quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bike quase de graça em Paris.

Foto da Juliana

O programa se chama Vélibre (Bicicleta Livre). Funciona assim.

É de graça para a primeira meia hora de uso e depois disso o usuário paga 1,45 euros prá mais meia hora e assim por diante. Isso tudo baseado no estudo de que um parisiense demora em média menos de 30 minutos para ir ao trabalho.

Com isso a cidade elimina muitas áreas de estacionamento, substituindo muitas pistas de automóveis, para circulação exclusiva de pedestres. Além de ter duplicado as ciclovias para 370 km. Muito chic. E o ciclista é muito respeitado. Mas também tem que respeitar.

Estamos acostumados aqui no Brasil a andar de bicicleta na rua, no passeio, avançamos sinal de pedreste e de carro, como se com ela a gente pudesse tudo. Lá não funciona assim. Temos que prestar muita atenção, porque se estamos em cima da bicicleta, temos que respeitar as leis de trânsito como se estivéssemos por exemplo de carro. Se você quiser atravessar a rua com o sinal aberto prá pedestre tem que descer da bicicleta e empurrar. Aí você vira pedestre. Sacou? Caso contrário vai ser multado.

Então nós brasileiros pensamos logo de cara. Mas e os roubos? Bom, se todo mundo tem uma bicicleta de graça o ladrão não tem nem motivação.

7 comentários:

  1. Minina, adorei a nova organização do blog! E a Juliana deu uma ótima idéia prós "micos" rsrsrs Manda brasa!

    ResponderExcluir
  2. Não só pros micos, como tá organizando o Blog todo. Se não abrir o olho, dentro de pouco tempo não vou reconhecer. Vou achar que entrei no blog errado...rs

    ResponderExcluir
  3. Olha aqui Dona Maria, eu só não supooooooooooooorto essa coisa de ter dois espaços entre as palavras, você bagunçar os marcadores, colocar outros marcadores sobre o mesmo tema com nomes diferentes, aquele verde-água-arrudas de fundo, as coisas fora de alinhamento, começar tudo com minúsculo e depois colocar um marcador com maiúsculo, pedir para terceiros mexerem no que eu mexi, e bagunçarem o que eu arruei.... São só meros detalhes... mas isso me enlouquece!!!!!! rsrsrs
    Fora isso o blog é a sua cara!!! Dá para escutar sua voz quando leio os post's.
    Beijos, também te amo!

    ResponderExcluir
  4. O que seria de mim se não fosse ti. Brigadim darling.
    bjins

    ResponderExcluir
  5. Gata, o causo é o seguinte: aqui no Brasil a lei pros bicicleteiros também existe e é certamente muito similar à européia. A diferença é que nós somos o país da impunidade. O que faz qualquer lei passar a valer nada. Ai, e a merda é que eu amo este país...

    Aqui em BH, naquele parque novo da Pampulha, tem bicicletas pro passeio lá dentro. Bem bacana.

    ResponderExcluir
  6. Tia, a Ju tem TOC. Experimente deixar as linhas aparecendo entre uma carta do baralho e outra na sua canastra? Ela fica em choque, pára de respirar, e a vida pára até ela resolver este "problema". Mas confesso que tenho uma certa inveja da capacidade de organização e entendimento dela dessas ferramentas cibernéticas.

    ResponderExcluir
  7. Você já me viu ser parceira da Ju? Titia tem amor aos dentes.......rss
    bjins
    Quanto a ser phoda na cibernética, isso não podemos negar.

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...