quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Nesta festa o homenageado está só na lembrança

Finados na Índia.
São duas semanas em que as pessoas prestam homenagem aos seus queridos que já se foram.
Como tudo aqui na Índia, a homenagem é cheia de símbolos. 
Como se fosse um dia de confraternização, todos ajudam a quem tem menos.Nesta foto abaixo por exemplo, quem não tem nada recebe um pouquinho de quem tem mais. No final do dia,  todos terão o que comer por mais alguns dias


 E as pessoas se espalham por toda a cidade. Estas fotos fiz no Mahabodhi Templo, que é o mais famoso daqui de Bodhgaia.

 Percebi que eles vem em grupos e com um líder, que espera todo mundo fazer suas oferendas, pra depois rezar e prestar suas homenagens a seus mortos.


 Aqui na Índia tudo tem a ver com purificação. Esta senhora, jogava água na mão do marido, de gota em gota e rezavam enquanto isso. Tenho que descobrir o porque deste ritual. O que estavam purificando.

 No meio desse povo todo vestido praticamente igual, não dá pra saber quem é mais ou menos pobre. Pobres todos são, mas separar aqui pra mim que sou de fora fica difícil.





 Me sentei ao lado deste senhor, colada nele, fiz várias fotos e ele nem me percebeu. Estava concentradíssimo fazendo seus bolinhos de uma coisa parecendo terra e argila. Depois ele juntou aos bolinhos vários grãos, uma coisa parecendo pipoca e tudo isso é uma oferenda pra Deus cuidar bem dos seus mortos. Ascendeu incenso e começaram todos a rezar juntos.





 Segundo um amigo indiano, pra perceber uma diferença entre mais pobres e menos pobres, é só ver se as oferendas foram compradas prontas. Os ricos não se dão ao trabalho de fazer...rs




 O lugar mais calmo e onde melhor me  sinto além da minha casa, é dentro deste templo, onde fica o Budha dourado. Não dá vontade de sair de lá. Hoje nem entrei. Não vou ocupar lugar de quem veio de longe.

 E dá-lhe beber água o tempo todo. 

 Contas e mais contas coloridas pra enfeitar as indianas

 
E só tem caravana chegando!

 Estes aí estão todos os dias tocando pra ganhar uma graninha.
São todos cegos


Hora de voltar pra casa. O motorista espera o tuc-tuc ficar cheio pra partir.

Qualquer ajuda a www.premametta.org será muito bem vinda. 
Obrigada antecipadamente

Iêda Dias
HSBC
Agência: 1561
Conta: 0831621
CPF: 156643506 44

2 comentários:

  1. Olá Eidia,
    Reynaldo Rocha comentou seu link.
    Reynaldo escreveu: "Ieda, acho impressionante sua interação com a cultura dos lugares onde você vai. Seu respeito pelas pessoas, tradições e história. Sei que você tem o mesmo comportamento com Israel, Iraque, França e USA, por exemplo. Agora nos revela uma Índia fora do lugar comum do exotismo ou da nova potencia que faz parte do BRIC. Sinto que lá como cá, há uma profunda injustiça social. E lá como cá, ser BRIC para o povo não melhora em nada o estado de vida de muitos. Mais vale seu esforço e trabalho que os índices de Wall Street e cia. E thanks a lot por nos mostrar a riqueza de um país para nós desconhecido! Saudades!"

    ResponderExcluir
  2. Meu bem, onde eu estou, e, na maioria da Índia, as pessoas não tem loção deste boom! indiano. Como sempre, a grana tá nas mãos de poucos.
    Encontrei um grupo de turistas franceses outro dia que me disse:"o brasil tb precisa muito de ajuda, pq vc veio pra cá?" Já nem aguento mais responder a essa pergunta. Vim pra cá, eu disse, primeiro pela minha grande ligação com este país, desde a minha adolescencia. Segundo o Brasil tá muito melhor q aqui. E, cada um ajuda a quem quer, o importante é estar ajudando pessoas.
    bjos bjos meu querido amigo

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

E O BAZAR DO BLOG SE PREPARA PARA O DIA DAS MÃES

 M amãe vai gostar. Faça uma linda surpresa pra ela. Dê um colar de presente e prestigie o artesanato caseiro feito pra ajudar um grande pro...