Sempre que venho a este pequeno paraíso, me alimento super bem e aprendo a fazer mais uma receita. Desta vez, além de continuar a comer bem, resolvi dividir com você este prazer da mesa da região de Savoie-França.
Hoje nosso jantar foi uma batata raspada. Uma fritada deliciosa. Lá vai o passo-a-passo e uma salada super simples pra acompanhar. Tudo muito rápido de fazer, e, como dizem os donos da casa:
- Putain de bon!
Râpée de pommes de terre
Estas batatas foram mais que suficientes pra duas pessoas. Descascar.
Dois dentes grandes de alho. Jogue no mixer.
Passar no mixer, se você não tiver, no ralador, naquele parte de ralar côco. Será que ainda existe isso? Coisa mais antiga do mundo! Cada dia me sinto mais velha...rs.
Acrescentar 1 ovo.
Duas mãoszadas de passas.
Sem pimenta do reino, a cozinha francesa não existe!
Um tico de óleo na caçarola e misture bem tudo. Dê uma pequena amassada pra ajeitar no fundo e deixe fritar. A água da batata vai dar uma secada.
Pra evitar que a fritada cole no teto da cozinha, dando uma de cozinheiro experiente e querendo virar do outro modo à la Claude Troisgros, a dona da casa acha por bem, colocar outra caçarola em cima e virar a fritada. Conselho de quem sabe faz ao vivo: volte a fritada pra caçarola antiga, porque ela já tá quente. Pra não desandar o produto.
Mais um fiozinho de óleo em cima da parte já pronta. Deixe dourar do outro lado. Enquantiço...
Salada de alface com pão e alho
Corte uma fatia de pão.
Descasque 1 dente de alho e corte ao meio.
Esfregue o alho no pão só pra soltar o gostinho. Devagar pra não estraçalhar o pão. Com delicadesa...rs.
Corte o pão em cubinhos.
Coloque na saladeira.
Pique a alface em cima do pão.
O molho usado hoje foi com vinagre balsâmico, azeite, sal, pimenta do reino, e mostarda à l'ancienne.
Olhe só a maravilha que ficou o nosso prato.
Fim dos nossos serviços.
Sugestões que podem ser usadas na fritada. Bacon torradinho e queijo ralado.
Agora é só giboiar e apreciar a lua maravilhosa que hoje ilumina os céus dos Alpes Franceses. E do nosso planeta. Ô sorte!
Amém.
Interessante como aqui no Brasil muitas vezes nós temos um pudor de preparar uma receita com as mãos.
ResponderExcluirE usamos mil utensilios de cozinha para não tocar na comida ou até mesmo luva fina de plático acho que é influencia norte americana.
Viviane Santana.`
Aqui nao tem muito disso nao...a mesma pessoa que vende o pao ou a verdura, vai pro caixa, pega na grana, volta, pega no pao...gato e cachorro comem no prato do dono...irrrk...e continua o baile...rrsssss
ResponderExcluirbjins
A turma da Anvisa não chegou aí ainda, querendo proibir tudo como aqui: vender galinha caipira, doce no tacho de cobre, ovo de galinha caipira, e tudo sem conhecimento de causa.
ResponderExcluirDonclarice, aqui, e calca de veludo ou bunda de fora
ResponderExcluirbjos meu bem
Isso parece muito bom!
ResponderExcluirBjo,
Barbara
Parece não,Bárbara....eh!...rsssssssssss...faça e verá
ResponderExcluirbjins
Eidia, tenho uma variação desta receita! Quando voltar, faço para você! Ao invés de deixar como uma omelete, consigo faze-la "pregada" nas bordas da panela! Depois a fecho! E uso bacon no lugar do presunto. Para você, estou pensando em champignon! Fiz uma vez com recheio de camarão! Ficou bão tamém! Vorta logo!!! Abraços!
ResponderExcluirPromessa é dívida...rs
ResponderExcluirbjos,bjos
Oi Iêda ! Vou preparar estas receitas pru povo daqui de casa. Parece ser deliciosa ( quase totalmente deliciosa ) Vc já sabe que eu gosto " tudo né ? ). Vou fazer com alguma variação com ingredientes que eu goste .depois de conto . Bjs, Patyy.
ResponderExcluirPatrícia, já te vejo fazendo uma fritada de biscoito maisena com Coca Cola..rrssss
ResponderExcluirbjos meu bem