Hoje, fui a duas lojas daquelas que tudo custa X e 99 : um assalto, um roubo legalizado.
Mas, o maior culpado dessa turma estar se dando tão bem, é o próprio consumidor. Quando o nosso povo vai aprender que ele tem direito a receber o troco certo?
Na primeira loja, a moça do caixa me deu faltando R$ 0,01 e eu disse: "Falta R$ 0,01". Ela abriu o caixa de novo, pegou o centavo e me deu. Fiquei fazendo um pouco de hora, fingindo que tava guardando as coisas na bolsa e, enquanto isso, duas pessoas foram atendidas : todas as duas receberam faltando o troco. Na terceira, também faltou o troco, fui saindo junto com o rapaz e perguntei : "Você não reclama quando falta o troco?" Ele disse, como se fosse a coisa mais normal do mundo e, como se o dinheiro dele fosse achado na rua : "Tem problema não!" Eu só disse: "Tem problema sim; cada pessoa que compra e não exige os centavos do troco, eles vão pro dono da loja. Já pensou o que dá isso no final do dia?" E fui andando, deixando ele pra trás com uma cara de interrogação. Espero que pense a respeito e não se deixe ser roubado da próxima vez.
Na segunda loja, ( Tupis Comércio Varejista, Rua Tupis, 145-BH ) a mesma coisa : a moça me deu o troco faltando R$ 0,01. Vejam o diálogo:
- Falta 1 centavo.
- Não tenho. Você não tem 4 centavos?
- Não, não tenho.
- Então fazemos como?
- Mas eu não tenho 1 centavo. E, se você não tem a quantia certa....
- O meu dever é te pagar e o seu de me dar o troco. Se não tem, chame o gerente.
- Fulana, chame a gerente
- Ela tá ocupada fazendo não sei o quê.
Como não me movi, ela deve ter me visto por câmeras, ou sei lá, e desceu lá do mezanino. Nem bom dia deu e já foi falando :
- Qual o problema?
- Ela tá querendo o troco, disse a caixa.
- Tô querendo não, o troco é meu, é meu direito.
- Nem existe mais moeda de R$ 0,01 - disse a gerente. Como se isso solucionasse o problema.
- Se não existe a moeda, não deveria existir nada a 99 centavos. Mudem os preços - eu disse.
Ela passou quiném um general, foi lá na porta da rua, sei lá onde, nem olhei, voltou com R$ 0,01 e me deu. Não disse nada pra mim e falou com a caixa.
- Fulana, ligue pra não sei quem e relate esse fato - e subiu de novo.
Enquanto guardava a moeda, a caixa disse : "É a pessoa que tem que me dar o troco". Super simpática e gentil a caixa e, nem por um momento, foi estressante a conversa. Enquanto a gerente não descia, eu perguntei se ninguém reclamava e ela disse que não. E eu disse : "Não vou perguntar pra não te constranger mas, o que sobra no seu caixa todo dia por conta destas moedas deve ser um absurdo".
Ela sorriu e consentiu com a cabeça.
Semana passada (18/06) fui ao Carrefour fazer compras e, um produto que compro sempre, tinha dobrado de preço. Achei estranho, porque aumentar o preço é uma coisa mas, dobrar, já é demais.
Cheguei em casa e falei com uma atendente deles pelo chat. Passei minha dúvida, ela anotou tudo e ficou de entrar em contato dentro de, no máximo, 3 dias. No final da tarde do mesmo dia, já me ligou uma funcionária de São Paulo, pra se certificar da minha dúvida. Anotou tudo, qual loja, endereço. OK.
Hoje (21/06) cedinho, me liga o gerente do Carrefour onde faço minhas compras (mais uma vez pra esclarecer a dúvida). Eu disse que ia sair e passaria por lá, pois é ao lado da minha casa. Passei e fui atendida por ele e a dúvida foi esclarecida. No dia que fui comprar o produto, tinha uma plaquinha de um produto similar, que é mais caro, no lugar do que eu compro. Eu tinha olhado bem, mas só tinha o meu produto. Hoje já tava certinho; cada produto com seu preço devido. Tá bom, muito obrigada pela atenção e adeus.
Cheguei em casa e passei imeio pro Atendimento pra agraceder a atenção da empresa. Da mesma forma que reclamo, eu agradeço. Daí a poucos minutos, me ligam de novo de São Paulo, pra saber se estava tudo resolvido, porque o gerente tinha falado que já tinha entrado em contato comigo, que eu já tinha passado na loja, etc. etc.
Por que tô contando isso? Porque toda vez que vejo alguém reclamando, de alguma coisa, nesse sentido e que eu digo "ligue pra empresa, mande imeio ou faça qualquer tipo de contato", sempre escuto a mesma ladainha : "Não adianta! Ninguém resolve nada!" Não é verdade! Todas as vezes e, felizmente, não foram muitas, que reclamei ou quis sanar dúvidas sobre qualquer coisa, fui muito bem atendida.
Até brinco que fiz uma reclamação sobre OB, uma certa vez, e quase me arrependo porque, achei que o povo da Johnson&Johnson ia se mudar aqui pra casa, de tanto que apareceu gente pra me ajudar.
Portanto, meu povo, vamos mudar esse conceito de que nada se resolve nessa terra, essa mania de não reclamar ou achar que não vai ser ouvido.
Você pode pensar: "Mais barraqueira impossível, você!" Sou mesmo.
Adoro comprar esse tipo de briga.
Chérie, bom dia.
ResponderExcluirVocê citou o nome do mercado, mas e o da empresa que também se importou e ligou para saber como foi o atendimento, não vai citar? Acho que ela merece.
Algum tempo atrás comprei uma espuma de barbear Bozzano, que dizia deixar a pele refrescante. Mas para mim ficou ardendo. Liguei lá e gentilmente me forneceram um código e meu único trabalho foi ir até os Correios para devolver o produto sem nenhum custo e logo depois recebi outro em casa.
Se for para reclamar ou elogiar, acho que o procedimento deve ser igual, dar nomes aos bois.
Bjs.
Bem pensado JC. Vou ver isso hoje e coloco no corpo do post. Brigadim pela lembrança.
ResponderExcluirbjos
JC agora que entendi o que vc disse. Na situação do Carrefour, o contato foi com eles o tempo todo. Posso não ter sido clara ao escrever. Mas vou colocar os nomes das duas lojas que não tinham troco.
ResponderExcluirbjos e brigadim
Não sei se você sabe mas o Verdemar tem sempre promoções do tipo traga 1,00 em moedas de 0,01 e ganhe...agora estão dando aquelas ecobag que são um luxo...antes era uma pizza...assim eles sempre tem o troco para os clientes. Isso faz parte da administração moderna. Bjs, Clarice
ResponderExcluirSabia não Clarice, e é uma ótima idéia. Aliás o Verde Mar é um dos melhores atendimentos de BH.
ResponderExcluirBrigadim amiga.Ótima dica
bjins
Tá com toda a razão, q sirva p todo mundo repensar e mudar a conduta nossa de comodismo.
ResponderExcluirDireito é direito e pronto.Vamos respeitar e exigir sermos respeitados.
Comigo as vezes acontece isso e confesso q deixo p lá (depende do dia) outras faço questão, e algumas vezes sou eu q dou a menos neste mesmo estabelecimento p ver o q fazem comigo.Dei sorte até agora pois muitas vezes esses msms caixas aceitam.
Mas tá errado sim, o certo é exigir ou mudar o preço.Tô com vc, Iêda.
bjim
O problema Maga, é que aqui na nossa terra, quem reclama por pouco é tido como mesquinho. Coisa de pobre...rsss
ResponderExcluirbjos
Além disso tenho uma filha q desde bem novinha reclamava de tudo, inclusive de um Chips q n veio a figurinha, até ração de seu cãozinho q veio bichada, ela liga p 0800 e eles atendem sim, ligam e mandam o produto, as vezes até mais.É claro q temos q informar o lote, etc,o estabelecimento, nada de mais. O certo.
ResponderExcluirLembrei disso tb.
Até mais.
bjim
Ela tá certíssima, Maga. Não queremos nada de graça. Só o certo. E sermos respeitados, né não? Essas lojas de 0,99 são um roubo legalizado...absurdo
ResponderExcluirbjos
Sinto muitíssimo em discordar de sua cumadre Clarice: moro garrada no Verde Mar/Matriz e apesar dessa troca que ela cita (que é vero), eles são DOUTORES em não devolver o tal um centavo... Como me conhecem de looonga data nem triscam: ou dão MEU um centavo ou dão cinco (o que acho ótimo rsrs)e as mininas dos caixas já conhecem meu "bordão": vai ficar procês no final do dia? Vão ratear o(s)centavo(s)? Se for, hj como tô boazinha dimaiiiiisss, até deixo!rsrs Hj em dia algumas já brincam comigo: Tá boazinha???rsrs E quanto ao Carrefour empaco na fila, aguentando a cara amarrada do POVO atéééé chegar MEU troco!!!
ResponderExcluirBeijuuss n.c.
Rê/Regis
www.toforatodentro.blogspot.com
Sabe Regis, eu sempre tento facilitar o troco ou pagar com cartão de débito pra não ter que discutir. Mas, quando pago com dinheiro, quero meu troco. Achei a idéia do Verdemar interessante. O problema, é que com as balanças eletrônicas, os números nunca são redondos.
ResponderExcluirEntão, eles tem que ter o troco.
bjins
Ieda..voltei..rs
ResponderExcluirSobre o negócio do troco, quando trabalhava no restaurante dos meus pais no interior de Sao Paulo, quando tinha q arredondar, tipo 11,05..eu arredondava para 11,00, apesar que quando é cartão acho injusto.. sempre para menos 11,97..11,95 ou até 11,90, mas a maioria dos clientes achavam que era merreca e não davam valor..e agora pensando..imagina o prejuízo que dei aos meus pais..rsrs..mas a idéia era sempre facilitar o troco e agradar o cliente, apesar que a maioria não tava nem aí..
Sobre reclamação, há 1 ano atrás comprei um carro da marca Honda e me venderam sensor de estacionamento, achei interessante e comprei, mas começou a ter problemas e com minha vinda para Europa, realmente desencanei, mas pedi para minha irmã checar na recisão, porque teria pelo menos 1 ano..mas descobri q tinha apenas 6 meses...e teria que pagar quase a metade do q paguei pra colocar pra consertar..enviei um email e me retornaram falando que irão colocar um de graça...quem não arrisca não petisca!! Bj
Pois é Bee, muitas e muitas vezes deixamos de ganhar uma situação porque já apostamos e cara na derrota. Eu parto pra briga.
ResponderExcluirbjs
Tábom vou entrar meio q anônima ,aliás a criança já tá andando ,largou a chupeta ,completando 1 ano ...e só hj consegui ficar a sós comigo mesma e viajar ,conhecer seu blog!Me acrescenta aí como perseguidora !!Beijos estalados e abraço com o coração batendo junto !! Sônia Borges,sim colega euzinha aki!!
ResponderExcluirTábom vou entrar meio q anônima ,aliás a criança já tá andando ,largou a chupeta ,completando 1 ano ...e só hj consegui ficar a sós comigo mesma e viajar ,conhecer seu blog!Me acrescenta aí como perseguidora !!Beijos estalados e abraço com o coração batendo junto !! Sônia Borges,sim colega euzinha aki!!
ResponderExcluirColega, transmimento de pensação...te ligo hoje
ResponderExcluirbjos bjos