Abro minha apresentação do Sr. Yann, com esta foto que adoro!
Yann Arthus-Bertrand é um jornalista e ambientalista francês, que se dedica a tirar fotos de cima; sempre de helicóptero. Já fotografou grande parte do mundo e sempre mostrando os lugares por ângulos que, provavelmente, teríamos pouca chance de conhecer. E acabou fotografando, inclusive, desastres e a força da natureza, por estar, coincidentemente, no local na hora do acontecimento, como deslizamentos de terra, soterramentos e vulcões. Felizmente, as paisagens mais lindas e inusitadas são predominantes nesse mundão velho de Deus. Quando entro no site, fico pulando de um país pra outro e sempre descobrindo fotos novas. Me lembro de uma exposição dele em Paris, no Jardim de Luxemburgo, que foi um sucesso. E tive oportunidade de ir, mais de uma vez, podendo assim aproveitar bem. E levei amigos.
Foram feitos posters enormes de várias fotos e elas foram colocadas nas grades, que circundam o Jardim. Ficou lindo ! E, o que mais me encantou, foi a oportunidade de qualquer pessoa poder ver e o disse-me-disse que virou : as pessoas comentavam umas com as outras, perguntavam - "Você já viu aquela tal?", "Precisa voltar e prestar atenção nisso ou naquilo", então, todos ficavam indo e vindo na calçada. E, ao lado de cada foto, tinha a história dela : quando e como foi tirada, inclusive com foto do Yann fazendo a foto. Um barato! E, na entrada do Jardim, foram armadas tendas, onde ficavam passando os filmes do make-off. O pessoal fazia turnos pra assistir (tipo, uns 15 a 20 minutos cada filme). O maior entra e sai. E também tinham tendas vendendo os trabalhos : livros, posters, tudo. Tudo carinho, mas de um valor sem fim.
Ele já veio ao Brasil, com sua exposição, mais de uma vez. Se quiser saber por onde anda a exposição, entre no site e veja o roteiro. Quem sabe não tem uma onde você está agora? Vai lá.Esta é uma foto da Floresta Amazônica depois de uma tempestade, com o belo arco-íris que formou. Há mais de 20 anos que conheço o trabalho do Sr. Yann e não me canso de admirar. É até difícil escolher algumas entre as centenas de fotos maravilhosas que ele faz, pra colocar aqui e mostrar pra você.
Essa foto é de um acampamento de nômades no Afeganistão.
Corrida de Fórmula 1 em Mônaco.
Floresta do Canadá, no outono. Quando a gente tem a oportunidade de ver a floresta, por um ângulo assim?
Essa foi feita na Costa do Marfim. Segundo o Yann, era uma festa de rua e ele tentou, por muito tempo, tirar a foto da multidão, mas, não conseguiu do jeito que queria, porque todos sorriam e davam adeus pra ele no helicóptero, então desistiu e bateu a foto da multidão acenando.
Olhe a pirâmide do Louvre vista de cima. Linda !
Não conhece Paris? Então agora deu pra entender direitinho onde fica a Notre Dame, e viu as duas ilhas que são formadas, pelo Rio Sena, em pleno centro da cidade.
Essa foto eu tenho tirada do chão : Éfesos, na Turquia; pertim da casa de Nossa Senhora. Quero voltar, rever e aproveitar mais um pouco da beleza que é esse sítio arqueológico. A Biblioteca de Celsius, conserva a fachada quase intacta. Como um milagre!
Já comprei e naveguei por essas águas na Tailândia : o Mercado Flutuante. Já falei aqui sobre ele. Muito interessante. Muito mesmo!
Você pode fazer fundo de tela com sua foto preferida, ou mandar um cartão postal também. Muito legal !
deleite pra quem é louco por fotografia como eu né
ResponderExcluirDona Brenda, vai nadar de braçada....rs
ResponderExcluirbjos
Muito interessante conhecê-lo e seu trabalho , vou já entrar no site p ver.A primeira, Mônaco e ultma foto então...
ResponderExcluirAqui aprendo muitas coisas, mas confesso sou meio distraida, somente hoje reparei embaixo do link p postagem, reações.Isso é novo ou sempre esteve aqui?Me mato então rssss
É novo Maga...rs. Vc vai amar o Yann.
ResponderExcluirbjos
Ieda, adorei as fotos, não conhecia.
ResponderExcluirJá que você ofereceu , vou abusar. Meu marido chegou querendo conhecer a Catedral de Chartres. Já foi? Tem informações de como chegar lá? O trem é uma possibilidade, sabe qual é a estação.Bem, o que tiver, "mistura e manda" , tá?
beijos
Elisa
Elisa, já fui e vale a pena conhecer a catedral e a cidade. Psseio tranquilo pra ir de trem. Tipo vão pela manhã e voltam à tarde.Vocês vão sair da Gare de Montparnasse, a cidade fica há 80 km de Paris, mais ou menos 1 hora de viagem e vai custar por pessoa uns 30 euros a passagem. Tem vários trens indo e vindo por dia. Vão correndo, porque o tipo de pedra que foi usado pra construir a igreja é super poroso e tá se desmanchando...rs. Verdade. poluição, tempo, chuva etc. Como toda catedral monstruosa de grande é sombria e foi feita pra isso mesmo. Amedrontar os fiéis....rs
ResponderExcluirbjos
Olá, sou nova no pedaço, mas adorando os caminhos por onde você andou e já fiz Paris,plano de fundo do meu computador
ResponderExcluirParabéns
Jussara
Seja muito bem vinda Jussara. Pode fazer propagando do blog, que eu não ligo não...rs.
ResponderExcluirbjos