sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tá indo pra Paris ? Ah, já tá aí ? Vá conhecer Giverny !


Quando vamos à casa de Monet, pensamos nos jardins, nas flores, em todas as pinturas maravilhosas mas esquecemos que, naquele ambiente, o mestre viveu com sua Alice (segunda esposa que acolheu seus seis filhos e lhe deu mais dois ) e seus oito filhos. Uma vida normal e comum de um cidadão.
Então, prepare-se pra conhecer, não só o artista mas, também, sua casa linda que ainda guarda quase tudo como foi, no tempo em que lá viveu. Não vou contar todos os segredos da casa; deixo pra você o prazer de descobrir.E mais : leve grana, porque vai querer comprar, além das reproduções, os livros de receita do seu Monet e dona Alice. Sim, ele adorava comer; sempre à mesma hora, pra não atrapalhar seu trabalho, sua produção.

Olha aí o Sr. Claude Monet. Gato, né não? E que olhar! E como viu e retratou a beleza das cores... Quando a gente conhece a casa e os jardins onde ele viveu de 1.883 a 1.926, é que acreditamos que aquilo existe. Que não foi a doideira de um pintor, que enxergou aquelas cores maravilhosas, aquele amontoado de flores e lagos, parecidos sair de um Jardim do Éden. Se é que ele existiu. Se não existiu, os jardins de Monet poderiam ter sido.
Monet era um apaixonado por jardins e flores.


Não tem muito o que dizer sobre este lugar mágico. Tem é que ir lá e ver. Com os próprios olhos. Não se esqueça de dar uma repassada pelas obras dele antes da visita, pra melhor aproveitar. Pra identificar cada cantinho, cada flor, cada ninféa.


Adoro quando visito um lugar, imaginar aquilo com vida. Com a vida que já viveu ali. Pense numa casinha que mais parece casa de bonecas e imagine um pai querendo paz pra trabalhar e oito crianças brincando, gritando, correndo, ou sentados à mesa da cozinha, se deliciando com as frutas e legumes colhidos da própria horta da casa ou recém chegados do mercado de Vernon.




Já tem muito tempo que não vou lá, mas, é o tipo do lugar que recomendo principalmente agora. É o melhor momento. Primavera. Você vai conhecer as paisagens lindíssimas pintadas por Monet, tal qual ele estivesse lá agora.

Quando eu fui, bem pertinho da casa descobri um restaurante de uma baiana linda e muito simpática, casada com um francês, chamado Iemanjá. Não sei se ainda tá lá e se a comida continua a delícia que foi. Não custa conferir.

Bom passeio. Não se esqueca também de apurar o olfato. O cheiro das flores na primavera, é muito bom.

16 comentários:

  1. Iêda, que bela dica! Adoro Monet e certamente vou adorar conhecer estes jardins que tanto o inspiraram!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. É um passeio lindo.Você vai amar.
    bjins

    ResponderExcluir
  3. Outro dia tb passou numa novela, como me arrependi de n ter ido conferir.Devia ser bonito no outono inclusive.Une passion. Taí, outra dica p voltar.
    Ainda bem q o lugar parece grande assim dava p fugir dos pimpolhos qdo o sossego era elementar.Rs...
    Lindo msm e inspirador, romantico , né, Eidia?N me surpreende a quantidade toda de filho.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Maga, não esquente sua cabeça. Sempre vai ficar coisa pra tras, coisas a serem visitadas. Morei trocentos anos por lá e toda vez que volto vejo coisas novas.
    bjins

    ResponderExcluir
  5. É... muiiiiiitos caminhos por onde andar! Os "impressionistas" são os meus prediletos...sei os motivos nauuuummmm... talvez por tocarem minha alma!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Regis, hj ouvi o ZecaCamargo dizer que não conhece a metade do mundo...então meu bem, nós estamos bem na fita...rs
    bjins

    ResponderExcluir
  7. Iêda:
    Delicioso seu blog. Já andei lendo o Conexão Paris, já que em setembro desembarco em terras italianas. Fiquei bastante feliz ao ler comentários tão bacanas sobre os locais que conhecerei em minha primeira viagem à Europa. Desembarcamos em Milão, andamos pela Costa Azzurra, com esticadinha para Cinque Terre e Firenze (claro que preciso fotografar a Toscana). Depois, seguimos para a Suíça, na região de Lugano e Interlaken e, por fim, Paris.
    Só preciso arrumar um jeitinho de enfiar Veneza nesse trajeto. Não há pessoa que não se deslumbre com a cidade (o problema será setembro, quando acontece o festival de Veneza e a cidade fica cheia de artistas e a segurança deve ser muito rígida).
    Vc já está entre meus "favoritos".
    Beijão,
    Célia

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Célia. Obrigada pelos elogios. Eu tb. sou leitora assídua do CP.Já escrevi aqui sobre Veneza, e não me canso de dizer. Vá com um amor. Prá não se irritar em ver aquela cidade que foi feita pra namorar e vc sozinha...rsrs...
    bjos e ótima viagem!

    ResponderExcluir
  9. Luxuriantemente bonito como a percepção igualmente luxuriante do olhar do Moent!
    Salve!

    ResponderExcluir
  10. Eitia!!!! vai falar bonito assim lá na Croácia!!!
    bjins darling

    ResponderExcluir
  11. Querida, é pro conta da beleza das imagens e da leveza de suas palavras!
    ;-)

    ResponderExcluir
  12. Eitia, vai ser gentil e galanteador assim lá em Contagem...hhheeeee
    bjins

    ResponderExcluir
  13. Ola Vi o seu blog e achei as fotos e o tema Paris muito interessantes. Voce pretende criar algum topico do tipo lugares para ficar em Paris?
    Tenho uma dica muito boa que tem atendido muitos brasileiros. É a agencia http://www.private-homes.com/paris/
    eles alugam apartamentos mobiliados em Paris.

    ResponderExcluir
  14. Ola Vi o seu blog e achei as fotos e o tema Paris muito interessante. Voce pretende criar algum topico do tipo lugares para ficar em Paris?
    Tenho uma dica muito boa que tem atendido muitos brasileiros. É a agencia http://www.private-homes.com/paris/
    eles alugam apartamentos mobiliados em Paris.

    ResponderExcluir
  15. Ola Vi o seu blog e achei as fotos e o tema Paris muito interessante. Voce pretende criar algum topico do tipo lugares para ficar em Paris?
    Tenho uma dica muito boa que tem atendido muitos brasileiros. É a agencia http://www.private-homes.com/paris/
    eles alugam apartamentos mobiliados em Paris.

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre que sei de uma boa dica, coloco no blog...fica o site pros leitores que se interessarem...
    brigadim

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...