terça-feira, 30 de outubro de 2012

Olha a PREMAMETTA aí na VEJA on line, GEEENNNNTTEEEE!!!


30/10/2012
 às 19:47 \ Feira Livre

Reynaldo-BH: Ieda Dias, uma brasileira que faz a diferença

O hospital idealizado por Eidia
REYNALDO ROCHA
Nossa amiga EIDIA,  ─ comentarista aqui do blog ─ é uma mulher destas especiais.
Que sempre se recusou a ser ativista somente frente a um teclado.
Que desconfia das ações oficiais. E mantém a capacidade de se indignar. Como todos nós.
Mas ela vai além.
Ieda (este é o nome dela) faz a diferença. Faz da indignação, ação.
Sem rancores, bandeiras ou discursos raivosos. Faz porque entende que viver, ao final, é isto.
Ela conhece, literalmente, o mundo. Desde Paris ─ onde morou ─ ao Iraque. Desde a Palestina a Israel. Do Brasil à Índia.
Ieda, em uma destas viagens, ficou impressionada com o Brasil na década de 1950 que encontrou na Índia. Pelos costumes e pela extrema pobreza e falta de atendimento à população.
Ao lado de um templo budista que visitava, conheceu uma comunidade de lavradores que sobrevivem daquilo que plantam. E festejam a vida, com danças, cores e fé. Ieda, imediatamente ─ já naquele primeiro contato ─ resolveu que iria fazer algo. E começou a participar de um projeto ─ idealizado pelo jovem motorista indiano (mais um que acredita na utopia ─ chamado Prema Metta). Que contava com um pequeno auxílio de japoneses que haviam conhecido o local.
Ieda voltou ao Brasil e fez um movimento ─ solitário a início e com o apoio, pequeno e muito menor que o que é necessário ─ para angariar fundos para construção de uma escola no local e um posto de saúde.
Foram leilões, doações, vendas do que trouxe de lá, etc.
E aos poucos, sem NUNCA desanimar, teve a ajuda de boutiques conhecidas, cervejarias e amigos. Fez um leilão e arrecadou o que pode.
A sobrevivência dela? Com o próprio dinheiro. Não recebe um centavo para se manter na Índia, seja de hospedagem ou alimentação.
Simplesmente porque não dá! Cada centavo tem uma destinação certa e necessária.
E lá se foi Ieda. Mala com excesso de bagagem, com bonecas, livros de colorir, panos e tudo o mais que poderia fazer uma criança feliz.
Em menos de um mês conseguiu ─ com os recursos que levantou aqui ─ colocar energia solar na pequena escola de umas três salas. E ventilador de teto (lá é comum, nesta época, fazer 40 graus!). Idem um estrado coberto com mantas, para tirar os meninos e meninas do chão batido de terra onde estudavam. Doou notebooks para a escola (um) e para o professor.
No dia 27 de outubro, mais um passo do sonho foi dado. Inaugurou o que ela chama de miniposto de saúde. E os locais denominam de hospital. O que fica mais próximo, fica a horas de distância.
Tenho um profundo orgulho de ser amigo de Ieda. De quem NUNCA se acomodou com a situação de injustiça. Esteja onde estiver. Que desconhece fronteiras. Que nunca julgou judeus ou palestinos. Que não acusa americanos ou iraquianos (já morou em ambos os países). Mas que nunca desistiu. E nem desistirá.
Antes que a acusação ─ infelizmente, comum ─ de por que não está fazendo o mesmo no Brasil, respondo por ela: já fez a vida toda! Desde a infância! Hoje ela tem 65 anos bem vividos. Plenos e felizes. E seria como se nós, por cá, não aceitássemos a ajuda de tantos de fora que nos ajudam.
O jornal da BBC da Índia publicou reportagem com Ieda com foto e título: “Brasileira abre hospital!”. (Nota: vejam  e entendam o que é este hospital: inteiramente gratuito, fará o básico com o muito pouco que Ieda pode garantir! Mas um HOSPITAL para quem, como a senhora idosa da foto, que estava há sete dias com uma perna quebrada!).
Ieda ─ nossa EIDIA que estava sempre indignada com o Brasil ─ NUNCA contou (aqui ou lá) com um tostão de nenhum governo, ONG ou o que se equipare. Faz com o que tem e com ajuda de quem a conhece.
Por isso, apresento a vocês IEDA DIAS: uma BRASILEIRA que faz a diferença.

9 comentários:

  1. Minina!!!!!!!!! o negócio tá ficando sério.Quem é esse Reinaldo? É da turma do Augusto?
    Vc sabia da reportagem? Que coisa boa!Qto mais conhecida melhor.
    Mais e mais sucesso. Bj MH

    ResponderExcluir

  2. Eidia, que maravilha!! Tenho ficado muito emocionada com os últimos post´s. Um nó na garganta e um aperto no coração!! Que maravilha fazer o bem! Penso que o seu trabalho ainda vai muito mais longe que podemos imaginar! Parabéns! O Reynaldo disse coisas lindas a seu respeito e com relação ao seu trabalho. Sei que ainda te veremos muito por este mundo a fora! Você se tornou "o anjo" desse povo! Como devem estar felizes por isso!!! Bj bj

    ResponderExcluir
  3. Eidia, acabei de te enviar uma msn, esqueci de assinar.
    Bjs Fatinha

    ResponderExcluir
  4. Fatinha quérida, nada como uma aposentadoria pra gente ter tempo de fazer só o que gosta,né não? E sei que vc vem me visitar...brigada darling quérida
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  5. Ormenia, o Rey é da turma do Augusto sim e tem me dado o mórrapoio!..sabia,, mas não disse nada pra não ficar contando com o ovo no tuiuiú da galinha...rs
    bjos bjos amiga

    ResponderExcluir
  6. Vc se lembra Iêda do que aquela senhora falou quando vc esteve ai há uns meses atras ? Que vc era uma pessoa que iria fazer a diferença para aquele povo. E não é a pura verdade ?Saúde e paz para todos. Um beijo, Patyy.

    ResponderExcluir
  7. Verdade Patyy, e eu achei estranho pq do nada ela disse isso...tomara que ela tenha previsto certo e que eu esteja fazendo mesmo o melhor pra eles.
    bjos querida!

    ResponderExcluir
  8. Essa senhora era uma bruxa disfarçada !! Acertou na mosca ! beijos mar

    ResponderExcluir
  9. Mas que los ay, los ay!!!!..bjos darling

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

PRESTIGIE SEUS AMIGOS - COMPRE O QUE VOCÊ GOSTA E QUE ELES FAZEM

N ós compramos todos santo dia de um tudo e ajudamos a enriquecer empresas, lojas, o que seja, de pessoas que não temos ideia de quem são.  ...