sábado, 12 de setembro de 2009

Conhecendo o interior da Grécia - Meteora

Quando viajamos pelo interior da Grécia , saimos de Atenas de onibus e fomos subindo, serpenteando montanhas, até chegar a Igomenitza prá pegar um barco que nos levaria a Brindisi na Itália. Um passeio dos deuses.

Visitamos várias cidades cada uma mais delicada e linda que a outra, e conhecemos um povo super receptivo, gentil e acolhedor.

Pertinho de Tessalônica fica Meteora, onde foram construidos a partir do século XI vinte e quatro monastérios, a uma altitude que varia de 200 a 600 metros, que foram considerados pela Unesco a partir de 1988 patrimonio da humanidade. Passeio imperdível. Cheios de relíquias, ícones, capelas e comida maravilhosa preparada pelos monges. Tudo que é utilizado pelos monges, sobe por uma enorme cesta que parece de vime, puxada por uma corda. Um barato.

Subi por uma longa escada, e subi e subi e nunca chegava. Alto mesmo. Um calor danada, eu murtinha. Mas a vista compensou. Uma beleza. Fui entrando e logo fui barrada. Só pode entrar de saia e eu tava de short. Tentei de toda forma conversar mas foram irredutíveis. Quando olhei ao redor, vi várias mulheres que estavam com o mesmo tipo de saia, como se fosse um pareô. Não é que no pé da escada tinha alguém que alugava as tais saias? E toco eu a descer, descer, descer até o primeiro degrau, alugo o tal pareô e subo tudo de novo. Ninguem merece. Mas valeu a pena. Muito.

A partir desse dia sempre carrego na muchila um lenço grande prá me enrrolar nele em caso de necessidade. Em várias igrejas, templos, monastérios, museus, não podemos entrar de pernoca de fora. As vezes o lenço serve de chale prá cobrir ombros em igrejas bem do interior onde as senhoras ainda usam véu. Você sabe o que é véu?

Anotem a dica do lenço.

2 comentários:

  1. Que lindo! A partir dessa lição vou de lencinho na bolsa até pra Funilândia!

    ResponderExcluir
  2. Vai mesmo ou então prepare-se prá subir tudo de novo...rs

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...