quarta-feira, 31 de março de 2021

Banheiro público chiquérrimo em Paris

Tô lendo o livro da Ines de la Fressange - A Parisiense, e tenho descoberto um monte de coisa que já sabia. Como assim? Verdade!
Quando morei em Paris e mesmo nas outras tantas vezes que lá fui, um monte de "paisagem" ficou  fazendo parte da paisagem. Me acostumei. O livro é bem legal, engraçado, interessante. Vou continuar dando dicas pra você e  prá começar  lá vai o banheiro público da Place de la Madeleine.
Se você está em Paris ou indo praí, não deixe de visitar.






"Se quiser surpreender alguem que esteja com você, coloque-se de frente para a igreja da Madeleine, de costas para o obelisco da Place de La Concorde e, logo à direita, procure uma escadinha indicando banheiros (sim, sim!). Você descobrirá um tesouro antigo e desconhecido num estilo Belle Époque em madeira e cerâmica; um lugar preservado mas "funcionando" como se a localização subterrâneo tivesse salvaguardado das melhorias de urbanismo decretadas por todas as prefeituras dos últimos tempos.
A autenticidade da decoração, assim como a funcionária dedicada e entusiasmada que está sempre lá, fazem você se sentir imediatamente contemporânea de Marcel Proust!
Como é divertido este salto no tempo, a sensação de estar na Paris do passado graças a esse pequeno espaço "sanitário" bem mais autêntico que muitas atrações turísticas. Não sei se o local é tombado, mas a maioria dos parisienses não o conhece."
Dica que copiei do livro de Ines de la Fressange - A Parisiense
 
Postado em 24/01/2012
 
Doar é um ato de puro amor.
Mesmo que seja 1 real.
 
 Doe.
 
Nossa
Premametta School
 
precisa muito da sua ajuda.
 
 Deposite em qualquer destas contas e ajude a

Premametta School
 
PAYPAL   
                                   eidiabh@gmail.com
 
                                                     ou  

                         IEDA MARIA RIBEIRO DIAS
                                                BRADESCO
                                                 BANCO 237
                                             AGÊNCIA 1658
                                              C/C 450890 4 
                                         CPF 156643506 44 
 
Pra ficar sabendo tudo que eu posto
 
Facebook - Eidia Dias
Instagram - @eidiabhz
Twitter - @Eidia5
e mail - chezsalope@hotmail.com
whatsaap - solicitar por email

5 comentários:

  1. Ieda essa veio na medida!! todo dia abro seu blog e aprendo alguma coisa , meu foco agora é Paris, como é a primeira vez, sabecomé?! e banheiro é um item de peso, afinal, penso em andar o dia inteiro e embora fujo deles aqui no Brasil, estando fora a coisa muda. Esse vou ter que conhecer!! Quando estive em Porto/Pt,minha filha quis me mostrar um banheiro famoso e lindo q após usado ele se lava todinho, MAS estava quebrado e...vou até perguntar se já consertaram. Espero q esse de Paris não me decepcione,hahahaha Aliás é um bom tema, ha muitos banheiros funcionando públicos e bons em Paris?

    ResponderExcluir
  2. Que bom Wilma. Brigadim. Como toda cidade grande, fazer xixi na rua é um problema. Em Paris, existem vários toiletes nos passeios. São lavados a cada uso e pode entrar sem problema. Se alguem disser q vai ficar presa nele, nem ouça. Nunca vi ninguem q ficou. MacDonald continua sendo a salvação. Pomme de Pain tem banheiro. Grandes lojas, Printemps, Galeria Lafayete, Halles também. Todos os cafés tb. mas os donos não gostam q sejam usados sem consumir. Ewm último caso, beba e um café e mande bala...rs
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigadaaaa Ieda, é isso mesmo, as grandes lojas, sempre nos salvam, e um cafezinho pra não dá na pinta. O Mc Donald parece ser mesmo universal,até aqui...mais ponto pra ele.

    ResponderExcluir
  4. Nada meu bem...fuça aí q tem muita coisa s/ Paris.
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wilma! Vim dar uma espiadinha para tentar achar algum comentário sobre o Banheiro estilo Belle Époque existente entre a Madeleine e o Marché de Flores, quase na esquina. Encontrei o seu. Não chore, querida. Estive lá no dia 17 de setembro de 2015, no meu 46º giro por Paris e seu entorno, para mostrar o que eu considero um dos pontos de interesse do turismo na Cidade Luz, a uma amiga. Não realizei meu intento. Trancados os seus portões e abandonado o local, coberto de todo tipo de lixo. Dá para acreditar? Abraços. Meu blog: www.parisoamorestanoar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

NATAL 2025 DE NOSSA PREMAMETTASCHOOL

Como estou sem computador, as postagens nao ficam boas.  Postei com celular mesmo, só pra dividir com todos minha alegria e o grande resulta...