quarta-feira, 25 de julho de 2012

E foi assim que eu escolhi o meu Deus no hinduismo

Eu sempre fui curiosa quanto a imagem de Ganesha. Por que aquela cara de elefante num corpo de criança?
E quando escutei a sua história me apaixonei. E ele passou a ser meu Deus dentro do hinduísmo. Ganesha é lindo, fôfo e cheio de amor pra dar.

Lá vai a história que eu ouvi. Porque tem outras versões.

Shiva e Parvati eram casados. Então um belo dia, Shiva saiu pra guerrear e conquistar territórios...e foi e nunca mais voltava. Parvati estava grávida quando ele se foi. E  nasceu Ganesha e Shiva  guerreando e conquistando.
Ganesha já tava ficando um homenzinho, quando um belo dia sua mãe foi se banhar e pediu a ele pra ficar na ante-sala da sala de banho e tomar conta pra não deixar ninguem entrar. Ganesha era apaixonado pela mãe e totalmente obediente.
Neste ínterim (até q que enfim consegui usar essa expressão...rs) chega Shiva de sua longa jornada.
Ele pergunta por Parmati e o garoto diz que ela está tomando banho. Mas Shiva foi entrando pra se encontrar com sua esposa. O garoto pula na sua frente e impede dizendo que naquele lugar de total intimidade ninguem podia entrar. Shiva fica irritado com a arrogância do garoto enfrentando logo ele, o grande Shiva. Mas o garoto fica relutante e não deixa que ele entre. Shiva fica furioso e luta com Ganesha. Na luta ele corta fora a cabeça do menino. Neste hora chegam empregados da família e ficam atordoados. Reconhecendo Shiva eles gritam com o pai:
- Você matou seu filho. Seu filho!
Aí é o pai que desorienta:
- Como pude matar meu próprio filho! Mas eu não sabia!
Quem mandou ficar anos fora de casa! ( eu falei! )
Então ele consulta seus sacerdotes, que dizem que tudo não está perdido. Se você encontrar uma outra cabeça de um ser vivo e recolocar no corpo do seu filho nós faremos com que ele retome a vida.
Shiva manda seus empregados saírem a procura de uma cabeça. Eles encontram elefantes no caminho e cortam a cabeça de um filhote e levam pro palácio. Ela é colocada em Ganesha e ele retorna à vida.
Ganesha era muito popular e muito querido em sua aldeia. Então, quando ele saía à rua e falava com as pessoas, as pessoas não o reconhecendo não falavam com ele e ele ficava muito triste.
Contou pro pai, que não entendia porque ninguem mais falava com ele, brincava com ele. O pai disse que é por conta de sua nova imagem, mas que daquele dia em diante as pessoas não só iriam falar com ele, mas iriam também endeusa-lo reverencia-lo. E fez com que o filho se tornasse um Deus.
E assim aconteceu.
Ganesha virou mais um Deus.

Shiva

Parvati

O casal

Ganesha

Pra quem se interessa por este assunto, vale a pena ler no link abaixo todos os simbolismos da imagem de Ganesha. Muito interessante!

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...