quarta-feira, 31 de março de 2021

Banheiro público chiquérrimo em Paris

Tô lendo o livro da Ines de la Fressange - A Parisiense, e tenho descoberto um monte de coisa que já sabia. Como assim? Verdade!
Quando morei em Paris e mesmo nas outras tantas vezes que lá fui, um monte de "paisagem" ficou  fazendo parte da paisagem. Me acostumei. O livro é bem legal, engraçado, interessante. Vou continuar dando dicas pra você e  prá começar  lá vai o banheiro público da Place de la Madeleine.
Se você está em Paris ou indo praí, não deixe de visitar.






"Se quiser surpreender alguem que esteja com você, coloque-se de frente para a igreja da Madeleine, de costas para o obelisco da Place de La Concorde e, logo à direita, procure uma escadinha indicando banheiros (sim, sim!). Você descobrirá um tesouro antigo e desconhecido num estilo Belle Époque em madeira e cerâmica; um lugar preservado mas "funcionando" como se a localização subterrâneo tivesse salvaguardado das melhorias de urbanismo decretadas por todas as prefeituras dos últimos tempos.
A autenticidade da decoração, assim como a funcionária dedicada e entusiasmada que está sempre lá, fazem você se sentir imediatamente contemporânea de Marcel Proust!
Como é divertido este salto no tempo, a sensação de estar na Paris do passado graças a esse pequeno espaço "sanitário" bem mais autêntico que muitas atrações turísticas. Não sei se o local é tombado, mas a maioria dos parisienses não o conhece."
Dica que copiei do livro de Ines de la Fressange - A Parisiense
 
Postado em 24/01/2012
 
Doar é um ato de puro amor.
Mesmo que seja 1 real.
 
 Doe.
 
Nossa
Premametta School
 
precisa muito da sua ajuda.
 
 Deposite em qualquer destas contas e ajude a

Premametta School
 
PAYPAL   
                                   eidiabh@gmail.com
 
                                                     ou  

                         IEDA MARIA RIBEIRO DIAS
                                                BRADESCO
                                                 BANCO 237
                                             AGÊNCIA 1658
                                              C/C 450890 4 
                                         CPF 156643506 44 
 
Pra ficar sabendo tudo que eu posto
 
Facebook - Eidia Dias
Instagram - @eidiabhz
Twitter - @Eidia5
e mail - chezsalope@hotmail.com
whatsaap - solicitar por email

5 comentários:

  1. Ieda essa veio na medida!! todo dia abro seu blog e aprendo alguma coisa , meu foco agora é Paris, como é a primeira vez, sabecomé?! e banheiro é um item de peso, afinal, penso em andar o dia inteiro e embora fujo deles aqui no Brasil, estando fora a coisa muda. Esse vou ter que conhecer!! Quando estive em Porto/Pt,minha filha quis me mostrar um banheiro famoso e lindo q após usado ele se lava todinho, MAS estava quebrado e...vou até perguntar se já consertaram. Espero q esse de Paris não me decepcione,hahahaha Aliás é um bom tema, ha muitos banheiros funcionando públicos e bons em Paris?

    ResponderExcluir
  2. Que bom Wilma. Brigadim. Como toda cidade grande, fazer xixi na rua é um problema. Em Paris, existem vários toiletes nos passeios. São lavados a cada uso e pode entrar sem problema. Se alguem disser q vai ficar presa nele, nem ouça. Nunca vi ninguem q ficou. MacDonald continua sendo a salvação. Pomme de Pain tem banheiro. Grandes lojas, Printemps, Galeria Lafayete, Halles também. Todos os cafés tb. mas os donos não gostam q sejam usados sem consumir. Ewm último caso, beba e um café e mande bala...rs
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigadaaaa Ieda, é isso mesmo, as grandes lojas, sempre nos salvam, e um cafezinho pra não dá na pinta. O Mc Donald parece ser mesmo universal,até aqui...mais ponto pra ele.

    ResponderExcluir
  4. Nada meu bem...fuça aí q tem muita coisa s/ Paris.
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wilma! Vim dar uma espiadinha para tentar achar algum comentário sobre o Banheiro estilo Belle Époque existente entre a Madeleine e o Marché de Flores, quase na esquina. Encontrei o seu. Não chore, querida. Estive lá no dia 17 de setembro de 2015, no meu 46º giro por Paris e seu entorno, para mostrar o que eu considero um dos pontos de interesse do turismo na Cidade Luz, a uma amiga. Não realizei meu intento. Trancados os seus portões e abandonado o local, coberto de todo tipo de lixo. Dá para acreditar? Abraços. Meu blog: www.parisoamorestanoar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

SÓ AGRADECIMENTO. MUITO OBRIGADA A TODOS

 E que 2025 seja muito gentil conosco. Merecemos muito.