domingo, 16 de outubro de 2022

CASAMENTO À INDIANA - 1

 

Quando falo sobre a Índia, normalmente tô me referindo sobre a região em que vivo. Não posso falar sobre hábitos e costumes em geral como se fosse igual pra todo lado. É como no Brasil. Muda muito ou muda tudo dependendo da região.

Fiquei impressionada com a Índia que vi no sul. Nada a ver com o norte (Bihar) onde fico.

Nada de religiosidade, mulheres vestindo saris, pessoas descalças, vacas na rua, templos,  muita falta de higiene, nada disso.

O sul é bem ocidentalizado. Talvez seja porque os ingleses se aglomeraram mais por lá.

E muito mais rico.

Sobre casamento indiano, me informei e parece que é quase igual pra todo lugar.

O que faz a diferença é o poder aquisitivo das famílias. Quanto mais dinheiro mais ostentação e mais dias de festa.

Meu amigo já tava na hora de casar. Sim, tem hora e isso me lembra muito de quando eu era criança. Acho que isso não existe mais no Brasil. Mas antigamente iam casando os filhos de acordo com a idade. Primeiro os mais velhos, porque se encalhasse um o encalhe viria em cascata.

Este irmão do Anup vai ser o último a casar. O Anup empatou a fila por um tempo, mas finalmente se casou e liberou pro irmão seguir seu predestinado caminho.

Já há bastante tempo tem vindo famílias até à casa dos pais dele pra levar fotos de filhas também em idade de casar, conversar e ver se entram num acordo.

Eles vem e falam sobre os predicados da moça. A família do rapaz antes disso já se informou se a família dela é boa, se tem educação, qual grau de educação, se são honestos, trabalhadores. Como se isso fosse garantia pra algum futuro ótimo relacionamento. 

Mas enfim, é assim.

O futuro noivo também fica presente nesse encontro ( a moça não, fica em casa esperando o desfecho do seu destino)  e fala sobre suas qualidades, (acho engraçado isso)  predicados e situação financeira, seu trabalho. No fundo é uma grande mentira, porque a situação financeira no caso, foi baseada no que o Anup tá construindo pro futuro dele. Aqui na Índia nada é da pessoa. Tudo que ele adquire passa a ser da familia.

O noivo em questão não tem nada. E não precisa ter pra se casar. Tão fazendo (Anup está) um comodo a mais na casa dos pais e lá eles vão morar. Junto com os outros dois irmãos casados, pai e mãe.

A cozinha continuará a ser comunitária, a sogra vai passar a dominar a nora, porque ao contrário do que elas, as moças sonham, saem de uma prisão e caem em outra. Uma roubada...rs

Normalmente só mudam de pobreza.

Então depois de várias idas foi travado o acordo com uma familia. A moça servia pro rapaz e os pais de ambos nem sonham em saber ou querer saber se um serve pro outro, ou se querem esse engajamento. Os pais escolhem e tá dada a palavra final.

Aí marcam a data da festa (tudo tem festa e comida) pro compromisso. E o dote. Muito importante.

A respeito do dote e da festa, falo no próximo post. O que pra mim também foi uma surpresa. Nada a ver do eu e muita gente imagina

 que seja.


Ajude as meninas e meninos da 

PREMA METTA SCHOOL

a crescerem com escola, amor, alimento

Se você puder faça uma doação

Pense em nós

para doar

BRADESCO

Ieda Dias

AG 1658

C/C 450890-4

CPF - 156643506 44 ( PIX )

                               Quando uma pessoa se hospeda em nossa 
                                             Senamura Guest House 
está ajudando nossa 
Prema Metta School



2 comentários:

  1. Que interessante ver, ler, aprender sobre culturas diversas assim. Pra nós é espantoso, pra eles,bem normal. Mas, vou te contar...Afff! Que sejam felizes! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante Chica. Vou contar tudo até o dia do casamento...bjos bjos

      Excluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

COLARES - CADA UM MAIS LINDO PRA MAMÃE OU PRA VOCÊ - DIA DAS MÃES 2024

PREÇOS DOS COLARES 31 - 30,00 14 - 40,00 - VENDIDO 27 - 35,00 33 - 30,00 89 - 75,00 116 - 65,00 75 - 75,00 79 - 65,00 111 - 65,00 110 - 80,0...