segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mergulhando na memória...saudade dos armarinhos da minha infância

Cada maluco com sua mania. Não sei porque e nem me lembro de quando me apaixonei por botões. Sim, meu bem, botões. Sou louquinha por eles. Não a ponto de colecionar porque, se entrar mais um sapo ou uma fève em minha casa, pra engrossar minha coleção, eu vou ter que sair. Agora, nem em pé.

Acho que essa paixão pode ter começado, acompanhando minha mãe até o armarinho, na minha infância. Me lembro de lojas no centro da cidade. Os bairros naquela época não eram independentes, como hoje. Pra se comprar qualquer coisa tínhamos que ir ao centro, que a gente chamava cidade. "Você vai à cidade hoje?" Nessa pergunta tava embutida uma outra: "Compra uma coisinha pra mim?" E, então, eu me encantava com aquelas prateleiras enormes, cheias de caixas de papelão, com botões dentro; e, pregado do lado de fora, o botão correspondente ao que tinha dentro. Também adoro linhas, fitas, contas, rendas... Acho que vou abrir um armarinho pra mim...hehe... Vai ficar às moscas, porque quem compra estas coisas hoje em dia? Mas, eu sei que vou me divertir muito. Periga de chegar um cliente e eu nem ver, porque vou tá mergulhada nos meus produtos, na viagem dos meu sonhos.

Há uns anos, uma sobrinha passou uns dias comigo na França, na casa de uma amiga que tem um outro sonho meu : um quarto de costura, com tudo no lugar certo, espaço, gavetas, prateleiras, mesas e toda a parafernália, cada uma acomodadinha e fácil de encontrar quando precisamos. É lá que passo dias e dias só me divertindo, costurando, inventando coisas, vendo revistas cheias de idéias maravilhosas. E o pior de tudo : me enlouquece saber que não tenho tempo de vida pra fazer tudo que tenho vontade, mas continuo tentando.

Então, um dia, peguei uma gaveta grande, aliás, algumas gavetas e fui escolher botões pra colocar em alguma coisa. Minha sobrinha começou a brincar com eles, separar, perguntar e, quando acordou daquela bebedeira, ainda tonta, me disse: "Nunca na minha vida pensei que pudesse passar uma tarde inteira vendo botões, e amaaaaaaaaannndo!"

E a doença pegou em mais uma.




Tenho vidros e vidros com botões lindos. Não compro botão porque tô precisando, compro porque me encanto por ele. E parece doideira, porque sempre encontro o lugar ideal pra colocar.

Na Feira de Santelmo, em Buenos Aires, comprei botões que dá vontade de olhar o tempo todo. Lindos! Já estão em roupas minhas.
E, quando compro uma roupa que tem botão, a primeira coisa que faço, quase sempre é trocar... e colocar um dos meus...hehehe...

Um dia, me encontrei com uma amiga, e nós duas estávamos com a mesma camisa. Foi muito engraçado, porque ela disse no ato: "Onde você comprou a sua? É muito mais linda que a minha?"
E eu só tinha trocado os botões...

13 comentários:

  1. Tb tenho a mania de trocar os botões das minhas roupas, pq acho mto "chimfrim" alguns n combinam c o tecido.Desvalorizam a roupa, né?
    Numa época adorava o legítimo madrepérola.Tenho uma calça jeans bordada c botões de todos os tipos,cores e tamanhos, num bolso e uma outra parte. Já fiz mto sucesso c ela...Posso lhe mandar foto mas n aconselho pois foi esta calça responsável por rasgar o estofamento do meu carro.rssssss Mesmo assim ainda n aposentei a assasina, nem retirei os botões.
    Aqui, reparei q as colegas tb usam esse acessório, ou me enganei?
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma coisinha:
    Cá com meus botões- adoro esta expressaõ!
    Fui

    ResponderExcluir
  3. Botões... um detalhe que marca a diametral diferença!
    Boa semana, darling!
    beijinho

    ResponderExcluir
  4. Quero ver a calça sim Maga. Vc falou tudo. O botão valoriza a roupa. E o olho das colegas é de botões. Fofas.
    bjins

    ResponderExcluir
  5. Lembra da época de strass em camiseta, Juníssimo..hhhe.lindo.
    bjins

    ResponderExcluir
  6. Sabe como se diz cá com meu botões em francês, Maga? Com minhas cebolas..hhheeeee
    bjins

    ResponderExcluir
  7. Eu enfeitei camiseta e paletó com strass, no réveillon de 87 para 88... um luxo!

    ResponderExcluir
  8. Juníssimo, lembra da fase strass em camiseta? chic demais?
    bjins

    ResponderExcluir
  9. Ieda,
    Preciso trocar os botões do meu blazer.
    Já que estou de viagem para BAires,você poderia me dizer como acho botões em Santelmo,não gostaria de ir às cegas.
    Grato pela dica,
    Jorge Eduardo

    ResponderExcluir
  10. Oi Jorge, que inveja de vc...rs. Adoro Buenos Aires e passear pelas feiras é uma delícia. Comprei botões lindos, não na rua, mas nas galerias/galpões que vc encontra ao longo da feira. Normalmente tem antiguidades em móveis, joias, móveis.Os mocós não vendem somente botões. Vc tem que fuçar. Vendem, linhas rendas, armarinhos em geral. E preste bastante atenção pra não perder o bonde. A feira funciona só aos DOMINGOS.A de San telmo. Vá na feira da Ricoleta tb. Muito legal. Ao lado do ce´mitério. Dei umas dicas sobre BA aqui. Vc. viu?
    bjos e ótima viagem. Me conte na volta se achou, OK?

    ResponderExcluir
  11. OLA
    EU QUERIA MUITO ACHAR UM SITE PARA COMPRAR LINDOS BOTOES POIS TRABALHO COM ARTESANATOS...MAS NAO ENCONTRO NENHUM COM BOTOES TAO LEGAIS NA INTERNET... SERA Q VC PODE ME AJUDAR ME DANDO ALGUM ENDEREÇO DE SITE Q VENDA???
    MUITOOOOOOO OBRIGADO MESMO DESDE JÁAA...
    MANDE A RESPOSTA PARA MEU BLOG
    lenisemullerartesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, ao pesquisar "armarinhos em São Salvador da Bahia" vim dar ao seu blog. Tenho uma viagem programada a Salvador no final deste mês. Seria possível me dar alguma informação de lojas onde vendam tecidos e botões em São Salvador? Gosto muito de tecidos, colecciono botões e gostaria de trazer alguns típicos do Brasil. Se forem lojas antigas melhor. Muito obrigada e desculpe se achar este pedido inconveniente.

    ResponderExcluir
  13. Andorinha meu bem, não conheço em Salvador loja de armarinhos...quem sabe vc encontra alguma coisa legal no Mercado Modelo...e delá te passm mais informações.
    É um prazer vc estar aqui....some não
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...