quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mas eu não sabia!!! Devia saber ! Paga assim mesmo!


As normas são diferentes em países e até em estados de um mesmo país. Pra você não pagar multa ( por sinal muito alta ), em metrô ou ônibus, lá vão algumas dicas.
Em cidades da França, por exemplo, você passa o tíquete na máquina, passa pela roleta e guarda ele com você, até chegar na rua de novo. Se você ficar o dia todo embaixo da terra, não tem problema, mas se sair, aquele tíquete não vale mais nada. Guarde com você o tíquete, porque ele pode ser solicitado pelo fiscal a qualquer momento.

O mesmo tíquete de metrô serve pra ônibus. Mesmo processo : enfie na máquina que registra sua entrada no ônibus e guarde o tíquete. Se algum fiscal te pedir, ele vai saber se você fez direitinho a coisa ou tá tentando dar o tombo. Tombo por que? Porque no ônibus, você pode enfiar um bilhete que acabou de encontrar no chão, que a máquina aceita. Só não aceita o controlador de bilhetes. Ele não vai te perdoar.

Já no metrô, se o tíquete já foi usado, a máquina recusa.

Outro lembrete : se você comprar tíquete pra um dia, ou uma semana, ou um mês, não enfie na máquina do ônibus. Basta ter ele com você. Se pedirem, mostre. No metrô, passe normalmente e guarde. A máquina do onibus carimba o tíquete, a do metro só lê.

Nas estações, você pode pedir pro vendedor de bilhetes mapas do metrô. Grátis.

Saiba que, se você compra bilhetes pra usar durante mais tempo, paga cada vez menos. Comprou um bilhete pra 1 semana e quer deixar seu amigo passar com ele? Ok. Vai dar certo, mas quem passar primeiro, vai esperar pelo menos 20 minutos pra máquina liberar pra passar de novo o mesmo bilhete.

Se o bilhete for pra uso individual, assim que sair na rua, jogue fora, porque senão você vai ficar com um monte de bilhetes e não vai saber distiguir o usado do novo.

6 comentários:

  1. Ai! que desejo de comer essas uvas......

    PS: meus tkts eu usava para marcar livro enquanto lia no metrô, assim eu não os perdia...


    Ai! vou descer agora na morine para comprar......

    ResponderExcluir
  2. Aguarde as próximas bandeiras....vais querer cortar os pulsos....rsss...
    bjins

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro os queijos.
    E vc para de contar tantos casos que não estou tendo tempo de acompanhar e não posso ficar pra trás. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pedido atendido. Senhoras e senhores, a partir de hoje só postarei quando Kátia Flávia tiver em dia com o blog.
    Aguardo notificação....rsss.....
    bjins

    ResponderExcluir
  5. Eidia,
    Vc se lembra quando fui levar aquelas suas bolsinhas pra vender no consulado brasileiro? Pois é, foi quando a policia me pegou no metro e pediu o ticket...Logo depois do atentado de 11/09 nos US. Este é um caso pra se contar...
    O Zé com uma caixa de bolsinhas na mão... e pra explicar isto pra policia? Um dia conto.

    ResponderExcluir
  6. Zé a gente podia montar um blog só dos nossos causus......já percebeu? to agora no twitter tb.
    can?
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...