sexta-feira, 25 de junho de 2010

Velório no Rio Grande

Em um início de noite, lá pelas bandas do Rio Grande, morre um garimpeiro, filho de família de pouquíssimas posses.
Começaram a chegar os amigos e curiosos e as perguntas não variavam. De que morrera, como fora sua morte, que idade tinha...
O rapaz estava sendo velado em um pequeno catre, colocado no meio de uma minúscula saleta, com chão de terra batida.
Já começava a escurecer. Foi acesa, na sala, uma lâmpada de, no máximo, 15 velas, uma verdadeira brasinha na esteira do teto.
Um dos presentes, que não tinha muita intimidade com os familiares do morto, levantou-se e, sorrateiramente, foi deslizando pela sala, chegando aonde pretendia, a cozinha. Lá, outra lâmpadazinha a iluminava e era melhor que a da sala, mesmo porque suas proporções eram mínimas. Notava-se que não havia nada para comer durante o velório. Em poucas palavras, borralho apagado.
O pretenso samaritano, receoso de passar a noite de velório sem nada para comer ou beber, chamou um companheiro, esse, amigo íntimo da casa, expondo-lhe a tragédia que se avizinhava.
O chegado da casa, desculpando-se por não ter condições para arcar com as despesas do "comes e bebes", teve então uma idéia: iriam todos ao dono da casa, para o alertarem e encontrarem uma solução.
Após quinze minutos de desculpas, o pai do falecido, aborrecido por não ter nada para oferecer, consentiu que o chapéu corresse.
Todos estavam cabisbaixos. Um deles aparece com o chapéu, solicitando um adjuntório. A cada hora, um era abordado.
Eis que, ao abordar um sujeito que se encontrava ao lado do defunto, foi logo dizendo:
- Amigo, nos dê uma ajuda para o velório.
Antes mesmo de receber a resposta, percebeu que se tratava do dono da casa e foi logo dizendo incontinente:
- O senhor não precisa colaborar, o senhor já entrou com o defunto.
Mais um causu tirado do livro "Causos e Causos", de Soter Antonio de Oliveira Pádua.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Concentrando pro jogo de amanhã e se distraindo enquantisso


E minha amiga liga pra mãe pra saber das novidades, inclusive da Copa. A mãe, que escuta pouco e usa aparelho, avisa que não tava aguentando mais a barulheira das "fufuvelas" e tirou o aparelho até segunda-ordem. Ri muito, porque não deu tempo nem de aprender o nome certo da corneta....rrsrsrs. Tirou o aparelho antes. Parte do diálogo:
- E aí, mãe? Tudo bem? Animada com a Copa?
- Deus me livre se o Brasil ganha! Só de ganhar um jogo, já não aguento mais o barulho. Ninguém aguenta essas "fufuvelas".
- Mas, mesmo assim tá torcendo muito?
- Tossindo? Eu? Tô não!
- Deixa pra lá, chame o papai. Beijo.
Mas, antes de passar o telefone pro pai, saiu com essa.
- Sabe por que o Kaká só tá rendendo 90%?
- Não, por que?
- Porque os outros 10% ele dá pro pastor.

Curiosidades

- Para ir aos dois estádios de Joburg, você deve cruzar uma ponte que dá vista pro centro da cidade e, bem no meio, tem um prédio alto, completamente "envelopado" de Nike e com uma foto enorme do Cristiano Ronaldo.
O detalhe: dependendo da vista aérea que as câmeras pegam do Soccer City Stadium, vê-se o prédio. Vale a observação final : pra que não fosse caracterizado como emboscada, a Nike já havia "comprado" o prédio há mais de um ano.

O pobre do Zakumi, mascote da Copa do Mundo, realmente virou um zero à esquerda, por conta da vuvuzela. Vi a Fátima Bernardes dizendo que perguntou aos filhos se queriam que ela comprasse um Zakumi. E os meninos: quem???

A Adidas Jabulani, é a bola oficial de 2010 da África do Sul. Jabulani significa "trazendo alegria pra todos", em IsiZulu.
Criança na Copa.

Clara, achando que os jogadores estavam muito lentos, correndo pouco:
- Solta uma onça aí que eu quero ver se eles não correm.

- Eu vou torcer SÓ pro Luis Fabiano ganhar.
Pedro, que ainda não entendeu o que é um jogo coletivo.

E a melhor de todas.
- Ué, ele fez gol e foi despedido?
Manu, indignada com Elano sentado no banco após ter feito um gol.

Essas crianças são filhas da Ana, dona do blog "Eu com os 4", blog que eu persigo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Apenas uma questão de amor

Vou citar, somente, duas frases deste artigo recomendado por um leitor e você vai querer ler ele todo.

"Até quando seguiremos dando medalhas a um soldado por ele matar outros homens e expulsando-o por amar um?"

" Ver dois homens se beijando é simplesmente uma questão de amor."



Dois grandes juntos : Millôr e Oscar Wilde !






Olho, alarmado;
E se a vida
For do outro lado?
Millôr
Disfarce: no Planalto tem muita gente de quatro, fingindo que está apenas procurando a lente de contato - Millôr

O estômago tem razões que os já alimentados não compreendem - Millôr

Não deixe de perdoar os seus inimigos. Nada os aborrece tanto - Oscar Wilde

O número dos que nos invejam, confirma as nossas capacidades - Oscar Wilde

Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo - Oscar Wilde

"Ela me abandonou sem aviso." - Antigamente era o grito de mágoa de amante traído. Hoje, é a queixa amarga de um patrão sem cozinheira - Millôr

terça-feira, 22 de junho de 2010

Reclamando e sendo atendido. Isso acontece sim

Já falei aqui ( Empaque na fila... 18/12/2009 ) e vou falar novamente sobre a minha indignação, ou porque não dizer, minha puteza, quanto ao desrespeito para com o consumidor. Questão? Falta de troco. É raro você receber o troco corretamente. E eu sou a canseira, a que não sai sem meus centavos. São meus ! É um absurdo !
Hoje, fui a duas lojas daquelas que tudo custa X e 99 : um assalto, um roubo legalizado.
Mas, o maior culpado dessa turma estar se dando tão bem, é o próprio consumidor. Quando o nosso povo vai aprender que ele tem direito a receber o troco certo?

Na primeira loja, a moça do caixa me deu faltando R$ 0,01 e eu disse: "Falta R$ 0,01". Ela abriu o caixa de novo, pegou o centavo e me deu. Fiquei fazendo um pouco de hora, fingindo que tava guardando as coisas na bolsa e, enquanto isso, duas pessoas foram atendidas : todas as duas receberam faltando o troco. Na terceira, também faltou o troco, fui saindo junto com o rapaz e perguntei : "Você não reclama quando falta o troco?" Ele disse, como se fosse a coisa mais normal do mundo e, como se o dinheiro dele fosse achado na rua : "Tem problema não!" Eu só disse: "Tem problema sim; cada pessoa que compra e não exige os centavos do troco, eles vão pro dono da loja. Já pensou o que dá isso no final do dia?" E fui andando, deixando ele pra trás com uma cara de interrogação. Espero que pense a respeito e não se deixe ser roubado da próxima vez.

Na segunda loja, ( Tupis Comércio Varejista, Rua Tupis, 145-BH ) a mesma coisa : a moça me deu o troco faltando R$ 0,01. Vejam o diálogo:
- Falta 1 centavo.
- Não tenho. Você não tem 4 centavos?
- Não, não tenho.
- Então fazemos como?
- Mas eu não tenho 1 centavo. E, se você não tem a quantia certa....
- O meu dever é te pagar e o seu de me dar o troco. Se não tem, chame o gerente.
- Fulana, chame a gerente
- Ela tá ocupada fazendo não sei o quê.
Como não me movi, ela deve ter me visto por câmeras, ou sei lá, e desceu lá do mezanino. Nem bom dia deu e já foi falando :
- Qual o problema?
- Ela tá querendo o troco, disse a caixa.
- Tô querendo não, o troco é meu, é meu direito.
- Nem existe mais moeda de R$ 0,01 - disse a gerente. Como se isso solucionasse o problema.
- Se não existe a moeda, não deveria existir nada a 99 centavos. Mudem os preços - eu disse.
Ela passou quiném um general, foi lá na porta da rua, sei lá onde, nem olhei, voltou com R$ 0,01 e me deu. Não disse nada pra mim e falou com a caixa.
- Fulana, ligue pra não sei quem e relate esse fato - e subiu de novo.
Enquanto guardava a moeda, a caixa disse : "É a pessoa que tem que me dar o troco". Super simpática e gentil a caixa e, nem por um momento, foi estressante a conversa. Enquanto a gerente não descia, eu perguntei se ninguém reclamava e ela disse que não. E eu disse : "Não vou perguntar pra não te constranger mas, o que sobra no seu caixa todo dia por conta destas moedas deve ser um absurdo".
Ela sorriu e consentiu com a cabeça.

Semana passada (18/06) fui ao Carrefour fazer compras e, um produto que compro sempre, tinha dobrado de preço. Achei estranho, porque aumentar o preço é uma coisa mas, dobrar, já é demais.

Cheguei em casa e falei com uma atendente deles pelo chat. Passei minha dúvida, ela anotou tudo e ficou de entrar em contato dentro de, no máximo, 3 dias. No final da tarde do mesmo dia, já me ligou uma funcionária de São Paulo, pra se certificar da minha dúvida. Anotou tudo, qual loja, endereço. OK.
Hoje (21/06) cedinho, me liga o gerente do Carrefour onde faço minhas compras (mais uma vez pra esclarecer a dúvida). Eu disse que ia sair e passaria por lá, pois é ao lado da minha casa. Passei e fui atendida por ele e a dúvida foi esclarecida. No dia que fui comprar o produto, tinha uma plaquinha de um produto similar, que é mais caro, no lugar do que eu compro. Eu tinha olhado bem, mas só tinha o meu produto. Hoje já tava certinho; cada produto com seu preço devido. Tá bom, muito obrigada pela atenção e adeus.

Cheguei em casa e passei imeio pro Atendimento pra agraceder a atenção da empresa. Da mesma forma que reclamo, eu agradeço. Daí a poucos minutos, me ligam de novo de São Paulo, pra saber se estava tudo resolvido, porque o gerente tinha falado que já tinha entrado em contato comigo, que eu já tinha passado na loja, etc. etc.

Por que tô contando isso? Porque toda vez que vejo alguém reclamando, de alguma coisa, nesse sentido e que eu digo "ligue pra empresa, mande imeio ou faça qualquer tipo de contato", sempre escuto a mesma ladainha : "Não adianta! Ninguém resolve nada!" Não é verdade! Todas as vezes e, felizmente, não foram muitas, que reclamei ou quis sanar dúvidas sobre qualquer coisa, fui muito bem atendida.
Até brinco que fiz uma reclamação sobre OB, uma certa vez, e quase me arrependo porque, achei que o povo da Johnson&Johnson ia se mudar aqui pra casa, de tanto que apareceu gente pra me ajudar.

Portanto, meu povo, vamos mudar esse conceito de que nada se resolve nessa terra, essa mania de não reclamar ou achar que não vai ser ouvido.
Você pode pensar: "Mais barraqueira impossível, você!" Sou mesmo.
Adoro comprar esse tipo de briga.

COLARES - CADA UM MAIS LINDO PRA MAMÃE OU PRA VOCÊ - DIA DAS MÃES 2024

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