sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dicas de cidades, cantinhos, jardins e mocós lindíssimos

Continuando a falar sobre a região onde estou, Savoie-Alpes Franceses, vou mostrar lugares lindos, que às vezes as pessoas vem pertinho, passam colado e não vão conhecer. Não sabiam da existência.

Pois então! Vamos lá !


Se você vem à Suíça, a Genebra por exemplo, fique sabendo, que pertinho de lá você pode fazer passeios de um dia. Ir pela manhã e voltar à tarde.Vai conhecer Annecy, Aix-les-Bains, Mégeve, Chamonix.
É tudo coladinho.


Pra vocês terem uma idéia, saímos pra passear depois do almoço e voltamos à tardinha. Fomos até Annecy saindo de Saint Nicolas la Chapelle, tomamos sorvete, bebemos chocolate quente, fizemos compras no mercado, visitamos a feira de artesanato ao lado da prefeitura,
sentamos pra tomar o sorvete ao lado da antiga prisão que foi construída dentro d'água (esse prédio bicudo aí da foto).

Não fizemos isso hoje, porque lá tá tão frio e cheio de neve agora como onde estou - hoje o dia todo fez -10º - fizemos esse passeio no final do inverno do ano passado.


Se você não vem pra esquiar, a melhor época é a primavera. A gente fica tonta com a beleza dos jardins. No outono também é legal. Verão é bom pra quem não tem sol o ano todo, pra nós é um estorvo só : multidões, tudo muito mais caro e um calor danado. Já chega o nosso aí.


Em Annecy, visite a Igreja da Natividade com seus 36 sinos que tocam mecanicamente. Uma maravilha! Poderá visitar uma fábrica de objetos de estanho, conhecer a Igreja de Saint-Germain, santo que viveu por lá como ermitão de 1033 a 1060 (inda ontem). A Igreja foi erguida em 1780. Tem uma vista pro lago de tirar o fôlego.


O lago é o mais famoso da região. Lindíssimo e cheio de barcos e onde se pode praticar esportes.


Todo primeiro sábado de agosto, tem uma queima de fogos de artifícios das mais famosas do país. Dura 80 minutos, acompanhado de música e comilança. Uma festa que reune pessoas em torno do lago. Imperdível !








Pertinho de Annecy, você vai conhecer os Jardins Secretos.

Uma antiga fazenda foi reformada virando uma atração turística das mais visitadas.

Jardins belíssimos, salões de chá, restaurantes, você pode festejar casamento, aniversário, reunião de condomínio, o que quiser, é só alugar o espaço escolhido.

Tudo foi construído com barro e cal. A mistura, dependendo da cor utilizada, fica idêntica a ferro ou madeira ou cerâmica. Tudo que vocês estão vendo nas fotos, que parece madeira, é barro. Tem até cartões-postais com a receita da mistura.

Esse povo não perde tempo. Não é à toa que o turismo no país funciona. Vendem até a mãe. E entregam.




















O queijo da região é o Roblochon. Abrindo a caixa, quase caímos pra trás com o cheiro - forte pra cacete! - mas o sabor do danado é de uma suavidade, de uma delicadeza que fica difícil parár de comer. Caloria saindo pelo ladrão, porque o bicho é cremoso que só vendo. Hoje comemos com batatas cozidas, abrimos a batata e colocamos pedaços dentro. Eles derretem formando aquela linha comprida que, enrolada no garfo junto com uma lasca da batata, você come e pede pra morrer. Não precisa de mais nada na vida pra ser feliz. Nem sexo. E pros amantes do vinho, a refeição fica completa, mais o pão, claro!

























Ah! E tem castelos, museus com coleções de faiança, que é uma porcelana famosérrima e linda, objetos do Oriente, móveis, quadros, antigas tralhas pertencentes aos castelos.































Nem preciso dizer que a estrutura de hotéis de todos os tipos é perfeita, pra qualquer bolso.

6 comentários:

  1. Belíssimos lugares. A natureza nos dá espetáculos por todo mundo e prá quem não pode ir visitar, mate a vontade por aqui.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Cyrano. To vendo o povo assando no Brasil e hoje tivemos -17º a maior parte do dia. Tanto aqui como aí, impossivel imaginar q tenha alguem de bikini, e outros com casacos, cachecois e meias de lã....só de falar arrepia, né não?
    bjins

    ResponderExcluir
  3. Ieda, Annecy é muito charmosa mesmo ...
    Estivemoslá em 2007, fizemos exatamente isso, viemos da Suiça !! Mas dormimos em Annecy e no outro dia fomos á Chamonix e região... Lindo post e boa viagem ai pra vc!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Brigadim meu bem.
    bjins

    ResponderExcluir
  5. Susi, espere a primavera chegar e vá mesmo.
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.