sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Empaque a fila, não tenha vergonha e exija seu troco.






Se é que tem uma coisa que me irrita é comprar, pagar e não receber meu troco certo. Tim tim por tim tim, nota e moeda. Se saio de casa pra adquirir alguma coisa é sinal que estou com o dinheiro. Jamais vou chegar no supermercado e pedir um desconto no litro de leite. "Por favor senhor, o leite está a 1,50 mas só tenho 1,40. Valeu?" Não existe isso.

Mas de lá pra cá é normal. O tombo vindo do lado de lá parece ser a coisa mais natural do mundo.

Comigo não violão! Sou a maior empaca fila do mundo. Não quero nem saber. Temos que trabalhar e exigir nosso troco total. Honestidade não é obrigação nenhuma, tem que ser uma coisa natural.

Sempre carrego moedas comigo, porque gosto de facilitar o troca e evito de passar raiva também.

Me lembro de deixar pra trás, por não ver ou apressada pra ir embora, 1 ou 2 cents americanos, em caixa de loja. Lá acontece o contrário, o funcionário do caixa pára o trabalho esperando você vir recuperar sua moeda... "Senhora! Senhora! Esqueceu seu troco."

Aqui no Brasil, canso de receber olhares fulminantes de desprezo, reprovação e mesmo comentários tipo: "só por 2, 5, 10 centavos parar a fila, mesquinhez, pão-durismo!" Nem ligo! " - Não tem 2 centavos? Me dê 5. Não é problema meu ter o troco, é de vocês, a minha obrigação já fiz, paguei, quero meu troco."

Li que as moedas de 1 centavo não vão mais existir, então essas lojas de 2,99, 5,99 e tudo terminado em 99, vão ter que dar seu jeito. Vão tomar vergonha e parár de roubar. Vão arredondar os preços.

Não aceitem troco em balas. Você não saiu pra comprar balas. Já repararam que elas são da pior qualidade possivel? Nem se fossem de chocolate puro.

Já houve ocasião em que a caixa tirou dinheiro do próprio bolso pra me dar troco. Aí reagi. Não aguentei. Disse pra ela que era obrigação do patrão, do gerente dela. "Não é sua minha filha! Você não tem que se livrar do cliente. Você tem que deixar a fila crescer e as pessoas ficarem nervosas. Só assim seu patrão vai tomar vergonha na cara e parár de usar vocês como escudo pra enriquecerem cada vez mais."

E já disse também, pegando o troco e pensando nas minhas viagens - coisa que mais gosto de fazer na vida -" Se exigo meu troco é porque ganho o meu dinheiro com muito esforço, nada veio de graça e quero viajar, sair, me divertir, coisa que você não vai conseguir fazer nunca se ficar só ajudando seu patrão. Pense em você. Não estou fazendo nada de mais. Exigir direito é legal.""

"A propósito, sabe onde ele está agora? De férias? Em Miami? "

Tá no lugar certo. Brincando com os americanos, mas vejo nos filmes de vocês que os bandidos, vem sempre pro Rio de Janeiro, né não?"

Chumbo trocado não dói.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Continha rápida que fiz pensando no supermercado pequeno que tem perto da minha casa.
Em 1 dia 200 pessoas deixam cada uma 0,02 centavos pra eles = 4,00
Em 1 mês terão 120,00
Em um ano 1.440,00

Achou pouco? Pouco pra você cara pálida! Porque pra 1 casal, dá pra passar 1 semana em Porto Seguro- BA, com vôo, hotel e translados incluído. Belo pacote! Uma amiga acabou de chegar. Falei de BH/Porto Seguro/BH.

6 comentários:

  1. Tens razão.
    Minha sogra tem 98 anos, vive sozinha e exige cada centavo. Ela num deixa por menos e muito menos por mais.
    Ela resmunga e diz que conhece os direitos dela e eles que se virem, e ela ainda diz: "eu tenho 98 anos, minha filha. Vivi bastante e aprendi, o que é meu é meu. Pode ir devolvendo. Eu tenho todo o tempo do mundo"
    Adoro ela. Juro.
    Ichi, lembrei da polonesa. hahah
    Beijos, Thuya

    ResponderExcluir
  2. Caríssima, boa tarde.
    É vasculhar e achar coisa boa.
    Minha esposa pensa e age como você.
    Briga e reclama por causa das moedinhas e sobre as balinhas ela tem um argumento fulminante: "se me faltar dinheiro para pagar, o comerciante aceitará as minhas balinhas para completar o valor?"
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ela tá certíssima JC. Vamo mandar esse povo chupar prego, ou melhor podem até chupar bala.
    Mas, comigo não violão....esssa tirei do fundo do baú.
    bjins pra vc e pra patroa

    ResponderExcluir
  4. Sou Jacqueline, mas vou deixar anônimo porque se não vem um catatal de coisas pra preencher. Sempre leio seu blog. Você é demais. Hoje não deu pra deixar sem tentar comentar.
    Um amigo meu juntou um saco de balinhas recebidas no lugar de 1 centavo. Foi ao super, fez as compras e, na hora de pagar, deu o saco de balinhas pra moça do caixa.Disse: Pode contar. Taí o meu dinheiro que vocês trocaram por balinha. Paga essa conta direitinho. Veio gerente, parou tudo, a moça apavorada, mas que fazer? Tiveram que aceitar.

    ResponderExcluir
  5. Fez ele muito berm, Jacqueline. Fico brava c a maioria das pessoas, q não confere troco e deixa pros comerciantes rios de dinheiro. Brasileiro tem muito que aprender. Aprender a dar valor ao suado dinheirinho.
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  6. Grande sogra, Thuya...bjos proces duas

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...