quinta-feira, 4 de março de 2010

Nos caminhos por onde andei, algumas pontes que atravessei...








































Já começo atravessando, não uma ponte, mas um caminho; talvez o maior que a humanidade tenha construído. Uma muralha não pra atravessar, mas pra impedir que conquistadores invadissem a cidade de Pequim. Uma maravilha que todos deveriam ter condição de conhecer.


Já falei sobre o SriLanka aqui no Blog. Um Brasil do outro lado do mundo. Como o povo se parece com a gente! Um povo gentil e muito hospitaleiro, quiném nós somos.

Quem já não veio à Europa e ouviu essa frase: "Foi a Europa e não conheceu Brugges, na Bélgica? Vai ter que voltar".


Além de tudo, a cidade tem pontes pequenas que são um charme.

E conheci Mônaco, onde reinou nosso rei Sena e onde ainda é lembrado e admirado. E suas águas azuis. Linda !!


E quem não se emociona, cruzando as várias pontes de Veneza? Já disse e repito : "Não vão sem um amor. Será um desperdício. O passeio sempre será bom, mas com ele será muito melhor.

















Quando fui à Áustria pela primeira vez, quis conhecer o Danúbio de Strauss. Não é azul, mas é lindo !


Amo rios! São lindos ! Sou louca por eles!

Atravessar, da Ásia pra Europa, em poucos segundos e, ainda por cima, em cima do Bósforo - Istambul. Inclua em seus sonhos, em suas prioridades.




















Paris já mereceu um post inteiro sobre suas pontes (se falo mais que isso, vai provocar ciumeira, e com razão !).









Buenos Aires - Sinto que devo conhecer melhor a cidade e suas águas e pontes. Foi pouco meu tempo por lá - apesar de já ter ido duas vezes. Mereço mais.




A ponte da amizade que faz divisa do Brasil com o Paraguai. Não é nenhum monumento de beleza, mas atravessa muitas perdas e ganhos.


Londres - o Tâmisa e suas pontes. Impossível, só por uma foto, imaginar a grandiosidade dessas construções. Uma beleza !


Ponte Vecchio - Uma das pontes mais simpáticas, humana e linda, que você pode atravessar em cinco minutos ou ficar o dia inteiro ou mais - se quiser conhecer tudo de lindo que ela te oferece em seu caminho : as jóias mais elaboradas, lindas, lojas, lojinhas, pessoas. Quando for a Florença, tire um dia pra ficar por conta dela. Talvez seja pouco.



Ponte Rio-Niterói. Já passei por cima, por baixo e por ela. Uma maravilha de arquitetura! Uma serpente de 14 kms sobre o mar, que ainda fica mais linda quando balança ao ritmo de ventos fortes.






Não atravessei mas passei ao lado. Quis conhecer a Ponte do Rio Kwai na Tailândia. Quem viu o filme, tenho certeza que teria a mesma curiosidade que eu.



As pontes de NY. São lindas! Suntuosas, imponentes e orgulhosas de sua beleza, como cidade.



Atravessei uma ponte sobre um rio largo em Kathmandu e fotografei. Ano passado, quando voltei, 20 anos depois, o rio estava praticamente seco. (já contei, aqui, também, sobre essa tristeza que o homem deixou acontecer. Uma pena!)

Amanhã eu conto do dia que ganhei muito dinheiro num cassino, indo pra Macau, e comemos todo ele no restaurante do barco que faz a travessia de volta pra Hong Kong.

Madrid - cidade onde vi mais praças lindas e com fontes, em minha vida. E pontes lindas ! Monumentais !















A ponte que transporta, quem quiser ir de Hong Kong pra Kaulum, me lembrou muito a Rio-Niterói. Me lembro que fomos pela ponte e voltamos por baixo do mar, num túnel longo e lindo.


Lisboa, além de ter lindas pontes, tem um povo que nos ama.

Rio Jordão - Quem não tem curiosidade de conhecê-lo? Católico ou não. Escutamos, tanto em nossa vida, falar sobre ele, que dá vontade. Andei ao lado dele em Israel e na Jordânia.


Atravessei algumas vezes, a pé, a ponte que separa a Jordânia de Israel. É uma doideira ! A bandeira de cada país, fincada de cada lado dela. E barricadas com soldados dos dois lados apontando uns pros outros. Quanta besteira ! Quanta bobagem !


Na Índia, não sei o número de pontes que atravessei. Várias, cortando o país com seus rios sagrados.








Em Strasbourg, na Áustria, melhor que atravessar as pontes lindas, foram os micos. Outra história.














Na Suíça, no lago de Genebra e nas pontes de pequeno porte que cruzam os rios, a paisagem sempre me lembra a folhinha da minha infância.

















Em Amsterdam, passei por várias pequenas pontes que cruzam os canais. Uma cidade de boneca ! Uma beleza que nos leva, tanto à casa de Anne Frank, como ao museu maravilhoso do mestre maior, Van Gogh.



E em Bagdá tem também pontes lindas, ou tinha, não sei como está hoje. Infelizmente, quando fui pesquisar fotos, o que mais encontrei sobre o Iraque foram fotos de soldados, sangue, crianças chorando, sangue, explosões, ruínas de prédios e casas, sangue, estradas destruídas.


O Iraque, onde eu morei e muito aprendi, não existe mais.

E atravessei muitas outras pontes e pinguelas que, nem se eu quisesse, me lembraria de todas. Só sei que as travessias me ajudaram, e continuam a ajudar a transpor os rios, lagos e mares dos poucos obstáculos que encontro em minha vida.


Pontes: Áustria, China, Amsterdam, Turquia, Bélgica, Buenos Aires, Colombo, Genebra, NY, Hong Kong, Índia, Veneza, Israel, Mônaco, Strasbourg, Roma, Londres, Uruguai, Rio, Lisboa, Macau, Madrid, Kathmandu, Paris, Tailândia, Florença.

4 comentários:

  1. Chérie, que belezura de post. Quanta história você ainda tem para nos deliciar?
    Muito bonito tudo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Ieda, posso dar uma sugestão? Como são tantas e lindas, e não pude entender a qual ponte alguns comentários se referem, talvez você pudesse dividir em duas partes e acertar cada verbete com sua ponte...:) seria explorar muito ? :)
    merci, são todas maravilhosas, e espero ainda poder conhecer pelo menos metade,
    clara

    ResponderExcluir
  3. Clara, bem que eu tentei, mas ainda não cheguei nessa parte do curso de blog...rss... Vou tentar colocar as pontes e numerar...acho q vai rolar...rs.
    bjins e obrigada pela sugfestão

    ResponderExcluir
  4. Bastante Zé....bastante. Muita besteira ainda vai rolar...rs
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

PRESTIGIE SEUS AMIGOS - COMPRE O QUE VOCÊ GOSTA E QUE ELES FAZEM

N ós compramos todos santo dia de um tudo e ajudamos a enriquecer empresas, lojas, o que seja, de pessoas que não temos ideia de quem são.  ...