricar absorventes pras suas filhas e a coisa foi crescendo. Hoje vende em toda a Índia.
Muito legal.
Vale a pena abrir o link e conhecer a história dele.




PREMAMETTASCHOOL

Nossa escola vive de doações

Nos ajude por favor !

Ainda precisamos muito de você


Prema Metta School

BRADESCO

pra receber sua doação

Iêda Dias

agência 3796

conta 00030060 8

cpf 156643506 44

e continuamos com o

paypal

eidiabh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...