quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Bûche de Noel" - Mantendo a tradição.











Tem uma outra tradição do Natal francês, que é muito legal, e a origem dela, mais ainda.

Como aqui tem que ter a rabanada, lá não pode passar sem a "Bûche." O que vem a ser?

"Bûche"- tradução da palavra = é um pedaço de madeira, um toco que serve pra colocar na lareira ou numa fogueira.

Conta-se que, há muitos anos, nem tantos assim segundo amigos meus, as pessoas se reuniam pra comemorar o Natal, cada ano na casa de um. Como nós fazemos. Era uma época de muita dificuldade, muita pobreza. Como o Natal cai no inverno e é um tempo gelado, pra ajudar o dono da casa, cada convidado trazia algo pra comer e um pedaço de madeira pra colocar no fogo e aquecer a noite de todos.

Lindo, né?

Aí, as coisas foram melhorando e não precisou mais trazer a madeira, então surgiu o bolo, pra manter o significado, a tradição.

Ele é feito em forma de tronco e enfeitado com bonequinhos representando lenhadores, tem machadinho ou serrote, ou uma cerquinha, tudo em plástico e hoje já se colocam também bonequinhos de neve, papai noel...

Cada um decora a seu gosto, mas mantendo a tradição.

E quem quiser que conte outra...

6 comentários:

  1. muito bonita a história da bucha, titia querida do meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Apesar que devo confessar que ao bater o olho nas fotos achei que fosse bosta.

    PS: Onde, pelo amor de Diós, ÓH PÁI, tem rabanada no Natal?? Amo, e nunca vi ou fui em qualquer casa que faz a dita cuja no Natal. Se souber, me conta gata, que eu vou fazer amizade de infância até o Natal pra me esbaldar de comer! rs!

    ResponderExcluir
  3. Bosta natalina, com enfeite de florzinha e tudo...faço proce uma este ano com todo prazer...aliás se vc quiser o Natal pode cair nesse final de semana em se tratando de rabanada.
    bjins

    ResponderExcluir
  4. Ufa, quando você começou a dizer que "aliás se vc quiser o Natal pode cair nesse final de semana" achei por um instante que você iria obrar um Bûche pra mim. rs! Meda!

    Mas da rabanada estou dentrésima. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Da bucha ficou muito engraçado...rss......bjins darling

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...